Saiba como definir as metas de crescimento do e-commerce

Saber onde se quer chegar é o primeiro passo para trilhar um caminho de sucesso em qualquer tipo de negócio. Com um e-commerce não seria diferente. Além disso, ter um objetivo e definir metas para alcançá-lo é motivador tanto para o empreendedor quanto para a equipe e traz mais sentido para todo trabalho que é realizado.

Neste post, nós vamos falar sobre a importância das metas de crescimento para uma loja online e mostrar como defini-las. O quanto você quer crescer em 2020? Continue a leitura e saiba como responder a essa pergunta!

A importância das metas de crescimento

As metas de crescimento são os passos que devem ser tomados para atingir um ou mais objetivos. Traçá-las é importante porque é a partir delas que é possível fazer um planejamento efetivo, o que vai dar direcionamento para todas as ações que serão tomadas ao longo do ano.

Elas também ajudam na tomada de decisões — quando há um dilema, fica muito mais fácil saber pelo que decidir quando se sabe aonde se quer chegar. Além disso, as metas servem como base para a mensuração do desempenho dos colaboradores e da produtividade da empresa de forma geral.

Como definir metas de crescimento para o e-commerce

Antes de estabelecer as metas para o ano no seu empreendimento, é preciso fazer uma análise. Qual a posição da empresa em relação ao mercado no momento? Entendendo essa situação, as metas que serão traçadas serão mais realistas e poderão, de fato, ajudar o negócio a crescer.

Se a empresa está em crise e tem dívidas, por exemplo, as metas devem ser focadas no pagamento dos valores e na resolução dessas questões — só depois é que se deve pensar em crescer. Por outro lado, se o empreendimento vai bem e se destaca entre os concorrentes, pode-se pensar em metas mais ousadas.

Além disso, é preciso ter em mente que as metas de crescimento não são apenas números a serem analisados ao final de cada mês. Elas devem fazer parte da rotina de trabalho e a equipe deve estar motivada a batê-las e superá-las a cada dia.

Veja as nossas recomendações para a criação de metas de crescimento para o seu e-commerce!

Escolha os objetivos do negócio

Como já falamos, as metas são os passos que devem ser tomados para que se chegue a um objetivo. Por isso, a primeira etapa para traçar metas de crescimento é conhecer quais são os propósitos do empreendimento para o ano.

A definição desses objetivos podem ser feitas com base no histórico tanto da empresa quanto do mercado. Avalie o crescimento do seu empreendimento nos últimos anos e compare com os números do mercado. Para 2020, a expectativa é de que as vendas de varejo em e-commerce cresçam 21,3% no mundo, segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Pense a longo e médio prazo

Definir metas de curto prazo, como coisas que podem ser alcançadas em um mês, pode ser interessante em alguns casos, mas não deixe de pensar no futuro. Por isso, ao traçar metas para o ano, é importante considerar o que é desejado para a empresa ao longo de todo esse período.

O mais indicado é definir um objetivo para o ano e dividir os passos para chegar lá em metas menores, que podem até ser cumpridas em pouco tempo, mas estão sempre voltadas para um resultado maior no futuro.

Não crie metas que não possam ser cumpridas

A meta ideal não pode ser muito fácil nem muito difícil de ser alcançada. Em ambos os casos, isso pode ser motivo de desânimo por parte da equipe de colaboradores.

Para criar uma meta que seja alcançável e desafiadora ao mesmo tempo, é preciso analisar os números de cada negócio individualmente. O objetivo não pode ser muito mais alto do que o que já foi alcançado, mas também não pode ser igual, afinal, isso já foi feito antes.

Defina indicadores

Também é muito importante criar metas de crescimento que possam ser mensuradas. Só assim é possível saber o quanto já foi feito e o quanto ainda falta fazer para alcançá-las. KPI é a sigla para Key Performance Indicator, ou “indicador-chave” em português. Um KPI é uma forma de medir se uma ação está mesmo atendendo aos objetivos.

A definição desses KPIs é um passo importante no processo de criação de metas. A depender dos objetivos de cada empresa, diferentes KPIs devem ser escolhidos para serem acompanhados. Alguns exemplos são o ticket médio, a quantidade de visitantes na página de um determinado produto e a taxa de conversão.

Para definir bons KPIs, é importante ter em mente que eles devem ser mensuráveis, relevantes e acompanhados com frequência.

Tenha um plano de ação

Depois de traçadas as metas, chega a hora de transformá-las em um plano de ação. Afinal, de nada adianta saber aonde se quer chegar e como fazer acontecer e não transformar isso em ações.

Nesse momento, reúna a equipe de colaboradores para uma troca de ideias, entenda o que cada um pode fazer para contribuir com as metas traçadas e delegue tarefas. Defina quais ações serão tomadas, quais são as prioridades de cada setor e os prazos em que tudo isso deve ser cumprido.

Esse plano vai servir como base para o que for feito na empresa ao longo do ano — precificação, lançamento de novos produtos, processos, promoções etc. —, já que todas essas ações devem ser tomadas com o objetivo de alcançar as metas predefinidas.

Como saber a hora de implementar metas para o ano seguinte

Com os objetivos e metas de crescimento criados e o plano de ações definido, é hora de colocar a mão na massa e trabalhar muito para que tudo isso seja alcançado ao final do prazo estipulado e o negócio possa crescer.

No entanto, caso as coisas não estejam indo bem ou tudo esteja muito fácil, é possível revisar as metas e torná-las mais brandas ou mais ousadas.

O importante é não fazer tudo em cima da hora — com pressa, a análise do empreendimento e dos indicadores não tem como ser bem-feita. O ideal é não deixar para definir as metas para o ano seguinte na última semana. Separe o último mês do período para analisar os números com calma e pensar nos próximos passos junto à equipe.

Como você costuma traçar as metas de crescimento para o seu negócio? Se faz algo diferente do que sugerimos, conte nos comentários! Esse é um espaço de troca de ideias e toda experiência pode trazer algum aprendizado!

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui