Tudo o que você precisa saber sobre ePacket e seus requisitos

O que é ePacketFazer compras em lojas virtuais internacionais, especialmente nas chinesas, é uma ótima alternativa para garantir o estoque de um e-commerce. Além da imensa variedade de produtos, os preços praticados por esses vendedores costumam ser vantajosos. Especialmente para compras em atacado.

No entanto, a logística em torno dessas transações sempre foi um dos principais gargalos do processo. Afinal, há longos prazos de frete e, em muitos casos, dificuldades em estabelecer um contato efetivo com as transportadoras. Para garantir um processo de entregas mais ágil e eficiente, foi criado um serviço de encomendas internacionais chamado ePacket.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre essa modalidade ou até mesmo a utilizado. Será, porém, que sabe exatamente como ela funciona e quais os benefícios que ela oferece para o seu negócio? Confira este guia rápido com tudo o que você sempre quis saber sobre o ePacket!




O que é e como surgiu o ePacket?


Nos últimos anos, o ePacket tem se consolidado como a principal opção de envio para quem faz compras em marketplaces da China e de Hong Kong. Trata-se de uma modalidade de entrega internacional operada por diversas empresas de logística.

A iniciativa surgiu no ano de 2011, após um acordo entre os serviços postais chinês e dos Estados Unidos no sentido de tornar as entregas mais ágeis entre esses países. Diante do aumento no volume de vendas ao redor do mundo por grandes marketplaces da China, não demorou para que diversos outros países passassem a integrar esse acordo. Entre eles, o Brasil.

Dessa maneira, foi possível reduzir de forma considerável os obstáculos logísticos dessas entregas. Isso tornou possível a muitos vendedores nacionais garantir o estoque no e-commerce realizando compras diretamente nesses portais de fora do país.

Qual o objetivo dessa iniciativa?


Os longos prazos de frete, as altas taxas das transportadoras e a falta de transparência sempre estiveram entre os principais problemas enfrentados na hora de fazer compras em plataformas de vendas chinesas. Apesar dos valores atrativos e da diversidade de itens comercializados por lá, essas barreiras dificultavam os planos de quem pretendia utilizar tal canal para compras, tanto no varejo quanto no atacado.

Portanto, um dos principais objetivos da criação do ePacket foi garantir entregas mais rápidas para encomendas geradas a partir de compras online da China e de Hong Kong. A ideia era que isso ajudaria a expandir esse mercado, gerando grandes oportunidades de negócios mais vantajosos para revendedores ou mesmo consumidores finais.

A partir de uma atuação integrada entre os sistemas de entrega dos países envolvidos e uma simplificação dos processos, seria possível reduzir os prazos estimados de fretes internacionais. Ainda, daria para oferecer uma opção mais amigável e econômica para os compradores de fora da China.

A grande intenção dessa medida é melhorar a experiência dos consumidores ao redor do mundo ao adquirir produtos em e-commerce chineses.

Como funciona o ePacket na prática?


Para os usuários, o ePacket é como qualquer outra modalidade de entrega, que pode ser selecionada diretamente no carrinho de compras do e-commerce utilizado e que garante a entrega no endereço informado. Somente quando se analisam os detalhes de seu funcionamento é que se percebe por que se trata de uma iniciativa mais eficaz e inovadora.

Ao ser postada nessa modalidade, cada encomenda recebe um código único de rastreamento internacional, que é disponibilizado logo após a efetivação da compra. A principal vantagem do código gerado pelo ePacket é que ele pode ser utilizado para obter informações sobre a entrega de ponta a ponta do processo. Isso só é possível porque ele funciona de forma integrada em todos os sistemas pelo qual o pacote passará.

Isso quer dizer que o código utilizado para rastrear uma encomenda enquanto ela está fora do Brasil é o mesmo que deve ser utilizado quando ela chega ao país, por meio do sistema dos Correios, por exemplo.

Para os vendedores na China e em Hong Kong, o modelo também é benéfico. Afinal, eles não são taxados pela devolução de pacotes que eventualmente não possam ser entregues ao destinatário final.

É importante ter em mente que as encomendas enviadas por meio de ePacket estão sujeitas a conferências e possíveis taxações pela alfândega ao chegarem a seu país de destino.

Quando isso acontece, para que a entrega possa ter continuidade, o comprador deve arcar com as taxas e impostos que incidem sobre os produtos adquiridos. Por isso, é fundamental conhecer a fundo a legislação local, a fim de garantir uma entrega mais rápida e evitar a aplicação de taxas adicionais.

A opção de envio de mercadorias por meio do ePacket é mais encontrada em marketplaces, como eBay. No entanto, a modalidade está disponível para qualquer negociação com vendedores do país asiático, bastando que as exigências de envio sejam atendidas.

Quais são os requisitos de entrega?


Para garantir a eficiência das operações de envio por meio de ePacket, foram estabelecidos alguns requisitos para que uma encomenda se enquadre nessa modalidade. A principal delas é que a compra precisa ser feita pela internet e que a origem do envio seja a China ou Hong Kong.

Porém, existem mais alguns requisitos. Veja agora quais são eles:

Dimensões


Um dos requisitos a que vendedores e compradores precisam estar atentos diz respeito às medidas dos pacotes.

As dimensões não devem ser inferiores a 14cm de comprimento por 11cm de largura. Em razão disso, nos casos de um produto muito pequeno, é comum que os vendedores utilizem algum tipo de enchimento, como papel ou plástico.

O maior desafio, no entanto, costuma ser adequar as encomendas ao tamanho máximo previsto pelas regras do ePacket, especialmente quando a intenção é adquirir grandes quantidades.

Para um pacote padrão, a soma das duas maiores medidas entre altura, largura e profundidade não deve ser superior a 90cm. Além disso, nenhum dos lados pode ter medida superior a 70cm. Um exemplo claro: um pacote que apresente o limite de 70cm de altura poderá ter até 20cm em sua segunda maior medida.

Para pacotes enrolados, a regra é que o comprimento não seja maior do que 90cm. Ao somar essa medida com o diâmetro do pacote, o total não deve ultrapassar 104cm.

Peso


Depois de considerar as medidas, é preciso conferir se o peso do pacote está dentro do limite estipulado, que é de até 2kg por envio.

Lembre-se de que o peso total considerará também o peso da embalagem e de qualquer outro item que estiver dentro dela. Portanto, o vendedor deve fazer a pesagem do pacote apenas quando ele estiver pronto para ser enviado, garantindo que não terá nenhum problema para ser despachado via ePacket.

Valor


Finalmente, as regras também preveem um limite de valor dos produtos para o envio de encomendas. Atualmente, é de 400 dólares, o que impossibilita certas compras nessa modalidade de entrega.

Com todos esses requisitos em mente, é preciso avaliar muito bem antes de fazer as compras para a sua loja virtual, seja para uma atualização de estoque ou para garantir os itens que são mais vendidos. Devido às características das mercadorias compradas, é possível que haja uma limitação sobre a quantidade que poderá ser enviada por ePacket.

Uma boa forma de contornar essa situação é desenvolver boas práticas de controle de estoque. Entendendo o que é SKU e aplicando-o a essa gestão, por exemplo, dá para se ter um panorama mais preciso sobre os itens que seu e-commerce tem para pronta entrega. Também será possível entender com que frequência sua aquisição será necessária para não perder nenhuma venda.


Como identificar uma entrega via ePacket?


Muitas pessoas têm dúvidas na hora de conferir se suas compras da China e de Hong Kong foram realmente enviadas. A boa notícia é que é muito fácil descobrir se suas encomendas estão registradas nessa modalidade, que é mais rápida e confiável.

Acessando a seção de pedidos na página em que a negociação foi feita, você encontra uma série de informações importantes sobre sua compra. Entre elas, a forma de envio. Nessa tela, basta localizar o pedido que deseja consultar e verificar se a entrega é via ePacket.

Caso tenha alguma dificuldade nesse procedimento, em muitos casos é possível fazer a identificação por meio do seu código de rastreamento. Em geral, as combinações começam com a letra L.

Lembre-se de que todos os envios por meio do ePacket devem ter um código de rastreamento. Então, se não receber essa informação após a compra, possivelmente o pacote será enviado por outro meio. Considere, também, que se o pacote exceder os requisitos comentados no tópico anterior, será preciso selecionar outra forma de frete internacional.

Quais países aceitam ePacket?


Antes limitado às remessas da China e de Hong Kong para os Estados Unidos, o ePacket passou a ser aceito em diversos outros países ao longo dos anos. Veja a lista de nações que recebem encomendas nessa modalidade, bem como o prazo de entrega em cada uma delas.

  • Alemanha (7 a 10 dias úteis)

  • Arábia Saudita (7 a 15 dias úteis)

  • Austrália (7 a 10 dias úteis)

  • Áustria (7 a 10 dias úteis)

  • Bélgica (7 a 10 dias úteis)

  • Brasil (20 a 30 dias úteis)

  • Canadá (7 a 10 dias úteis)

  • Cazaquistão (7 a 10 dias úteis)

  • Cingapura (7 a 10 dias úteis)

  • Coreia do Sul (7 a 10 dias úteis)

  • Dinamarca (7 a 10 dias úteis)

  • Espanha (7 a 10 dias úteis)

  • Estados Unidos (7 a 10 dias úteis)

  • Finlândia (7 a 10 dias úteis)

  • França (7 a 10 dias úteis)

  • Grécia (7 a 10 dias úteis)

  • Hong Kong (7 a 10 dias úteis)

  • Hungria (7 a 10 dias úteis)

  • Irlanda (7 a 10 dias úteis)

  • Israel (7 a 10 dias úteis)

  • Itália (7 a 10 dias úteis)

  • Japão (7 a 10 dias úteis)

  • Luxemburgo (7 a 10 dias úteis)

  • Malásia (7 a 10 dias úteis)

  • México (20 dias úteis)

  • Nova Zelândia (7 a 10 dias úteis)

  • Noruega (7 a 10 dias úteis)

  • Países Baixos (7 a 10 dias úteis)

  • Peru (7 a 10 dias úteis)

  • Polônia (7 a 10 dias úteis)

  • Portugal (7 a 10 dias úteis)

  • Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales) (7 a 10 dias úteis)

  • Rússia (7 a 15 dias úteis)

  • Suécia (7 a 10 dias úteis)

  • Suíça (7 a 10 dias úteis)

  • Tailândia (7 a 10 dias úteis)

  • Ucrânia (7 a 10 dias úteis)

  • Vietnã (5 a 7 dias úteis)


Como todos os pacotes são rastreados de ponta a ponta por meio de um código unificado, a loja pode estimar a data em que terá os produtos em mãos com muito mais precisão. Dessa forma, não é preciso lidar com diferentes números de rastreamento para cada empresa de logística por quais as encomendas passam. Além disso, será mais simples identificar e resolver qualquer contratempo na entrega.

Isso permite o desenvolvimento de estratégias de venda mais eficazes, como uma queima de estoque para liberar espaço para os itens novos. Apesar do prazo de até 30 dias úteis para entrega no Brasil, é comum que essas encomendas cheguem ao destinatário bem antes.

Quer aproveitar as vantagens do ePacket para sua loja virtual?


Ao longo deste artigo, você já deve ter percebido que o ePacket pode representar grandes benefícios para quem busca mais previsibilidade na entrega e redução de custos no e-commerce. Com custos e prazos sob controle, também fica mais fácil definir as informações da sua tabela de contingência de frete, garantindo valores de entrega acessíveis aos clientes e satisfatórios para o caixa da empresa.

Antes dessa iniciativa, as opções de entrega para quem fazia compras em marketplaces da China e de Hong Kong eram caras, demoradas e pouco transparentes. É por isso que o ePacket vem crescendo ano após ano e se tornando uma excelente opção para quem quer manter o estoque do seu e-commerce sempre abastecido e atualizado.

Gostou deste post? Então confira também nosso texto sobre taxa dos Correios sobre encomendas internacionais!

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    Manual sobre os valores e como gerar o DAS MEI
    próximo post
    Social commerce: o que é e como utilizá-lo no canal de vendas?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.