Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Como vender mais e melhor online: 22 dicas para ganhar dinheiro rápido!


Como vender mais e melhor online: 22 dicas para ganhar dinheiro rápido!

O comércio online é o futuro do varejo. Alto faturamento, facilidade nas vendas, preços competitivos e mercados de nicho são alguns dos fatores que tornam o e-commerce um modelo de negócio com excelente potencial. Nesse cenário, muitos lojistas têm buscado a receita perfeita para vender mais e melhor pela internet. No entanto, é preciso entender que, sozinhas, as estratégias dificilmente trarão os resultados esperados.

A verdade é que a empresa só conseguirá alcançar seus grandes objetivos caso coloque em prática um conjunto de ações eficientes. Pensando nisso, listamos neste post 22 técnicas que, juntas, com certeza farão você vender mais e melhor no varejo online. Anote as dicas, coloque-as em prática e, enfim, turbine a sua performance de vendas!

Contrate o olist agora mesmo


Como vender mais e melhor pela internet em 22 passos

1. Tenha uma estratégia bem planejada

O primeiro passo para quem deseja construir um negócio duradouro e bem-sucedido é ter uma estratégia comercial planejada. Definir os objetivos da empresa, conhecer o público-alvo, colocar as finanças na ponta do lápis e preparar um cronograma de ações são exemplos de práticas essenciais. Ter esses pontos em vista ajudará você a trabalhar com profissionalismo e a manter o foco na sua jornada empreendedora.

2. Conheça o mercado em que você atua

Esta dica é importante para que você não cometa erros básicos. Antes de começar a vender determinada categoria, é indicado que o lojista conheça a fundo seu segmento. Com isso, fica mais fácil identificar as oportunidades e os desafios de tal mercado – margem de lucro apertada, por exemplo. Portanto, faça a lição de casa e pesquise bastante sobre as tendências do segmento e os principais concorrentes diretos.

3. Desenvolva as suas habilidades de vendedor

Empatia, proatividade e sensibilidade para entender as reais necessidades do cliente são algumas das características intrínsecas a um bom vendedor. Mais do que realizar a venda, um bom profissional desse ramo consegue cativar o público e fidelizá-lo. Por isso, dedique-se constantemente a aprimorar as suas habilidades, incluindo oratória, persuasão, empatia etc. Veja dicas de como vender bem um produto.

4. Trabalhe com produtos de alta demanda

Vender produtos de alta demanda é uma das estratégias mais eficientes para a loja atrair a atenção do público e se destacar dos concorrentes rapidamente. Nesse contexto, a sugestão é acompanhar as tendências do mercado para identificar os itens mais vendidos e, então, passar a trabalhar com eles também. O Google Trends e os materiais da série Grandes Listas Olist podem ser muito úteis na etapa de pesquisa.

5. Busque bons fornecedores

Outra dica relevante para a estratégia da sua loja é fazer parcerias com fornecedores de qualidade. Além da segurança nas vendas, isso permitirá que você trabalhe com mercadorias de qualidade, economize dinheiro e ganhe competitividade no mercado. Para encontrar os melhores parceiros, faça uma pesquisa aprofundada e peça indicações para outros profissionais de e-commerce e do seu segmento.

6. Tenha preços competitivos

Ter preços competitivos é um requisito para obter sucesso nas vendas. Isso é ainda mais válido para o comércio online, já que em poucos cliques os clientes podem encontrar ofertas mais atrativas. Frente a isso, aplique preços agressivos em produtos selecionados do seu portfólio. No entanto, lembre-se de agir de forma planejada, fazendo a precificação correta e calculando adequadamente a margem de lucro.

7. Crie anúncios caprichados

Quando o assunto é vendas online, dedicar-se ao cadastro dos produtos é extremamente importante. O anúncio representa o primeiro contato do cliente com a mercadoria e, em outras palavras, funciona como o cartão de visitas da loja. Os pilares de um cadastro de sucesso são títulos completos, descrições detalhadas e cativantes e imagens de qualidade. Neste e-book, explicamos o passo a passo para criar um anúncio caprichado.

8. Faça promoções com frequência

A importância de fazer promoções para atrair o público certamente não é novidade para você. Crie ações promocionais para ganhar visibilidade no seu segmento e cativar o público. Além dos descontos tradicionais, dê descontos progressivos e avalie a possibilidade de liberar frete grátis em compras acima de determinado valor. Entretanto, não esqueça de oferecer os benefícios de forma calculada, para não prejudicar as finanças.

9. Crie kits de produtos

Esta ação é fácil de ser colocada em prática e pode gerar ótimos resultados para o ticket médio e para o fluxo de estoque da sua loja. Isso porque o cliente se sentirá estimulado a comprar diferentes produtos relacionados, em troca de um desconto atrativo. Monte kits com itens similares ou que sejam da mesma categoria – um look completo, por exemplo, no caso de e-commerces de roupas.

10. Aproveite datas especiais

Datas comemorativas representam uma excelente oportunidade de as lojas virtuais venderem mais. Portanto, não hesite em criar campanhas especiais para eventos relevantes do comércio eletrônico, como Natal, Dia das Mães e Black Friday. Você também pode também deve aproveitar datas relacionadas ao seu segmento – Cyber Monday (eletrônicos) e Web Fashion Day (moda), por exemplo.

11. Ofereça um atendimento de excelência

Por mais básica que essa recomendação possa parecer, vale reforçá-la: oferecer aos clientes um atendimento de qualidade deve ser prioridade na sua loja virtual! Mais do que garantir uma boa experiência de compra, isso irá fidelizar o consumidor e torná-lo um promotor da sua marca. O aumento das vendas e o ganho de reputação serão consequência disso. Veja detalhes de como ter mais sensibilidade no atendimento.

12. Valorize o pós-venda

Muitos lojistas não entendem que a venda não acaba quando o cliente paga pelo produto. Para proporcionar ao público uma experiência completa e satisfatória, é preciso levar em conta a etapa de pós-venda, muito importante no varejo online. Algumas dicas para otimizar essa etapa são enviar recados de agradecimento nas encomendas, caprichar na unboxing experience e ter agilidade na logística reversa.

13. Preze pela reputação da loja

Saiba mais! Este é mais um pilar fundamental para o sucesso de um e-commerce. Sem ter boa reputação, a loja dificilmente será bem-sucedida nos negócios. Por isso, dedique esforços para conquistar alta credibilidade online e ganhar autoridade no mercado. Entre as ações que podem ajudar você em tal processo estão ter uma operação eficiente, ser ágil na resolução de problemas e acompanhar sites de reclamação.

14. Use as redes sociais a seu favor

De pouco adianta a loja fazer um trabalho incrível se os clientes não têm acesso a ele. É por essa razão que investir em divulgação deve ser uma das estratégias principais dos e-commerces. Use as redes sociais para dar visibilidade ao seu negócio e estreitar o relacionamento com o público. Compartilhe curiosidades da loja, divulgue promoções, faça sorteios e interaja com os seguidores, em diferentes plataformas.

15. Invista em campanhas pagas

Em complemento à dica anterior, recomendamos que você invista dinheiro em mídia paga para impulsionar ainda mais as publicações e promoções da loja. Ferramentas como Google Ads e Facebook Ads podem ser pontos de partida interessantes para a sua estratégia. Elas permitem que você segmente os anúncios de diferentes maneiras – incluindo localização geográfica – e ganhe visibilidade rapidamente.

16. Faça parcerias com outras empresas

Para acelerar ainda mais o crescimento da sua loja online, busque parcerias com outras empresas relacionadas. No caso de quem trabalha com suplementos, por exemplo, é possível fazer uma parceria com academias e oferecer descontos para alunos e funcionários desses locais. Com isso, ao mesmo tempo em que ganha mais visibilidade, a marca aumenta a taxa de conversão e turbina o faturamento.

