Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Cyber Monday 2019: o que é, data e dicas para comprar e vender


Cyber Monday 2018: o que é, data e dicas para comprar e venderVocê já ouviu falar na Cyber Monday? Também chamada de Segunda-feira Cibernética, essa importante data do comércio online começou a ganhar visibilidade no Brasil a partir de 2012. Ela acontece todos os anos na segunda-feira após o Dia de Ação de Graças, e em 2019 acontecerá no dia 02 de dezembro.

Assim como a Black Friday, a Cyber Monday tem um grande potencial de negócio quando o assunto é comércio eletrônico. Ao mesmo tempo em que oferece promoções vantajosas aos clientes, ela é uma ótima oportunidade de os lojistas aumentarem as vendas no segundo semestre do ano.

Confira o post que preparamos e saiba TUDO sobre essa data. Conheça a origem da Cyber Monday, entenda quais são as oportunidades para clientes e lojistas e aproveite a campanha ao máximo!

Contrate o olist agora mesmo

O que é a Cyber Monday e como ela surgiu

O conceito da Cyber Monday surgiu em 2005, nos Estados Unidos, para identificar a segunda-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças – comemorado nos EUA na última quinta-feira de novembro – e à Black Friday. A data ganhou repercussão por promover grandes promoções no varejo online, com descontos de até 80%.

Enquanto a Black Friday inclui lojistas do mundo físico e virtual, o Cyber Monday é exclusivamente online. Inicialmente, a campanha era voltada ao segmento de eletrônicos, com ofertas para smartphones, notebooks e produtos similares. Porém, ao longo do tempo ela passou a abranger novas categorias, como brinquedos e moda e acessórios.

Neste ano, a Cyber Monday acontecerá no dia 02 de dezembro, e a expectativa é que gere resultados bastante positivos para o e-commerce. Um levantamento da Adobe Systems aponta que, em 2017, o evento movimentou US$ 6,6 bilhões em vendas pela internet nos Estados Unidos – alta de 16,5% em relação ao ano anterior.

Agora que você já conhece a origem da data, descubra quais são as vantagens da Cyber Monday para os consumidores. Veja como aproveitar as ofertas e confira alguns sites que oferecem boas promoções!

Como os consumidores podem aproveitar a data

É cada vez mais comum que os clientes aguardem datas como a Cyber Monday para comprar produtos com grandes descontos. Elas são ótimas ocasiões para comprar mais gastando menos. No entanto, é preciso pesquisar bastante para encontrar as melhores ofertas da internet e ter cautela para fazer as compras em segurança.

Com base nisso, separamos algumas dicas para que os consumidores tenham uma boa experiência durante a Cyber Monday:

1) Liste os itens que você quer comprar

Durante datas comerciais, os clientes costumam ser bombardeados com promoções e descontos. Por isso, antes da Cyber Monday defina exatamente o que você quer comprar. Ter uma lista de desejos preparada o ajudará a manter o foco durante as compras e resistir às tentações. Lembre-se: é preciso ter responsabilidade para evitar endividamento.

2) Compare as ofertas

Quando o assunto é compras online, a palavra-chave é pesquisa de ofertas. Antes de adquirir qualquer produto, compare preços, prazos de entrega, valores de frete e formas de pagamento. Dessa forma, você conseguirá encontrar as melhores promoções, condizentes com as suas necessidades – se você tem pressa para receber a encomenda, priorize as entregas mais ágeis, por exemplo.

3) Fique atento à reputação das lojas

Preze pela segurança durante as compras na Cyber Monday. Desconfie de descontos absurdos e verifique a reputação dos sites em que você pretende adquirir produtos – é possível fazer isso por meio do ReclameAqui e do Procon, por exemplo. Caso você encontre ofertas suspeitas, denuncie aos órgãos de fiscalização.

4) Confira as condições de compra

Após conferir a reputação das lojas, tenha atenção com as condições de compra. Confira informações relacionadas principalmente a trocas e devoluções. Ter isso em vista é importante para evitar possíveis transtornos e garantir que os seus direitos sejam respeitados.

5) Faça compras “coletivas”

Fazer compras em grupo, com amigos ou parentes, pode ser uma técnica interessante para reduzir os gastos com frete. Ao invés de cada um pagar uma taxa de entrega separada, é mais vantajoso unir todos os produtos em um único pedido e dividir os custos do envio.

BÔNUS: Sites para encontrar boas promoções

Confira abaixo alguns sites confiáveis que costumam oferecer ótimas promoções durante a Cyber Monday:

Você é lojista e quer vender mais na Cyber Monday deste ano? Veja, abaixo, as dicas que separamos para você aumentar o faturamento da sua loja no período!

