Divulgação nas redes sociais: quais plataformas usar e as melhores estratégias

A publicidade mudou muito nos últimos anos. Os anúncios em revistas, placas de outdoor e comerciais em televisão e rádio ainda existem, mas quando o assunto é impactar um grande número de pessoas efetivamente, não há dúvidas: a divulgação nas redes sociais é a maneira mais acertada para que marcas consigam atingir seu público-alvo.

De acordo com um estudo divulgado pela plataforma Cupom Válido, o Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais. A pesquisa mostra que um brasileiro passa, em média, 3 horas e 47 minutos conectado e navegando pelos aplicativos sociais. 

Essas estatísticas reforçam o imenso potencial das redes sociais para estratégias de divulgação e fortalecimento de marca. Os dados gerados pela navegação na internet ainda ajudam a orientar empreendedores sobre tendências e permitem conhecer mais sobre o público-alvo. Assim, uma marca consegue segmentar clientes e elaborar peças de comunicação e conteúdo mais direcionadas e bem desenvolvidas, com maiores chances de sucesso e aceitação. 

São muitas as vantagens de divulgar seu negócio pelas redes sociais. Neste post, vamos mostrar quais redes sociais você deve considerar para divulgação de seus produtos e serviços e também compartilharemos dicas para aumentar o alcance da sua estratégia. 

Continue a leitura para começar a trilhar uma jornada de sucesso! Vamos começar? 

Como as redes sociais podem ajudar uma empresa

As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Um levantamento da RD Station mostrou que 43,6% dos usuários usam as redes sociais para realizar buscas — quase tanto quanto o uso de buscadores como o Google (49%). Aliado a isso, as compras via redes sociais estão crescendo. Segundo a E-Commerce Brasil, a tendência conhecida como social commerce já é a preferência de 74% dos consumidores. 

Nesse contexto, uma coisa é certa: as redes sociais se tornaram uma poderosa aliada para quem deseja divulgar seu trabalho para um grande número de pessoas. Seus custos são mais baixos se comparados aos meios de comunicação tradicionais e, devido ao volume de acessos, é possível captar mais leads. 

Outra grande vantagem da divulgação pelas redes sociais é a possibilidade de consolidação da marca. Por meio de posts, comentários e compartilhamentos é possível desenvolver o conceito, humanizar a empresa e fortalecer sua imagem. 

A interação com clientes também é um fator relevante, já que isso ajuda a aumentar o alcance das postagens e tornar a empresa mais relevante, fazendo com que as pessoas se sintam mais próximas da marca.

A aquisição de inteligência sobre o público também é um benefício oferecido pelas redes sociais. Afinal, vivemos em uma era orientada por dados, e a quantidade de informação gerada por meio das interações online é gigantesca e muito valiosa. 

A análise desses indicadores é uma forma muito interessante de conhecer o comportamento do consumidor. As opiniões e feedbacks deixados nas postagens são valiosos para ter insights na hora de planejar os próximos produtos ou conteúdos.

Quais as melhores redes sociais para divulgação

Que divulgar sua marca pelas redes sociais é vantajoso, você já sabe. Agora, quais são os canais mais indicados para seu negócio? Conheça, a seguir, mais detalhes e características sobre as redes sociais mais usadas pelos brasileiros e que estratégias podem ser adotadas em cada uma delas.

WhatsApp

Nos últimos anos, a rede de mensagens WhatsApp desbancou o YouTube e conquistou o primeiro lugar no coração dos brasileiros, se tornando a rede mais usada por aqui. Dados divulgados pela Folha mostram que 92% dos brasileiros que têm celular usam o aplicativo diariamente

Logo, não se pode ignorar o poder dessa rede quando o assunto é divulgação. O sucesso é tanto que algumas operadoras de telefonia celular oferecem pacotes que incluem o uso ilimitado da rede social para atrair o público. 

O WhatsApp Business é um importante canal de comunicação para os consumidores. Por meio do aplicativo, é possível tirar dúvidas sobre os produtos, ouvir opiniões e feedbacks e até realizar vendas. Ele permite uma comunicação clara, personalizada e bem profissional. Além disso, é uma excelente maneira de dar ao cliente a sensação de proximidade com a marca.

