Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Invasão de conta no Mercado Livre: como se proteger e recuperar a conta hackeada


Invasão de conta no Mercado Livre: como se proteger e recuperar a conta hackeada

Usar a internet para fazer compras e realizar transações financeiras é extremamente prático e eficiente. No entanto, é recomendado que os usuários tenham atenção para que não fiquem expostos à ação de hackers. Esse cuidado deve ser ainda maior no caso dos lojistas, que costumam movimentar altas quantias de dinheiro dentro das plataformas.

Pensando justamente em ajudar os vendedores online, preparamos este texto especial sobre o que fazer em situações de invasão de conta no Mercado Livre. Saiba o passo a passo de como recuperar uma conta invadida e confira dicas para se proteger de ataques cibernéticos no marketplace. Boa leitura!

Contrate o olist agora mesmo


“Invadiram minha conta no Mercado Livre, e agora?!”

Se você chegou aqui com essa dúvida, fique tranquilo! Vamos ajudar você a recuperar a sua conta. Assim como você, outras pessoas já passaram por situações similares. Isso acontece porque a atividade dos hackers tende a se intensificar com a expansão do e-commerce. Nesse cenário, o Mercado Livre – que tem mais de 154 milhões de usuários registrados – vem implementando ações para garantir a segurança de lojistas e clientes.

Antes de explicarmos o passo a passo para você recuperar a sua conta no marketplace, queremos apresentar alguns dados relacionados a ataques cibernéticos no Brasil. As informações fazem parte do levantamento Raio-X da Fraude 2019, realizada pela Konduto em parceria com o Olist e outras empresas:

  • As tentativas de fraude no e-commerce brasileiro tiveram queda de 27,3% em 2018 em relação ao índice de 2017.
  • No ano passado, foram registradas 553 tentativas de fraude por hora no comércio eletrônico – uma a cada 6,5 segundos.
  • Quarta-feira é o dia em que a atividade dos hackers é mais intensa.
  • Cerca de 35% das tentativas de fraude acontecem entre 12h e 17h59.

Bem, agora você já tem uma visão geral sobre o comportamento dos hackers e o impacto disso no comércio eletrônico do país. Veja a seguir o passo a passo de como recuperar a sua conta invadida no Mercado Livre!

Como recuperar sua conta no Mercado Livre

O processo para recuperar a conta hackeada no Mercado Livre envolve poucas etapas. Explicamos o passo a passo a seguir:

1. Acesse o site do Mercado Livre

Clique neste link para ser redirecionado à página de login no Mercado Livre. Lá, digite seu e-mail.

Tela de acesso à sua conta no Mercado Livre.
Tela de acesso à sua conta no Mercado Livre.

2. Digite a senha usada até então

A etapa seguinte é digitar a sua antiga senha. Se você conseguir acessar a conta, ótimo! Significa que você recuperou seu cadastro. Nessa situação, vá para a aba Configurações, revise todos os seus dados e crie uma senha nova.

Se conseguir acessar a conta, revise as configurações e altere a senha.
Se conseguir acessar a conta, revise as configurações e altere a senha.

No entanto, caso apareça a mensagem “Revise a sua senha”, parta para o próximo passo.

3. Selecione a opção “Não sei a minha senha”

Clique no opção Não sei a minha senha. Ao fazer isso, o Mercado Livre vai enviar um código de confirmação para o e-mail ou telefone cadastrado na conta.

Caso não consiga acessar a conta, clique em “Não sei a minha senha”
Caso não consiga acessar a conta, clique em “Não sei a minha senha”.

4. Digite o código de confirmação

Com o código de confirmação em mãos, basta digitá-lo na tela de recuperação de senha para ter acesso à sua conta novamente. Recuperando o acesso ao cadastro, lembre-se de revisar todas as configurações, conforme explicamos no passo 2.

Digite o código de confirmação, enviado para seu e-mail ou celular.
Digite o código de confirmação, enviado para seu e-mail ou celular.

Se isso tudo não funcionar…

Se mesmo seguindo todos os passos anteriores você não conseguir recuperar a sua senha, preencha este formulário do Mercado Livre e explique em detalhes o que aconteceu. O prazo para o marketplace atender a sua solicitação é de até dois dias.

Formulário para recuperação de conta do Mercado Livre.
Formulário para recuperação de conta do Mercado Livre.

Agora você já sabe o passo a passo de como recuperar a sua conta hackeada no marketplace. Para evitar que a sua conta seja invadida novamente, siga as orientações que listamos a seguir sobre como se proteger da ação de hackers no Mercado Livre. Acompanhe!

O que fazer para se proteger de hackers no marketplace

Use um e-mail pago, com suporte integral

A ideia de pagar para usar e-mail pode parecer absurda, mas investir nesse tipo de serviço é uma boa alternativa para quem busca segurança na internet. Os e-mails pagos oferecem vantagens como suporte 24 horas, criptografia e até domínios para a empresa. Nesse sentido, cadastrar um e-mail profissional na conta do Mercado Livre reduz as chances de invasão e permite uma reação mais rápida. Algumas opções são UolHost, GoDaddy, GSuite e ProtonMail.

Associe a conta ao seu número de celular

Saiba mais! O Mercado Livre recomenda que os usuários associem um número de celular à conta no marketplace. Assim, quando for necessário, a empresa envia um código de acesso diretamente no telefone definido. Essa ação agiliza a recuperação da senha em casos de invasão e é uma alternativa mais segura do que o e-mail, por exemplo. Para fazer isso, basta acessar esta página e clicar em Associar o celular.