Saiba mais!

Potencial da Cyber Monday para os lojistas

A Cyber Monday é relevante para o varejo online devido ao grande apelo entre os consumidores. Essa é a oportunidade de os lojistas fazerem queima de estoque e colocarem em circulação os produtos que sobraram da Black Friday. Outra vantagem da campanha é o aumento do ticket médio das lojas, já que os clientes tendem a gastar mais quando recebem bons descontos.

Entretanto, para alcançar os melhores resultados é preciso ter dedicação e adotar uma estratégia de vendas eficaz. Pensando nisso, separamos cinco dicas imperdíveis que vão ajudar os lojistas a se destacarem da concorrência e aumentarem as vendas na Cyber Monday. Acompanhe!

1) Planeje-se

Se você quer ter um bom desempenho de vendas na Cyber Monday, comece a se planejar com antecedência. Selecione quais produtos entrarão na promoção, negocie com bons fornecedores, monte uma estratégia de divulgação para as ofertas e já deixe toda a operação logística engatilhada. Fazendo isso, você conseguirá se preparar com eficiência, não ficará sobrecarregado e irá aproveitar ao máximo o potencial da data.

2) Inspire-se na Black Friday

Use a Black Friday para embasar a sua estratégia de vendas para a Cyber Monday. Além de acontecerem praticamente no mesmo período, as duas datas têm outras similaridades. Nesse sentido, a sugestão é reaproveitar o estoque e fazer promoções com os produtos que sobraram da Black Friday.

Outra dica: fique atento às categorias e às mercadorias que tiveram bom desempenho na primeira campanha para incluí-los na Cyber Monday. Dessa forma, você conseguirá poupar esforços, aproveitar as tendências de mercado e otimizar ao máximo as vendas da sua loja.

3) Ofereça bons descontos

Quem quer vender mais na Cyber Monday precisa oferecer bons descontos, já que o preço é o fator que mais influencia a decisão de compra do cliente. Porém, é preciso agir de maneira planejada para não ter prejuízos: calcule qual é exatamente a sua margem de lucro sobre os produtos e defina, a partir disso, quais serão os descontos ofertados.

Outra dica é usar a criatividade para criar grandes promoções e chamar a atenção do público. Você pode montar kits de produtos, oferecer descontos progressivos e dar brindes, por exemplo. Saiba mais sobre fazer uma queima de estoque irresistível.

4) Tenha uma operação eficiente

Faça o possível para que os produtos cheguem intactos e dentro do prazo na casa dos clientes. Uma operação eficiente é fundamental para garantir a satisfação do público e conquistar uma boa reputação na internet – fator que influencia bastante o desempenho das vendas. Para isso, agilize as etapas de embalagem das mercadorias e postagem nos correios e ofereça um atendimento excelente, focado também no pós-venda.

5) Venda em marketplaces

Vender em marketplaces é uma excelente oportunidade de aumentar o faturamento de lojas físicas e virtuais, principalmente em datas comerciais como Cyber Monday, Black Friday e Natal. Alguns dos fatores responsáveis pelo grande potencial dos mercados online são: alto número de visitantes mensais, diversidade de portfólio, tecnologia própria, facilidade de gestão e baixos custos.

Você quer impulsionar as vendas da sua loja durante a Cyber Monday deste ano? Então comece a vender agora mesmo nos principais mercados online do Brasil com a ajuda do Olist, a maior loja de departamentos dos marketplaces. Clique aqui e saiba mais!

Cyber Monday: grande oportunidade de negócio no segundo semestre!

Conforme enfatizamos neste texto, a Cyber Monday tem grande relevância no e-commerce brasileiro e é uma rica fonte de oportunidades de negócio. Para os consumidores, esse é um dos melhores momentos do ano para economizar nas compras – é possível encontrar descontos de até 80%.

Em relação aos lojistas, a data representa a ocasião ideal para colocar em circulação o estoque que sobrou da Black Friday e, dessa forma, aumentar o faturamento no segundo semestre. Porém, é preciso atuar com planejamento e definir uma estratégia comercial robusta. Coloque nossas dicas em prática, destaque-se da concorrência, cative o público e venda mais!

Se você gostou deste texto, não deixe de conferir o post com 5 fatos que você talvez ainda não saiba sobre a Black Friday!

Venda mais com o Olist

Cyber Monday 2019: o que é, data e dicas para comprar e vender
5 (100%) 9 votos

1 Comentário

Adicione o seu

+ Deixe um Comentário