YouTube

O YouTube é, nada mais, nada menos, do que a segunda rede social mais usada pelos brasileiros. São 138 milhões de contas, uma plataforma que se tornou gigante com o passar do tempo no mundo e com um alcance enorme. 

O YouTube, inclusive, adicionou um formato de vídeos curtos chamados de Shorts para agradar a audiência e mantê-la ainda mais conectada. 

Logo, o potencial do YouTube é enorme, e vale a pena considerar investir na plataforma para ampliar as vendas. Uma marca pode tanto criar conteúdo em vídeos como apostar em anúncios que são exibidos durantes outras criações. 

O YouTube é a maneira ideal de mostrar os detalhes dos produtos, como ele é utilizado no dia a dia de quem já os adquiriu e trazer dicas de como fazer melhor uso do que está sendo consumido.

Aliás, uma estratégia muito usada por algumas marcas é a parceria com youtubers famosos, que fazem resenhas sobre os produtos e têm público fiel e engajado. Tudo isso ajuda tanto na aceitação do produto pelo público quanto na divulgação da marca.

Instagram

De acordo com a pesquisa da RD Station com profissionais de marketing, o Instagram é a melhor rede social para gerar novos negócios e vista como mais relevante para 92,5% deles

Trata-se de uma rede extremamente visual e que se esforça para se manter atual com o passar dos anos. O Instagram é conhecido por “copiar” formatos de outras redes de sucesso e incorporá-los à sua plataforma (como o caso dos Stories e dos Reels), fortalecendo o engajamento com inúmeros recursos de interatividade. 

Com cada vez mais novidades, o Instagram consegue manter o público conectado com conteúdo leve e prazeroso. Por isso, é a terceira rede mais usada no Brasil, com mais de 120 milhões de usuários ativos, segundo o ranking divulgado anualmente pelo portal Resultados Digitais.

Para marcas, existem ferramentas de marketing bem interessantes e úteis, como o Instagram Shopping, que integra o aplicativo com lojas virtuais e ajuda a aumentar as vendas. 

Facebook

O Facebook aparece no ranking logo depois do Instagram, em 4º lugar, com 116 milhões de usuários. Assim como outras redes, é um ambiente de troca de ideias e interação com o público e que também oferece inúmeras funcionalidades para empresas, ajudando-as a se aproximar do público certo e vender mais

O grande diferencial do Facebook, que também funciona como marketplace, é a possibilidade de investir em anúncios. Eles, inclusive, também podem ser veiculados no Instagram, já que ambas as redes fazem parte do mesmo grupo, o Meta

Os Facebook Ads, como são chamados, são fundamentais para qualquer estratégia de marketing e custam menos do que os anúncios em revistas, rádios e televisão, por exemplo. Além disso, conseguem atingir o público desejado por meio de diversas possibilidades de segmentação.

TikTok

A nova rede social, que se popularizou no Brasil em 2020, teve um crescimento meteórico durante a pandemia, impulsionado sobretudo pelo público jovem. No entanto, o sucesso do TikTok não parou depois do fim do isolamento social e, segundo um levantamento realizado pela Statista, o Brasil já é a segunda nação com mais usuários na plataforma, atrás da China, seu país de origem. 

Com um formato divertido, dinâmico e inovador, o TikTok apresenta uma ótima oportunidade para marcas criarem conteúdos autênticos que podem viralizar rapidamente. A funcionalidade TikTok for Business oferece métricas que ajudam empresas a conhecerem melhor seu público e criarem conteúdos e campanhas realmente relevantes. 

A conta para empresa também oferece botões e funções que direcionam para lojas virtuais e produtos

Pinterest

O Pinterest nunca foi uma rede com milhares de usuários, mas a plataforma se mantém firme ao longo dos anos e tem um público fiel. Assim, marcas que conseguiram ver além dos números impressionantes de acessos e começaram a investir na rede ficaram bem satisfeitas com os resultados de suas campanhas. 

