Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Embalagens para e-commerce: regras e melhores modelos para lojas virtuais


Embalagens para e-commerce: regras e melhores modelos para lojas virtuais

Quem trabalha com vendas online precisa ter grande atenção com as embalagens enviadas aos consumidores. Além de garantirem a segurança dos produtos, elas impactam diretamente o valor de frete e são um ótimo recurso de fidelização de clientes. Por isso, as embalagens para e-commerce devem ser de alta qualidade e focadas na experiência de compra.

A seguir, vamos explicar a relevância das embalagens para o varejo online e apresentar os tipos mais usados no e-commerce. Além disso, você vai encontrar várias dicas úteis para cativar o público por meio de embalagens personalizadas. Continue a leitura e descubra como aumentar as vendas com a embalagem perfeita!

Contrate o olist agora mesmo

A importância das embalagens para o e-commerce

Utilizar embalagens apropriadas para vendas online gera inúmeras vantagens aos lojistas. Um dos maiores benefícios diz respeito à segurança dos produtos. Embalagens reforçadas aumentam a proteção das mercadorias – especialmente das que são frágeis. Isso também diminui o risco de avarias durante o transporte, que prejudicam não só as finanças como a reputação da marca. Assim, a loja previne-se de reclamações referentes à logística e poupa energia no suporte aos clientes.

Nesse sentido, precisamos reforçar também o impacto na experiência do consumidor. O momento mais aguardado de um compra virtual é a chegada da encomenda, e nessa etapa (repleta de expectativa) a embalagem faz diferença. Imagine receber um produto em uma caixa amassada ou reaproveitada – péssimo, não? Então, ao escolher as embalagens da sua loja, defina um padrão para proporcionar ao cliente uma experiência de compra positiva e, assim, fidelizá-lo.

Por fim, é preciso considerar a redução de gastos com frete. Enviar embalagens desproporcionais, muito maiores do que o produto, encarece o transporte. Por isso, invista em invólucros adequados ao tamanho dos itens e que respeitem as regras dos Correios – veja detalhes disso no próximo tópico!

Regras dos Correios: limites de dimensões e peso das embalagens

Dimensões mínimas e máximas

A grande maioria dos lojistas online utiliza o serviço dos Correios para o envio das encomendas. No entanto, é preciso ter em vista as regras estabelecidas pela estatal sobre o peso e as dimensões permitidas. Antes de tudo, entenda quais são as medidas mínimas e máximas aceitas pelo serviço para o transporte de pacotes e caixas:

  • Comprimento (C): 16 cm – 105 cm
  • Largura (L): 11 cm – 105 cm
  • Altura (A): 2 cm – 105 cm
  • Soma das dimensões (C+L+A): 29 cm – 200 cm
Dimensões mínimas e máximas aceitas pelos Correios para o transporte de pacotes e caixas. | Reprodução: Site dos Correios.
Dimensões mínimas e máximas aceitas pelos Correios para o transporte de pacotes e caixas. | Reprodução: Site dos Correios.

Para conferir dimensões referentes a outros tipos de embalagens – como envelopes, rolos e cilindros –, acesse esta página do site dos Correios. Entretanto, recomendamos que você opte por embalagens quadradas ou retangulares. Isso porque os Correios cobram uma taxa de R$ 79 nas encomendas que necessitam de manuseio especial por conta do formato ou dimensão. Esse é o caso das embalagens cilíndricas ou daquelas cuja maior medida ultrapasse 70 centímetros.

Limites de peso: peso real e peso cúbico

Já em relação ao limite de peso aceito pelos Correios, as definições por serviço de entrega são as seguintes:

  • SEDEX: 30 kg
  • SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX Hoje: 10kg
  • PAC: 30 kg (remessa individual em âmbito nacional) ou 50 kg (remessa individual em âmbito estadual, entre localidades previstas em contrato)
  • PAC mini: 300 g

Neste ponto, é importante saber que os Correios e as transportadoras privadas adotam dois modelos de pesagem diferentes. Um deles é o peso real do objeto + embalagem, que considera o peso do produto já embalado, medido em balança. Já o outro é o peso cúbico da embalagem, que se refere ao volume do pacote. Este é calculado a partir das dimensões da embalagem e de uma constante definida, por meio da seguinte fórmula:

(C x L x A)/6.000 = peso cúbico (em quilos)

C = Comprimento da embalagem (em centímetros)

L= Largura da embalagem (em centímetros)

A = Altura da embalagem (em centímetros)

No caso dos Correios, o peso real é usado quando o peso cúbico for menor ou igual a 5 kg. Contudo, se o peso cúbico passar de 5 kg, vale o maior valor na comparação entre peso cúbico e real. Saiba mais aqui.

Embalagens para e-commerce e materiais de proteção

Caixas de papelão

Clássicas e com bom custo-benefício, as caixas de papelão são a opção mais indicada para lojas de e-commerce. Por serem reforçadas, elas garantem a segurança das mercadorias transportadas, tanto em relação a impactos quanto à umidade. Somado a isso, podem ser personalizadas de acordo com o perfil de cada empresa e os itens comercializados. E-commerces de cerveja, por exemplo, têm a possibilidade de usar caixas com divisórias para o transporte das garrafas.

As caixas de papelão são customizáveis e podem ter divisórias. | Reprodução: Superguia da Embalagem Perfeita, do Olist.
As caixas de papelão são customizáveis e podem ter divisórias. | Reprodução: Superguia da Embalagem Perfeita, do Olist.

Embalagens plásticas

Já as embalagens plásticas, como envelopes, não são muito indicadas para o envio de encomendas via Correios. Primeiramente, o risco de danos e extravios costuma ser maior nesses casos – pacotes plásticos podem se perder ou ser perfurados com mais facilidade, por exemplo. Por isso, priorize pacotes ou caixas de papelão.

No entanto, os Correios aceitam que mercadorias de pequeno volume e peso sejam enviadas em envelopes com plástico-bolha, com dimensão mínima de 16 cm x 11 cm. Portanto, se você precisar utilizar esse tipo de embalagem, adeque-se ao padrão estabelecido – caso contrário, a sua loja pode ser notificada pelos Correios.

Outros materiais importantes para a proteção dos produtos

O cuidado com a encomenda não acaba na escolha de uma embalagem de qualidade. O lojista também precisa ter atenção no momento de embalar o produto e acondicioná-lo na caixa. Portanto, é importante fazer uso de materiais que reforcem a segurança dos produtos e amorteçam impactos que possam ocorrer sofrer durante o transporte. Listamos abaixo os materiais mais indicados:

  • Plástico-bolha: É indicado para o envio de produtos frágeis e com superfícies delicadas, como televisores, por exemplo.
  • Isopor ou papel picado: É uma boa opção para ocupar espaços vazios da embalagem e reduzir o risco de danos.
  • Almofadas de ar: Use-as caso a embalagem contenha mais de um item. Isso evita o choque entre os itens, por exemplo.
  • Papel pardo: Além de ser uma proteção extra para a embalagem, esse item a torna ainda mais atrativa visualmente.
  • Fita adesiva de antiviolação: Ela garante uma boa vedação da caixa de envio e ainda sinaliza ao cliente possíveis violações na embalagem.
  • Etiqueta de produto frágil: Embalagens com produtos frágeis, como itens de vidro, devem ser identificadas por meio meio de uma etiqueta de alerta.

Dicas extras para entregar a embalagem perfeita

1. Pense na unboxing experience

Aqui no Blog Universo Marketplace sempre falamos sobre a importância de lojas virtuais oferecerem aos clientes uma unboxing experience memorável. O unboxing é o processo de tirar um produto de dentro da caixa e representa uma relevante etapa do processo de compra. Nesse sentido, ações como usar embalagens bonitas e cheirosas e enviar recados de agradecimento podem ser muito úteis. Neste post ensinamos você a surpreender os clientes por meio do unboxing!

2. Pesquise bons fornecedores de embalagens

Encontrar embalagens para e-commerce que tenham qualidade e preço justo pode ser um desafio. Pensando nisso, a dica é pesquisar muito e buscar um equilíbrio entre esses dois fatores, pois de nada adianta pagar pouco por pacotes que têm um acabamento horrível. Esta lista de fornecedores de embalagens, divulgada pelo E-commerce Brasil, pode ajudar você nesse processo de busca.

3. Busque diferentes soluções logísticas

A nossa dica final para sua loja é pesquisar soluções logísticas diferenciadas. A maioria das lojas online realiza entregas por meio dos Correios, que têm grande capilaridade no Brasil. No entanto, utilizar em paralelo outras soluções pode ser um caminho interessante para otimizar o prazo de entrega, os custos logísticos e a experiência dos clientes. Por isso, separamos alguns conteúdos relacionados a soluções logísticas alternativas que podem ser úteis para sua loja:

Capriche nas embalagens e fidelize seus clientes!

Agora você já sabe tudo o que é preciso fazer para surpreender os clientes da sua loja por meio das embalagens! Com capricho e criatividade, você com certeza vai conseguir proporcionar ao público uma excelente experiência de compra e, dessa forma, fidelizá-los. Por isso, use as dicas listadas aqui como referência para otimizar a sua operação e coloque mãos à obra.

E caso você queira se aprofundar ainda mais no assunto, não deixe de conferir o Superguia da Embalagem Perfeita. Esse e-book produzido pelo Olist apresenta vários outros detalhes sobre empacotamento das mercadorias e regras dos Correios. Baixe GRÁTIS pelo link abaixo:

Baixar Superguia! 

Tem dúvidas ou outras dicas relacionadas a embalagens para e-commerce? Compartilhe com a gente nos comentários!

Venda mais com o Olist

+ Nenhum comentário

Adicione o seu