“É no problema que a gente se destaca”: descubra como esta loja cresceu 425% em 5 meses

Case Olist e FTDHComo tem sido a performance da sua loja nos últimos meses? Suas vendas foram afetadas com a chegada da pandemia? A Associação Comercial de São Paulo estima que cerca de 20 mil estabelecimentos comerciais fecharam as portas na capital paulista desde março de 2020.

Por outro lado, mais de 100 mil lojas virtuais foram criadas entre março e maio deste ano, conforme dados da Abcomm. Isso comprova que, neste momento desafiador, muitas marcas estão buscando novas oportunidades e recorrendo à inovação para garantir o faturamento.

Esse é o caso da FTDH Comércio de Acessórios Automotivos, empresa paulistana que tem conquistado resultados incríveis com o Olist. Entre dezembro de 2019 e maio de 2020, a marca teve um crescimento incrível de 425% no faturamento online!

Conversamos com Anderson José de Oliveira, gerente da FTDH, para entender os detalhes dessa história. Confira os destaques e os conselhos que ele compartilha com quem também quer ter sucesso no e-commerce!


Diversificação de produtos e foco no digital


Fundada em 2017, a FTDH surgiu atuando com foco total em comércio de produtos automotivos. Capacetes, acessórios para motociclistas, filtros de óleo e discos de freio fazem parte do catálogo da empresa, que reúne mais de 1.000 produtos.

No entanto, com a evolução do mercado e a chegada da pandemia, a marca decidiu diversificar o portfólio e investir em novas categorias. Além de autopeças, hoje a FTDH comercializa vinhos e está começando a anunciar itens como máscaras de proteção e termômetros.

“Gostamos muito de usar o que temos de informação. Se podemos ser comprados em diversos segmentos, o que temos que buscar é a diversidade para atingir mercados diferentes”, explica Anderson.

Atualmente, a loja paulistana conta com uma equipe de 6 pessoas e tem dedicação integral às vendas online via Olist. A empresa chegou a vender por conta em outros marketplaces, mas deixou de operar nesses canais para conseguir focar no Olist.

Protagonismo em momentos de crise


Junto ao catálogo variado e à estratégia digital, a FTDH destaca-se pelo protagonismo e resiliência. Somados, esses fatores têm sido decisivos para o sucesso de vendas da marca, mesmo no cenário econômico atual, de crise e incertezas.

“É no problema que a gente se destaca. Enquanto muitos achavam que o mundo ia acabar, a gente trabalhou bastante. Cada um na sua casa, mas a gente mergulhou firme. A oportunidade está no problema. Sempre esteve no problema, em toda história”, analisa Anderson.


Os resultados desse trabalho incansável não demoraram a aparecer. Desde que iniciou a parceria com o Olist, em novembro de 2019, a empresa paulistana tem registrado alta de vendas mês após mês. Só entre dezembro e maio, a receita da loja teve um crescimento absoluto de 425%.

Por conta da alta performance, a FTDH utiliza a solução Olist Premium, focada em marcas de médio porte. Entre as vantagens desse plano estão gestão de conta personalizada e prioritária, além de participação em campanhas comerciais exclusivas.

Na visão do gerente, uma das principais vantagens do Olist é a praticidade na gestão de vendas realizadas em diversos sites. “Acho que o grande trunfo do Olist é a centralização de tudo. Poder estar em 15 marketplaces simultaneamente com uma administração centralizada é sensacional”, afirma.

As expectativas para os próximos meses são ainda mais positivas. Com o objetivo de alcançar novos clientes e aumentar o faturamento, a FTDH pretende dobrar o número de produtos anunciados no Olist. Para Anderson, a parceria está sendo valiosa: “Estamos muito contentes, e fico feliz de vocês abrirem esse canal de comunicação cada vez maior com os clientes. Esse é o caminho mesmo. A gente é sócio”.

3 dicas da FTDH para quem quer ter sucesso online


Uma forma inteligente de aprender com rapidez no varejo é ouvir o que grandes marcas e profissionais têm a dizer. Por isso, selecionamos algumas dicas compartilhadas por Anderson José de Oliveira, gerente da FTDH, para quem está começando no e-commerce. Confira a seguir!

Estudar o mercado constantemente


“Muita gente tem uma visão bem simplista do que é vender na internet. Acham que é mais fácil do que fazer uma venda tradicional, e não é bem assim, é um tanto quanto complexo. Então meu conselho pra quem vai começar é estudar. Estudar a respeito porque é uma coisa nova. Apesar de estarmos há três anos no mercado, todo dia aprendemos uma coisa nova, uma forma nova de lidar com o dia a dia.”

“Quem entrar agora com uma mentalidade antiga precisa esquecer tudo o que já foi feito no passado. Entender a internet como algo novo ao qual as próprias empresas estão se adaptando. Vocês mesmos são uma prova disso. A existência do Olist é a prova de uma oportunidade de negócio dentro de uma oportunidade de negócio que já é recente.”

Deixar de lado os preconceitos


“Você não pode ter preconceitos para estar na internet. Vejo que muita gente tem preconceito, não no sentido negativo da palavra, mas preconceito de achar que sabe o que é. Acho que hoje a venda online está em uma mutação constante. Hora a hora ela está se modificando, ela está se recriando muito rápido. Você tem que aprender todo dia um pouquinho a mais. Acho que esse é o segredo.”

Ter visão de longo prazo e se antecipar


“Tenho certeza que vamos entrar em um período muito bom de expansão. Acho que o Brasil vai bombar, e a gente tem que estar preparado para isso. Por isso estamos trabalhando bastante agora, para deixar todas as coisas prontas.”

“A gente está vivendo esse boom, mas eu acho que ele só antecipou as pessoas para o digital. A pandemia forçou a experiência da compra online. Uma coisa que vinha acontecendo no picadinho passou a ganhar velocidade com a necessidade de isolamento e o fechamento de lojas físicas.”

A sua loja também pode faturar mais com o Olist


Você também quer ter um crescimento de vendas incrível e recorrente, assim como a FTDH? Então conte com o Olist para alcançar esses objetivos! Com a nossa solução, sua loja pode divulgar produtos nos maiores sites de venda do Brasil e gerenciar pedidos, finanças e logística em uma única plataforma!

Junto a isso, você tem acesso total ao ecossistema de vendas Olist, que inclui contratos exclusivos com Correios, transportadoras, ERPs e muito mais. Aproveite todas as nossas vantagens para ganhar liquidez de vendas no e-commerce. Crie sua conta grátis e comece hoje mesmo:
[button link="https://olist.com/cadastroblog/" size="large" text_size="beta" newtab="on"]Venda com o Olist[/button]

Quer saber mais? Então veja como o Olist simplifica as vendas online em 5 passos!

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    Vitrine virtual: saiba por que e como criar uma para sua loja
    próximo post
    Aplicativo para loja virtual: vale a pena? Descubra aqui!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.