Alguns dados divulgados pela própria rede mostram que:

  • 80% dos usuários descobriram uma nova marca ou produto navegando pelo Pinterest.
  • 85% dos usuários usam o Pinterest quando estão pensando em comprar algo novo ou começar um projeto. 

O Pinterest não é uma rede de interação, mas um catálogo virtual no qual as pessoas buscam imagens para se inspirar, encontrar referências, planejar uma reforma ou outras atividades. 

Pensando nesse potencial, as marcas começaram a usar a rede para vender e divulgar produtos, postando fotos ligadas a assuntos como estilo de vida, moda, beleza, decoração etc. Essas fotos contêm links que direcionam para o e-commerce ou site, gerando mais tráfego e leads. 

O Pinterest lançou a funcionalidade para negócios, que possibilita publicar e gerenciar anúncios, analisar métricas e muito mais. 

Estratégias para aumentar o alcance da marca

Como você viu, o marketing de redes sociais é uma área indispensável para ter sucesso com vendas e atrair o público. Independentemente do tamanho e do segmento, existem boas oportunidades para marcas divulgarem seus produtos e serviços, e o potencial dessas mídias é inegável.

Acompanhe, a seguir, algumas dicas que vão ajudar você a criar estratégias para potencializar seu alcance nas redes. 

Monte um planejamento estratégico

A primeira etapa para vender nas redes sociais é a criação de um plano de ação. Afinal, é a partir do seu planejamento estratégico que todas as ideias vão sair do papel.

Esse é o momento de analisar o público-alvo, definir os investimentos necessários e traçar as táticas mais adequadas para o seu posicionamento. Sem esse planejamento inicial, as chances de sucesso vão diminuir.

Crie conteúdos relevantes para o público

Um dos pontos-chave da divulgação nas redes sociais é usá-las não somente para postar anúncios, mas sim criar conteúdo. É por meio de um material relevante e criativo que você conseguirá chamar e reter a atenção dos usuários no meio de milhares de campanhas e outras contas. 

Comece a utilizar as funcionalidades para negócios nas redes e análise de métricas para entender quem é seu público-alvo. A partir disso, você pode traçar planos para produzir conteúdo com base nos interesses e necessidades dessas pessoas que você deseja alcançar.

Pense em temas que elas gostam e aborde assuntos que falem sobre suas dificuldades e desejos. Dessa maneira, você consegue engajar a audiência. 

Esteja onde seu público está

Dados mostram que brasileiros amam usar redes sociais e estão constantemente conectados. No entanto, diante de tantas redes, quais são as que realmente valem a pena investir? 

Gerenciar múltiplos perfis em redes sociais de forma criteriosa pode ser uma tarefa difícil. Uma boa ideia é concentrar suas energias nas redes nas quais seu público-alvo é mais ativo. 

Para eleger as mais importantes, o primeiro passo é fazer um estudo sobre o seu público-alvo. Por que não perguntar aos clientes quais redes sociais eles mais usam? Essa pesquisa pode ser feita pela sua loja online ou física, ou até mesmo por telefone.

Analise também os tipos de conteúdo que você costuma produzir ou tem mais facilidade em trabalhar. Se gravar e editar vídeos é um problema, por exemplo, o YouTube pode ser um desafio. Afinal, para se destacar, você precisa criar conteúdo de forma consistente e com qualidade. 

Outro ponto a se observar é se existem muitos concorrentes em uma determinada rede. Nesse caso, sua ausência lá pode não ser um bom sinal. Ao mesmo tempo, vale a pena explorar mídias sociais onde não há tanta competição. Nessas plataformas, sua marca tem a oportunidade de ser pioneira e chamar a atenção. 

Faça parcerias com influenciadores e outras marcas

Uma forma certeira de criar conteúdo é por meio de parcerias com influenciadores. Esses profissionais vivem de desenvolver conteúdo autoral e contam com um público fidelizado e constante. 

Influenciadores digitais famosos têm um alto poder de relevância e alcance devido ao seu alto número de seguidores. Contudo, é importante lembrar que existem vários tipos de influenciadores, incluindo os micro, que atuam em um determinado nicho e são conhecidos por um público específico. 