17. Participe de eventos de e-commerce

Marcar presença em eventos relevantes do segmento de e-commerce é a oportunidade perfeita para o desenvolvimento profissional. Lojistas que participam de encontros desse tipo têm a chance de aprender muito mais sobre vendas online e de ficar por dentro das últimas tendências do mercado. Isso sem falar na possibilidade de divulgar a própria marca e de fazer networking com grandes profissionais do ramo.

18. Diversifique os canais de venda

A diversificação dos canais de venda deve ser um dos pilares da estratégia comercial da loja. Assim, evita-se a dependência de uma única fonte de faturamento. Na prática, significa que o lojista deve vender em outras plataformas além do e-commerce próprio. Para isso, uma das alternativas mais acessíveis é anunciar em marketplaces, sites que funcionam como shopping centers online. O Mercado Livre é um dos grandes exemplos brasileiros.

19. Venda nos grandes marketplaces com o Olist

A solução mais indicada para quem deseja conquistar alta performance nos marketplaces é vender com o Olist. Somos a maior loja de departamentos desses canais e temos ajudado cerca de 5.000 lojistas parceiros a venderem muito mais online. Além disso, temos excelente reputação em mais de 10 marketplaces relevantes no Brasil, como Americanas, Submarino, Ponto Frio, Carrefour e Casas Bahia. Acesse esta página para conhecer mais sobre o Olist.

20. Acompanhe as métricas e os resultados

A partir do momento em que você começar a colocar em prática as dicas anteriores, é preciso acompanhar a evolução do desempenho do seu e-commerce. Do contrário, você não conseguirá medir de forma adequada os resultados das ações. Dessa forma, defina quais são as métricas mais relevantes para a sua estratégia – número de acessos, taxa de conversão e ticket médio, por exemplo – e passe a acompanhá-las atentamente.

21. Nunca pare de estudar

Esta recomendação vale não só para sua carreira de lojista, mas para a vida de forma geral. Adotar uma postura proativa nos estudos fará com que você desenvolva a sua visão estratégica, ganhe autoridade no mercado e fique muito à frente dos concorrentes. Pensando nisso, sempre separe um tempo do seu dia para consumir conteúdos – textos, vídeos, podcasts etc. – sobre e-commerce, tendências de mercado e assuntos afins.

22. Tenha foco e persistência

Nós vamos finalizar esta lista de dicas com o elemento primordial para o sucesso de um lojista: ter foco, dedicação e persistência. A jornada empreendedora está repleta de desafios, e por isso é essencial que você se mantenha firme em seus objetivos e não desista facilmente. Sendo assim, una o desenvolvimento profissional à sua paixão pelos negócios e construa uma carreira brilhante no e-commerce!

Comece agora mesmo a vender mais e melhor no e-commerce!

Para trilhar uma história de sucesso no e-commerce, é preciso que o lojista adote estratégias avançadas e que esteja sempre inovando. Tal processo exige, acima de tudo, dedicação intensa, muito estudo e trabalho árduo. A partir nisso, apresentamos neste post algumas dicas que podem ajudar você na busca por vender mais e melhor. Esperamos que elas ajudem você a se profissionalizar e a sua loja a crescer cada vez mais!

O que você achou deste conteúdo? Compartilhe com a gente nos comentários!

Venda mais com o Olist


2 Comentários

Adicione o seu
  1. 1
    Aline Regina

    Olá Camila! Tudo bem? Eu confesso que comecei a trabalhar na internet em paralelo com o meio corporativo. Estou seguindo um método passo a passo, mas não fiz minha primeira venda ainda. Estudo e coloco em prática todos os dias… Tive uma evolução pessoal muito grande, mas o fato de não ter feito a primeira venda ainda, percebo que empreender não e um caminho fácil. Exige muito de nós! não vou desistir. Obrigada pelo seu conteúdo. Abraço

    • 2
      Camilla de Oliveira

      Oi, Aline! Fico feliz em saber disso. A jornada empreendedora exige realmente muita dedicação, e aqui no blog você encontra vários outros conteúdos que podem ser úteis nessa jornada. Abraço e muito sucesso!

+ Deixe um Comentário