melhor horário para postar no instagram

Cada rede social tem um perfil de comportamento e horários de maior acesso. Porém, alguns fatores influenciam na performance de uma publicação. Muitas vezes, um post com bom conteúdo e adequado ao perfil do público-alvo acaba não tendo desempenho satisfatório ou obtendo os resultados esperados. Isso acontece devido ao horário em que a publicação saiu.

Por isso, é importante saber o melhor momento para fazer postagens no Instagram. Assim, você garante que todos os seguidores da conta estarão online na hora em que publicar o conteúdo.

Neste artigo, vamos mostrar por que é importante saber a melhor hora para postar no Instagram, bem como indicações dos turnos mais adequados. Vamos falar também sobre as mudanças de comportamento dos usuários e de que forma as empresas podem se adaptar a elas. Continue a leitura!


Por que é fundamental conhecer os melhores horários para postar?

De acordo com a Social Media Trends 2019 , mais de 80% das empresas brasileiras estão no Instagram, e a cada ano esse número cresce. Em meio a tantos empreendimentos e conteúdos, é fundamental ser o mais certeiro possível na estratégia das redes sociais para conseguir o retorno ideal e o engajamento desejado.

Uma das formas de garantir esse retorno é conhecendo os melhores horários para fazer postagens. Somente assim você vai conseguir alcançar o maior número de pessoas com a publicação e melhorar os resultados das estratégias de marketing nas redes sociais.

Antigamente, os conteúdos eram exibidos nas timelines em ordem cronológica. Ou seja, se você publicava às 13h, o usuário poderia voltar na timeline até aquele momento e encontraria a publicação lá.

Nessa época, a estratégia era diferente: funcionava publicar mais vezes para garantir que, em algum momento do dia, a publicação seria visualizada. Agora é diferente. O algoritmo do Instagram mudou, e a estratégia também.

É importante destacar que cada rede social tem um horário mais adequado para as postagens. Os seguidores e as pessoas que podem vir a ter interesse pela sua marca se comportam diferentemente em cada rede. Muitas vezes, o público se difere de uma rede para outra. Compreender esse comportamento demanda bastante estudo e pesquisa.

Qual é melhor horário para postar no Instagram?

O Instagram é a rede preferida de 47% dos usuários de redes sociais (também de acordo com a Social Media Trends 2019). Ao longo do tempo, essa mídia foi ganhando cada vez maior importância para os negócios. No entanto, assim como no Facebook, está mais difícil driblar os algoritmos e conquistar likes de maneira orgânica.

Por isso, é importante entender a importância dessa rede e manter-se informado sobre suas atualizações e mudanças. Para cada segmento existe um melhor dia e hora, afinal personas diferentes têm hábitos diferentes.

Bens de consumo

Com o Instagram Shopping, ficou ainda mais fácil para as marcas venderem dentro do aplicativo. Por essa razão, o app vem se consolidando e se transformando em um importante canal de vendas.

Considerando isso, os melhores horários para postagem são:

  • Quarta-feira, 15h
  • Segunda a sexta, de 11h às 17h
  • Sábado, 10h

Para as marcas de bens de consumo, os horários de pior engajamento no Instagram são domingo e todos os outros dias de semana das 11h às 15h.

Tecnologia

Para esse segmento, as tendências são diferentes. O comportamento dos usuários mostra vários picos de interatividade ao longo do dia. Analise bem e leve em consideração esses períodos de destaque no momento de planejar um post.

Os horários mais indicados para postar são:

  • Quarta-feira, de 6h e 9h
  • Quarta-feira, de 10h às 11h
  • Sexta-feira, de 1h às 10h
  • Sábado, de 7h às 11h
  • Terça-feira, 10h

O segmento de tecnologia deve evitar os horários de pior comprometimento no Instagram, ou seja, domingo o dia todo.

Educação

Ainda segundo a pesquisa Social Media Trends 2019, quase 60% dos jovens de 18 a 29 anos usam o Instagram. Portanto, é natural que escolas, organizações e empresas do setor de educação estejam lá também.

Nesse aspecto, os horários mais indicados para postar são:

  • Sexta-feira, 10h
  • Quarta-feira, 11h
  • Sexta, de 11h às 12h e às 14h
  • Sábado, de 18h às 20h

As empresas e marcas de educação devem evitar os horários de pior engajamento no Instagram, domingo e todos os outros dias de semana, de 23h às 5h.

Saúde

De forma geral, as organizações e marcas associadas à saúde encontram muitas oportunidades dentro da rede, pois os usuários estão interessados em conteúdos relacionados à saúde e bem-estar.

A hora mais indicada para postar é:

  • Terça-feira, de 7h às 16h

Para garantir bons resultados, evite os horários de pior engajamento no Instagram, noite e madrugada, bem como de 18h às 6h do dia seguinte.

Como se adaptar às mudanças de comportamento dos usuários?

É fato que o crescimento na conectividade por meio do smartphones afeta o modo como os usuários se comportam. Um estudo realizado pela MindMiners mostrou que 21% das pessoas utilizam a rede como fonte de pesquisa antes de efetuar uma compra.

A atuação do consumidor é apenas um reflexo do desenvolvimento tecnológico e da evolução dos smartphones. E, é claro, essas mudanças afetam diretamente a maneira como as empresas se comportam dentro das redes sociais. Elas deixaram os consumidores mais à vontade para fazer reclamações ou elogios à determinada marca. Esse comprometimento permite a troca de informações sobre o produto ou serviço.

Essas mudanças estão sempre acontecendo. O comportamento dos usuários muda a cada dia. É por isso que todos os dados de melhor hora que mostramos neste artigo devem servir apenas como uma referência, não sendo regras imutáveis.

Cada empresa deve estar atenta ao comportamento dos seguidores. Fazer testes de horários e acompanhar as mudanças e os hábitos dos usuários é uns dos aspectos de maior importância para o sucesso das estratégias de Marketing Digital.

Quais as consequências de postar em horários aleatórios?

Não ter esse cuidado e atenção com o momento de publicar os conteúdos da sua marca faz com que toda a estratégia de marketing seja em vão. Ignorar o comportamento das pessoas nas redes sociais e suas características afeta diretamente os resultados, engajamentos e retornos da campanha.

Por fim: qual a importância do engajamento?

O novo algoritmo do Instagram gira em torno da interação com sua publicação. Portanto, ele só vai mostrar o post para mais usuários se aqueles que o visualizaram primeiro tiverem um bom engajamento — comentários, compartilhamentos, likes. Por isso, invista tempo para entender o seu público e conhecer o comportamento dele no Instagram e planeje com cuidado os melhores horários para realizar as publicações nessa rede.

Gostou deste artigo? Aproveite para conferir outras redes sociais indicadas para divulgação de loja virtual!

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui