Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

[CASE] 100 vendas em 19 dias: descubra o segredo da SOS Celulares!


[CASE] 100 vendas em 19 dias: descubra o segredo da SOS Celulares!

O mercado de telefonia e acessórios para celulares tem um alto potencial de negócio e representa um importante segmento do e-commerce brasileiro. Por essa razão, é um ramo concorrido e dinâmico, que exige dos lojistas estratégias eficientes. No entanto, a concorrência não deve ser motivo de desânimo para quem quer investir nessa categoria – com visão estratégica e dedicação, é possível obter ótimos resultados.

A trajetória da SOS Celulares é exemplo claro disso. Já consagrada no interior de Minas Gerais, a empresa de celulares e acessórios decidiu investir no mercado de marketplaces para incrementar as vendas. Para isso, contou com a ajuda do Olist e, em menos de 20 dias de parceria, realizou 100 vendas!

Conversamos com o proprietário da SOS Celulares, Rafael Alves Pires, de 29 anos, para saber mais sobre a origem e evolução do negócio e conferir detalhes da parceria com o Olist. Acompanhe o texto e inspire-se nessa história de sucesso!

Contrate o olist agora mesmo


Os primeiros passos nos negócios…

O DNA do empreendedorismo se manifestou cedo na vida de Rafael, quando ele ainda era criança. Aos 13 anos de idade, o garoto recebeu do pai a tarefa de administrar uma “lojinha de xerox” na cidade de São Pedro do Suaçuí (MG), onde o empresário mora até hoje com a esposa. Conciliando trabalho e estudo, o jovem viu em tal desafio a oportunidade ideal de evoluir como pessoa e profissional.

Desde então, Rafael não parou de empreender. Aos 15 anos, abriu mão da tal “lojinha” para mudar-se para Guanhães (MG) – cidade um pouco mais desenvolvida da região – e gerenciar outra empresa da família, com foco em revelação de fotografias e venda de porta-retratos. “Com o passar do tempo, meu pai viu que podia deixar a loja e sentiu confiança para me passar ela de vez”, explica.

A responsabilidade de administrar o negócio sozinho era grande. Rafael gerenciava todos os setores da empresa, das compras às finanças, e tirava dali o seu sustento. Mas a rotina atarefada não impediu o mineiro de estudar – após terminar o ensino médio, ele fez um curso superior na área de Educação Física – e acompanhar as tendências do mercado.

… e o ingresso no segmento de celulares e acessórios

Foi nesse período que Rafael percebeu o potencial do segmento de telefonia, que estava começando a ganhar visibilidade no Brasil. “O pessoal foi procurando por acessórios, capas e películas para celular, mas na cidade não tinha isso. A partir do momento que a gente viu que o mercado precisava de empresas especializadas, eu comecei a investir nesse ramo”, detalha o empresário.

Surgiu, então, a SOS Celulares. Uma das pioneiras do segmento de celulares na região, a empresa hoje é reconhecida pela alta qualidade dos serviços oferecidos. Além de trabalhar com a venda de smartphones e acessórios, o negócio é especializado na manutenção de celulares e oferece até serviço de franquias.

Atualmente, a SOS Celulares conta com um e-commerce próprio e três lojas físicas, todas localizadas em Guanhães – para trabalhar na sede da empresa, Rafael viaja cerca de 150 quilômetros diariamente. A equipe é formada por 15 colaboradores, incluindo um consultor especialista em franquias, com mais de 30 anos de experiência.

Página inicial do site da SOS Celulares.

Página inicial do site da SOS Celulares.

Descoberta do Olist e incremento nas vendas

Desde jovem, Rafael entende que o comércio online é uma excelente oportunidade de negócio e, por essa razão, investiu bastante no site da empresa. Porém, o ingresso nos marketplaces demorou mais tempo para acontecer. “Eu já tinha ouvido falar em marketplaces e aí vi uma propaganda de vocês no Instagram. Fiz minha ficha cadastral, entraram em contato comigo e me explicaram como funciona”, comenta.

A parceria entre a SOS Celulares e o Olist começou em outubro de 2018 e, em pouco tempo, gerou resultados surpreendentes: foram realizadas 100 vendas nos primeiros 19 dias. No início, o próprio Rafael administrava a plataforma, cadastrando produtos, acompanhando as vendas e assistindo aos vídeos da empresa para esclarecer dúvidas. No entanto, hoje a gestão da operação no Olist é feita por uma funcionária contratada especificamente para essa função.

“O resultado é excelente. Estamos muito satisfeitos e queremos manter a parceria e aumentar as vendas”, declara o empresário. Segundo Rafael, o Olist tem sido fundamental para que a empresa fique bem ranqueada nos maiores varejistas online do Brasil e alcance ótimos resultados nesses sites – o Olist é integrado a mais de 10 canais de venda, como Mercado Livre, Americanas, Submarino e Ponto Frio.

Expectativas para os próximos meses de parceria

Neste momento, o principal desafio da SOS Celulares no Olist é cadastrar mais itens na plataforma. A empresa tem um portfólio com cerca de 500 produtos – celulares, capinhas, películas etc. –, mas ainda não publicou nem metade disso nos marketplaces. “Dentro de alguns dias, a gente vai aumentar o ritmo para cadastrar. Pretendo colocar todos os produtos que temos para, então, competirmos com o preço. Acredito que o sucesso vem a partir dos dois juntos”, explica Rafael.

Outro objetivo da marca mineira é aproveitar ao máximo as campanhas comerciais dos marketplaces e os recursos oferecidos pelo Olist. O ponto alto da parceria em 2019 deve ser a Black Friday, que é a data mais importante do e-commerce brasileiro e que acontecerá em 29 de novembro – a SOS Celulares até participou da campanha de 2018, mas não conseguiu se dedicar totalmente a ela.

Quando questionado sobre qual conselho gostaria de deixar para quem está começando o próprio negócio, Rafael destaca o seguinte: “O que eu levo pra mim é que o lojista tem que ser honesto e justo. A  gente vive pra resolver problemas dos clientes, então é preciso saber atender ele da melhor forma possível. É você ser correto, sincero e verdadeiro.”

Conclusão: os pilares do sucesso da SOS Celulares

Ser referência em um mercado tão concorrido como o de celulares e acessórios faz da SOS Celulares um exemplo a ser seguido. Mais do que sorte ou boas oportunidades, Rafael precisou ter muito foco e olhar empreendedor para construir um negócio bem-sucedido e de alta reputação. E para alcançar tais resultados, a empresa mineira baseou-se nos seguintes pilares:

  • Visão estratégica: Perspicácia e ampla visão de mercado são alguns dos termos que caracterizam bem a estratégia comercial da SOS Celulares. Graças a tais fatores, a loja ganhou destaque em Minas Gerais e se consagrou como especialista em telefonia.
  • Diversificação de canais: Contar com diferentes canais de venda permite que a SOS Celulares amplie a abrangência da marca e incremente as fontes de faturamento. Atualmente, a empresa vende por meio do Olist, três lojas físicas, e-commerce próprio e marketplace individual.
  • Equipe dedicada: Um dos diferenciais da marca mineira é a equipe de profissionais. Com 15 pessoas no time, a SOS Celulares oferece um atendimento especializado e de qualidade. Além de vendedores, há técnicos em manutenção, um especialista em franquias e uma gestora da conta do Olist.
  • Competitividade: Ter diferenciais é algo que não falta à loja. Serviço de excelência, profissionalismo, portfólio variado, site de qualidade e preço competitivo são apenas alguns dos elementos que dão à SOS Celulares grande vantagem sobre os concorrentes.
  • Dedicação: Proatividade e foco são características intrínsecas ao CEO da SOS Celulares, Rafael Alves Pires. Estar antenado às tendências do mercado e buscar constantemente novos conhecimentos faz com que ele consiga aproveitar ao máximo as oportunidades de negócio que surgem pelo caminho.

Ficha técnica:

Empresa: SOS Celulares

Entrevistado: Rafael Alves Pires

Está no Olist desde: Outubro de 2018

Gostou deste case de sucesso? Então não deixe de conferir outras histórias inspiradoras dos parceiros do Olist!

Venda mais com o Olist

[CASE] 100 vendas em 19 dias: descubra o segredo da SOS Celulares!
5 (100%) 8 votos

+ Nenhum comentário

Adicione o seu