Entenda como o digital branding fortalece os negócios!

Com tanta concorrência no mercado e clientes exigentes em relação ao comportamento das empresas, o conceito de digital branding é importante para quem quer se diferenciar e conseguir bons resultados. Afinal, não basta oferecer o produto de maior qualidade ou o melhor preço, por exemplo, é preciso se estabelecer como marca.

Para se ter uma ideia, um estudo mostrou que 65% dos consumidores se dizem conectados emocionalmente com uma empresa. Como isso é feito? Por meio do digital branding, que precisa transmitir os valores e visões dessa organização, criando empatia com o consumidor ao transmitir mensagens de modo relativamente personalizado.

Da maior confiança da audiência até o maior valor de mercado, são vários os benefícios para os negócios. Que tal, então, aprofundar-se no assunto e garantir que o trabalho de digital branding seja feito corretamente dentro da empresa? Continue a leitura e tire todas as dúvidas!


O que é digital branding?

Estamos caminhando para uma realidade cada vez mais virtual e conectada. O excesso de informações e empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço está fazendo com que as pessoas pesquisem muito antes de realizar uma compra.

Pode parecer que ficou um tanto difícil de conquistar e fidelizar clientes, no entanto, se você tem uma marca forte, bem-construída e com boa presença online, isso não será uma grande dificuldade.

Diferente do marketing, que em resumo é o que uma marca faz, o branding digital define o que ela é. Portanto, todos os conceitos que envolvem o branding são levados para dentro do ambiente digital.

Identidade visual, tom de voz e personalidade de marca, por exemplo, passam a ter uma importância ainda maior. Afinal, todas essas noções são essenciais para ter uma boa presença online.

Portanto, o branding digital é o que vai garantir que a marca conquiste vantagem competitiva, além de influenciar na decisão de compra de consumidores que buscam canais online para adquirir produtos e serviços. Também, essa estratégia é o que vai proporcionar mais conexões e relacionamentos com o cliente.

Qual a importância do digital branding?

O branding é uma forma de definir a personalidade e o propósito de uma marca. Para que ele seja eficiente, é preciso construí-lo a partir de uma identidade forte e coerente, para que cause um impacto no consumidor a partir do primeiro contato.

Ter tudo isso definido e alinhar o tom de voz é fundamental para a fidelização, pois é por meio dessas ações que o cliente se identifica com o produto ou serviço, passando a relacionar a marca com as experiências vividas.

No atual contexto, o excesso de informações e players presentes faz com que esse trabalho bem-estruturado de digital branding seja quase em uma obrigação. As marcas precisam ser atraentes o suficiente para que se desperte interesse por elas.

Assim, ao definir o nível de relacionamento que será construído com clientes em potencial — novos ou antigos —, o digital branding é de extrema importância. Afinal, é ele que vai fazer com que as pessoas consigam compreender a essência da empresa e entendam o que ela tem a oferecer.

Como fazer digital branding?

A partir disso tudo, como fazer o digital branding da empresa? Para ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas que podem ser colocadas em prática para a sua marca colher todos os benefícios desse conceito. Confira!

Entenda a brand e a buyer persona

O primeiro passo para fazer o digital branding na empresa é entender quem é a marca e quem é o cliente. Ou seja, definir brand e buyer persona. Por isso, coloque no papel toda a história da empresa, o propósito, os valores, o contexto, o objetivo. Enfim, compreenda a identidade da marca — como ela deve ser vista pelo mercado?

Em seguida, é hora de saber quem é o alvo, ou seja, o perfil ideal de quem você quer que ter como cliente. Estabeleça desde os detalhes simples — como cargo e objetivos profissionais — até as características pessoais, para saber quais são os gostos, hobbies, metas e dificuldades no dia a dia. Quanto mais detalhes, melhor.

Trabalhe a voz e o tom

Ao definir qual é o perfil da marca e da audiência, fica menos complexo de determinar qual vai ser o tipo de comunicação adotado para conseguir gerar um impacto em quem realmente interessa. Afinal, isso deve variar de acordo com o público e do modo como ele se comporta. A comunicação próxima é a chave para o digital branding.

Qual vai ser a linguagem adequada para a estratégia de e-mail marketing? E nas redes sociais, como o perfil da marca vai se comportar? Não existe um modelo certo, apenas aquele que se comunica bem com o público. Definir se a abordagem vai ser mais informal ou se há preferência por uma linguagem de negócios, por exemplo, facilita o contato com a audiência.

Estabeleça uma identidade visual

A identidade visual é outro tópico importante de ser definido para que o tom de voz utilizado pela marca esteja em acordo com o que é escrito. Defina uma logomarca pensando na aceitação do público e analise elementos como cores a serem utilizadas nas peças, tipografia e até mesmo o layout e o design das páginas.

De que modo uma marca forte atua como um diferencial?

O primeiro passo para o sucesso é justamente se organizar internamente. Assim, o negócio entenderá como se posicionar diante do mercado e, é claro, dos consumidores. É por isso que o digital branding é tão fundamental, já que garante que todos conheçam o propósito e os ideais da marca.

Em um cenário de alta competição, não é simples se destacar aos olhos das pessoas. Por esse motivo, é fundamental adotar as melhores práticas de digital branding, dando o primeiro passo para se estabelecer como referência.

Agora que você já sabe bastante sobre digital branding e a importância dele para o sucesso da empresa, o que acha de compartilhar o que achou deste artigo? Deixe um comentário neste post!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *