Números e tendências do setor de Alimentos e Bebidas que você não pode ignorar em 2023


Crescimento do setor de Alimentos e Bebidas no Brasil


Comer e beber é um ritual diário, que também permeia os momentos mais importantes da vida de qualquer pessoa. Não à toa, certos alimentos e bebidas estão diretamente associados a ocasiões especiais e têm importância bem maior do que simplesmente atender às nossas necessidades mais básicas.

Com a pandemia, a compra online de comidas e o hábito de explorar sabores diferentes ganharam ainda mais força. O isolamento incentivou os brasileiros a buscarem novos hobbies — e, aqui, se arriscar na cozinha foi uma dessas “aventuras”. 

A transformação dos hábitos de consumo da população e o expressivo crescimento do setor de Alimentos e Bebidas são reflexos disso. A indústria A&B está crescendo a passos largos no Brasil e passando por mudanças antes inimagináveis.


E é justamente sobre isso que falamos neste artigo. A seguir, compartilhamos com você um panorama da categoria e as principais tendências do setor de Alimentos e Bebidas. Acompanhe isso tudo e entenda como aproveitar as oportunidades para faturar mais!



O crescimento do setor de Alimentos e Bebidas no Brasil


R$ 2,8 bilhões. Isso é o que a indústria de Alimentos e Bebidas movimentou no e-commerce brasileiro em 2021, segundo pesquisa da Neotrust – quase o triplo do valor de 2019 (R$ 1 bilhão). Em relação à taxa de crescimento, outro dado chama a atenção. Segundo o estudo Webshoppers 45, da Ebit|Nielsen e Bexs, as vendas do setor se destacaram, aumentando 107% no primeiro semestre de 2021 — uma das maiores altas registradas no período. 


Essa expansão só é possível porque a demanda por itens da categoria cresceu muito desde o início da pandemia. Segundo estudo da Mercado Radar, o setor de alimentos e bebidas saiu da posição de busca 23 em 2021 para 19 em 2022.


No olist, também percebemos um claro aumento da demanda por alimentos e bebidas. Nossos resultados em faturamento e volume de pedidos no segmento tiveram crescimentos expressivos entre 2021 e 2022.




Talvez agora você se pergunte quais são os itens com maior procura na internet desde o início da pandemia. Para responder a essa dúvida, compartilhamos a seguir 10 tipos de produtos que estão ganhando destaque no olist em cada categoria. Confira!


Destaques do setor alimentício


De adoçante a óleo de coco, a lista de alimentos com alta procura no e-commerce e no olist reúne vários itens populares nos lares brasileiros:


post image

Destaques do setor de Bebidas


Já a lista das bebidas que fazem sucesso nos sites de venda traz opções alcoólicas e não alcoólicas, indo desde água até whisky. Olha só:

post image

4 tendências de Alimentos e Bebidas que você precisa acompanhar


Agora que você já sabe por que o setor A&B é tão relevante para o varejo e o e-commerce, é hora de entender como aproveitar as oportunidades mais quentes desse mercado. Confira agora as grandes tendências para o e-commerce de Alimentos e Bebidas!

Surfar na onda dos novos hábitos de consumo


A transformação nos hábitos de consumo dos brasileiros ganhou ainda mais velocidade na pandemia. Com as medidas de isolamento, muitos consumidores começaram a fazer compras de supermercado de forma online. Além disso, a pandemia aguçou o interesse da população em explorar novos hobbies, incluindo testar e inventar receitas.


Nesse contexto, marcas que conseguem enxergar tantas mudanças, como nichos de mercado, ficam à frente da concorrência. Exemplo disso é o maior interesse por uma alimentação mais equilibrada, focada no bem-estar físico e mental. 


A busca por produtos fit, veganos e vegetarianos está aumentando nos últimos tempos. Dados da pesquisa realizada pelo The Good Food Institute (GFI) Brasil, em parceria com o Ibope, revelam que 49% dos brasileiros buscaram se alimentar melhor e tiveram uma redução no consumo de carnes em 2021.


Sendo assim, marcas que conseguem surfar nessa onda, oferecendo opções de qualidade e saudáveis, certamente podem crescer muito no segmento de Alimentos e Bebidas.

post image

Outro destaque é a alimentação como sinônimo de diversão, conexão e criatividade. Comer, beber e cozinhar simbolizam muito mais do que ações rotineiras para boa parte dos brasileiros. Por isso, promover experiências e criar comunidades em torno dessas paixões se tornou uma das grandes tendências de A&B. 


A Vinho Tinta é uma marca curitibana que consegue fazer isso muito bem, unindo de forma inteligente a experiência da pintura ao prazer de beber vinho. Os clientes compram  “pacotes de experiência” — que incluem tela para pintura, pincéis, tinta e também um vinho — e recebem o kit direto em casa. Depois, acessam uma aula ao vivo com outros alunos, para pintar e beber juntos.



https://vimeo.com/506235701?embedded=true&source=video_title&owner=132379520

Diversificar canais e vender em marketplaces


Embora os pontos de venda físicos continuem relevantes para o setor de Alimentos e Bebidas, os canais digitais hoje têm extrema importância para o crescimento do setor. A jornada de compra já não é mais linear nem feita por um único canal. O consumidor moderno agora percorre diversos caminhos — físicos e online — para tomar a decisão de compra. 