Influenciadores menores podem não ter milhares de seguidores, mas geralmente têm uma relação mais estreita com seu público e de maior confiança, de modo que se recomendarem sua marca, ela terá grande adesão com essa audiência. 

Nesse sentido, o ideal é procurar e negociar com o influenciador digital que tem melhor sinergia com sua marca e público-alvo

Outra ideia é firmar parcerias com marcas que vendem produtos complementares aos seus, por exemplo, para que possam pensar em uma estratégia de criação de conteúdo e recomendação conjunta. 

Interaja com os usuários

As redes sociais são, antes de tudo, canais de comunicação entre marcas e pessoas. Não responder comentários ou mensagens e falhar na hora de dar uma atenção extra ao seguidor pode atrapalhar seu engajamento. 

Preste atenção à movimentação do seu perfil e retribua os comentários, curtidas e compartilhamentos das pessoas. Esteja disponível e tente responder às dúvidas e solicitações o mais rápido possível. 

Tenha constância — sem ficar vendendo o tempo todo

Elabore um cronograma de postagens que tenha um mix de conteúdo de entretenimento, educação, informação e também aqueles voltados para divulgar seus produtos. Não dá para lotar o feed com ofertas de produtos e descontos o tempo todo. Isso se torna cansativo e não agrega valor para o usuário. 

Outro erro é criar um perfil e deixá-lo abandonado por semanas ou meses. Isso pode fazer você perder os seguidores que conquistou. Os usuários de redes sociais gostam de constância e conteúdo recorrente. 

Junto a isso, tenha em mente que a rede social virou uma espécie de vitrine ou cartão de visita muito importante para as marcas. Se um cliente em potencial visitar sua página e ver um perfil desatualizado, pode até desistir de entrar em contato ou fazer uma compra. 

Portanto, crie um calendário de postagens variado e interessante e programe posts com uma frequência razoável. Com planejamento, sua página estará sempre recheada de novidades para agradar o público e manter o tráfego.

Ferramentas para gerenciamento de redes sociais

Ter ferramentas específicas ajuda a:

  • Publicar posts
  • Controlar a quantidade de publicações
  • Analisar os número de likes, quantidade de comentários, curtidas e visualizações
  • Fazer interações
  • Colher insights e feedbacks para fazer as mudanças necessárias

Ao optar por utilizar uma dessas ferramentas de gerenciamento de redes sociais, você otimiza seu tempo, melhora a qualidade das publicações e até mesmo pode automatizar alguns processos que antes era obrigado a fazer manualmente. Anote as sugestões e pesquise qual faz mais sentido para suas necessidades:

  • RD Station Marketing
  • Hootsuite
  • Stilingue
  • Sprout Social
  • Etus
  • mLabs
  • SocialOomph
  • Canva
  • Torabit

Conte com as redes sociais para maximizar o alcance da sua marca

As redes sociais são uma verdadeira potência quando se trata de comunicação em massa, marketing e vendas. Estar presente nelas apresenta grandes oportunidades para todo tipo de negócio.

Seja qual for seu nicho, seu público-alvo certamente está presente em algumas dessas plataformas. Se conectar com ele por meio dessas mídias com conteúdo interessante e atraente pode ser a melhor forma de apresentar seu produto e conquistar novos clientes. 

Por isso, aposte nas nossas dicas de divulgação nas redes sociais. Análise métricas, estude e observe as tendências e faça testes. Com todo o aprendizado que coletar sobre seu público e o mercado, você certamente terá informações de qualidade para desenvolver uma estratégia de sucesso e fortalecer seu negócio!

Quer começar a colocar as dicas em prática para potencializar suas vendas online? Então, confira nossa ferramenta para otimizar a descrição de produtos e entenda como atrair mais tráfego orgânico para o seu site! 

    post anterior
    Sistema de vendas GRÁTIS e estratégias para você vender online
    próximo post
    Economia da Quarentena: efeitos do Coronavírus no varejo e como lojistas podem lidar com os impactos
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.