Instale um aplicativo de segurança no aparelho

Esta dica complementa a anterior. Se você acessa a sua conta do Mercado Livre pelo celular, garanta que o aparelho está com todas as configurações de segurança em dia. Algumas recomendações úteis são: instale um aplicativo de proteção no celular, configure a senha PIN de 4 dígitos e, se possível, use o recurso de leitura de digital. Tais ações protegem seus dados em casos de furtos ou roubos do aparelho. Um exemplo de aplicativo que faz isso é o Authy.

Mude sua senha do Mercado Livre periodicamente

O título já diz tudo. Mudar a senha da sua conta no marketplace com certa periodicidade diminui as chances de fraude. Junto a isso, é recomendado que você não utilize a mesma senha para outras contas, como as de e-mail e de outros marketplaces, por exemplo. Crie senhas difíceis de serem descobertas, com letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.

Dicas para criar criar uma senha difícil de ser invadida | Reprodução: Mercado Pago.
Dicas para criar criar uma senha difícil de ser invadida | Reprodução: Mercado Pago.

Transfira recursos para uma conta PJ

De tempos em tempos, transfira valores da sua conta do Mercado Livre para uma conta empresarial. Isso permitirá que você tenha uma gestão mais eficaz e profissional, facilitando a aplicação dos recursos no crescimento do seu próprio negócio. Outra consequência dessa estratégia é a diminuição das possibilidades de ataque à sua conta no marketplace.

Tenha cuidado com páginas falsas

Uma prática muito comum de golpistas virtuais é criar páginas que simulam o site verdadeiro do Mercado Livre. Ao inserir os dados de login acreditando que se trata da página original, o usuário entrega todos os dados da conta ao hacker. O nome técnico disso é phishing e, muitas vezes, engana até mesmo usuários experientes.

As dicas para se proteger são: observe o email do remetente e a URL da página para qual você foi redirecionado. Caso a mensagem pareça com um comunicado oficial do Mercado Livre, acesse a plataforma por outro dispositivo para se certificar que é algo real.

Sempre revise os dados da sua conta

Fique atento aos dados e configurações cadastrados na sua conta, ainda mais se ela já foi hackeada alguma vez. Muitas vezes, os hackers associam perfis falsos às contas invadidas para conseguirem transferir valores e realizar compras. Para revisar o cadastro, basta acessar a sua conta no marketplace, clicar em Configurações e conferir as informações das abas Meus dados, Preferências de venda e Segurança.

Acesse a conta quando a atividade dos hackers é mais intensa

A dica final para você se proteger de ataques no Mercado Livre é acessar a conta em dias e horários em que a atividade dos fraudadores é maior. Você não precisa fazer isso o tempo todo, claro, apenas de vez em quando. Com tal prática, rapidamente é possível identificar possíveis fraudes e agir para recuperar a sua conta. Quarta-feira é o dia com mais tentativas de golpe, e o horário de pico costuma ser entre 12h e 17h59.

Fique alerta caso você receba a mensagem “a sua conta do Mercado Livre foi acessada de um dispositivo que não conhecemos”, pois isso pode ser um indício de atividade suspeita em sua conta.

Proteja a sua conta no Mercado Livre para combater fraudes e vender com liberdade!

Ter a conta invadida é um medo que costuma assombrar lojistas que vendem pela internet. Com a expansão do e-commerce, a atividade dos hackers tende a aumentar, mas algumas ações podem ajudar você a garantir a segurança da sua conta. As sete dicas que compartilhamos neste post são muito eficazes na prevenção de golpes online no Mercado Livre, então não deixe de colocá-las em prática!

E se você acabou de ser vítima dos hackers, siga o passo a passo listado neste post e recupere rapidamente a sua conta no marketplace. Quanto antes você agir, menores serão os prejuízos. Boa sorte e excelentes vendas!

Tem dúvidas? Compartilhe com a gente nos comentários!

Venda mais com o Olist


6 Comentários

Adicione o seu
  1. 3
    Dilson

    Muito úteis as dicas mencionadas aqui neste canal.Apesar disso,ainda nos sentimos muito inseguros,pois,tendo em vista toda essa massa de denuncias em virtude desses assaltos ultra sofisticados que uma plataforma como a do Mercado Livre ainda não conseguiu,pelo o que tudo indica,vide a insatisfação escancarada pelos seus logistas nos diversos canais espalhados por aí,blindar-se contra isso.De fato é,no mínimo, lamentável!Agora,de mim, uma observação e uma pergunta: A observação:ao mencionarem nesta matéria sobre a associação do número de celular à conta,a fragilidade,ou o “vacilo”consiste, justamente,em as operadoras de telefonia móvel fornecer,ao meu ver,como consumidor,e como utilizador desse serviço,fornecer,sem nenhum critério de segurança, segundo explicações das vítimas, um chip com o mesmo número para quem quer que seja,sem que antes haja uma investigação para averiguar se,de fato,quem o solicita possui direito a isso.Agora a pergunta,vender pelo Olist traria ou traz mais segurança nesse aspecto,isto é,o de proteção aos logistas que fazem parceria com vocês? Agradeço.

  2. 4
    ALESSANDRO RODRIGUES

    Devo fazer uma correção, não associem celular a segurança da conta não, pois é por aí mesmo que eles entram, clonam o número do celular e pegam o código de validação.

  3. 5
    Rodrigo

    Olá, tive a conta hackeada e o Hacker instalou no authy, estou aguardado o Mercado Livre entrar em contato mas já fazem 05 dias e nada até agora, alguém pode me ajudar??

  4. 6
    Luciano de Faria

    Minha conta foi Hackeada com retirada de dinheiro , consegui no mesmo dia bloquear pelo mercado pago , mas eles falaram que demora cerca de 5 dias úteis , nisso não consigo vender , nem responder as perguntas , no caso consiguirei resgatar o dinheiro ou preciso de advogado .

+ Deixe um Comentário