A 45ª edição da Webshoppers, da Ebit|Nielsen e Bexs, traz uma visão detalhada de como é essa jornada nas categorias de Alimentos, Bebidas e Autosserviço, que inclui supermercados. Segundo o relatório, três “caminhos” têm especial importância nas compras desses segmentos: sites de busca, redes sociais e digitando o nome da loja.


post image

Entre os canais que merecem destaque estão também os marketplaces, plataformas de venda que recebem milhões de acessos diariamente. O estudo Beyond Borders, do EBANX, mostra que o top 10 sites com mais visitas e engajamento no Brasil é formado por marketplaces. Isso deixa clara a importância de as marcas investirem no modelo D2C (direct-to-consumer) por meio dos grandes sites de venda.




Falando especificamente sobre o mercado de Alimentos e Bebidas, um dado do Mercado Livre chama a atenção. As vendas de bebidas e alimentos cresceram 812% e 644%, respectivamente, entre março de 2020 e 2021. Além do alto tráfego que o site já recebe, a plataforma tem investido em campanhas exclusivas para o setor, incluindo promoções e ações sazonais.


post image

Investir em competitividade logística


Não podemos falar em vendas online sem reforçar a importância de uma operação logística eficiente. Hoje, valor de frete e prazo de entrega são fatores tão relevantes para a decisão de compra quanto preço, por exemplo. Segundo dados da CX Trends 2022, 65% dos consumidores desistiriam de uma compra online devido ao frete alto e 44% desistiram devido a um prazo de entrega muito longo.


Nesse contexto, contar com soluções que gerem alta cobertura e competitividade logística é uma aposta certeira para crescer no e-commerce. Exemplo disso é o programa olist pax, lançado pelo olist e focado justamente em otimizar de ponta a ponta a logística de lojas parceiras. A solução oferece diversas vantagens a lojistas, incluindo:



  • Contratos exclusivos com Correios e transportadoras

  • Redução no valor de frete em mais de 15%

  • Entrega de pedidos em tempo recorde

  • Coleta de pedidos em até 24 horas (*confira as regiões)


👉 Aproveite para conferir nossa lista de bebidas com alto potencial de venda nos marketplaces!


Apostar no consumo consciente


Também conhecido como consumismo ético ou consumo verde, o consumo consciente está ligado ao conceito de comprar pensando no impacto que essa aquisição gera ao meio ambiente. Ou seja, priorizar a sustentabilidade e não apenas o benefício próprio.


Essa ideia está ganhando bastante força principalmente com a geração Z (nascidos entre 1998 e 2010), que está modificando os padrões de consumo de gerações anteriores.


Um estudo da Nielsen apontou que 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir o impacto no meio ambiente


Essa tendência é relevante porque, enquanto os clientes buscam por novas alternativas de consumo, as empresas precisam se adequar a essa nova realidade. 

Nesse momento, a sigla ESG vem ganhando força — e não por qualquer motivo. Sua tradução do inglês (Environmental, Social and Governance, que quer dizer Meio Ambiente, Social e Governança) indica uma série de práticas que devem ser usadas pelas empresas e que servem para definir se a companhia é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.


Ao ser avaliada dessa maneira, as vantagens são inúmeras: 


  • Maior engajamento dos colaboradores

  • Maior retorno para a sociedade

  • Economia

  • Publicidade positiva

  • Atração de novos mercados e consumidores (como é o caso da geração Z)

  • Entre muitas outras


No setor de Alimentos e Bebidas, isso se torna ainda mais relevante devido às questões de desperdício, tipo de cultivo e tipo de tratamentos e testes realizados em animais, por exemplo. Por isso, quem atua na área precisa considerar essas mudanças de comportamento de consumo para se manter competitivo no mercado.


Ouça seus consumidores e conquiste o mercado alimentício e o de bebidas


Os resultados expressivos de Alimentos e Bebidas deixam nítido o potencial de negócio desse mercado. E agora que você conhece os principais números e destaques do setor, é hora de aplicar tudo o que foi compartilhado aqui na sua empresa! 

Só não se esqueça de estar em dia com aquilo que o seu consumidor fala e demanda. Isso é o que vai fazer a sua loja se diferenciar.

Se você já tem uma operação estruturada, é fabricante ou varejista de alimentos e bebidas, use sua inteligência de dados para entender as principais necessidades dos seus clientes.


Além disso, conte também com a solução de venda olist store para reforçar a presença da sua marca nos marketplaces. Use as tecnologias certas, escute seu cliente e amplie o seu market share no setor. 



O que você achou deste conteúdo? Compartilhe suas ideias e opiniões nos comentários!

    post anterior
    Newsletter: manual completo para começar a investir nessa estratégia
    próximo post
    Empreendedorismo feminino: a internet como aliada dessa jornada
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.