sábado, 11 julho, 2020
Início Como divulgar Entenda como a venda em marketplace ajuda a movimentar o estoque

Entenda como a venda em marketplace ajuda a movimentar o estoque

0
Entenda como a venda em marketplace ajuda a movimentar o estoque

Os marketplaces são os grandes pontos de venda da internet no momento. Com alto investimento em marketing, eles ajudam outras empresas a ampliarem a visibilidade e movimentar o estoque. Essa oportunidade de negócios flexível é mais vantajosa em termos de custos e, na maioria dos casos, os lojistas parceiros pagam apenas uma comissão por venda.

Ao configurar uma conta e cadastrar os produtos, a loja obtém acesso instantâneo a um grande número de clientes em potencial. Veja, abaixo, como usar os marketplaces para impulsionar suas vendas!


Como funciona um marketplace?

Um marketplace é uma plataforma que vende produtos de outras empresas. Com foco em tecnologia e usabilidade, sites como Mercado Livre e Amazon atuam como intermediadores virtuais. Alguns deles também vendem os próprios produtos no site.

Os sistemas são populares e usados por lojas dos mais diversos tamanhos. Mesmo com um site próprio, elas também aproveitam as vantagens do enorme tráfego gerado pelos marketplaces. Do ponto de vista do consumidor, a vantagem é comprar tudo em apenas um local. Os motivos são bem simples: conveniência, preço e segurança.

É conveniente comprar em um marketplace porque o usuário não precisa pesquisar ofertas e produtos em diferentes sites. Grandes plataformas têm praticamente qualquer produto de consumo. Além disso, essas empresas oferecem aplicativos e sites amigáveis — com as melhores práticas de navegação, pagamento e frete.

A concorrência de lojistas nesses sites é grande, sendo comum encontrar dezenas de anúncios do mesmo produto, o que força uma competição pelos melhores preços. Para o cliente, basta um clique para filtrar os itens mais baratos. Mas isso não deve ser uma barreira, pois muitos lojistas praticam margens de lucro menores visando ganho no volume. 

Comprar em marketplace também é uma experiência segura. A plataforma garante proteção no pagamento e a entrega dos produtos. Os marketplaces permitem a devolução do dinheiro, caso aconteça algum imprevisto. Essa garantia incentiva mais vendas, pois os usuários podem comprar sem se preocuparem com a reputação da empresa que está anunciando no marketplace.

Como um marketplace ajuda a movimentar o estoque?

As plataformas são um local excelente para obter clientes que ainda não conhecem o negócio. Os compradores podem descobrir a sua marca pesquisando produtos específicos ou navegando nas listas mais populares. Um marketplace permite que novos e-commerces anunciem (de igual para igual) junto às grandes marcas. Veja, logo abaixo, outros pontos relevantes que o marketplace pode trazer!

Tráfego constante

Não há dúvidas: o tráfego é o ativo mais importante da internet. Considerando que o preço dos anúncios online sobe a cada ano, esse fator é ainda mais relevante. Os marketplaces são lucrativos por usar o poder do coletivo, já que podem oferecer um “estoque infinito” sem aumentar os custos operacionais. Esse faturamento escalável permite enormes investimentos em marketing — algo impossível para um pequeno e-commerce.

Venda em multicanais

O marketplace é um excelente canal de vendas, o que não significa que é necessário interromper sua operação em outros canais. Além do site próprio e até loja física, você pode trabalhar com diferentes plataformas no Brasil.

Sua loja ganha um nível instantâneo de confiança

Esse é um problema comum para novos negócios, pois, em um sistema conhecido, você se beneficia do poder da marca. As pessoas já confiam no site e, automaticamente, também confiam na sua loja.

Começar é simples e rápido

A plataforma cuidará de grande parte dos “problemas” de vender online: design, hospedagem, controle de pedidos, frete, transações financeiras e até atendimento — sua organização economiza muito tempo e dinheiro.

Acesso a campanhas de marketing

Como já mencionamos, os marketplaces têm grande poder de divulgação. Os lojistas parceiros podem aproveitar as campanhas frequentes e sazonais da plataforma no Natal, Dia das Mães, Black Friday etc.

Campo de testes

Deseja saber quanto as pessoas estão dispostas a gastar em um item específico? Precisa movimentar o estoque parado ou deseja lançar um novo produto? Um marketplace é um ótimo canal para realizar testes de mercado.

Estratégias de venda para marketplaces

Apesar de todos os benefícios, alguns cuidados também são necessários. Veja abaixo.

Escolha a plataforma correta

Existem marketplaces para vários nichos. Escolher e aprimorar a reputação no canal correto é essencial. Comece pesquisando itens similares e pergunte-se se:

  • O produto ou categoria está disponível?
  • O item tem uma boa quantidade de vendas e avaliações?
  • É possível competir com o preço do produto e o frete?
  • Você pode enviar o item no prazo estipulado pela plataforma?
  • Sua empresa está regulamentada para emitir Nota Fiscal?

Se você respondeu “sim” para todas perguntas, não perca mais tempo e comece a vender agora!

Entre para o programa de entregas

Grande parte dos sites oferecem formas de envio e cálculo do frete. Os lojistas que participam do programa geralmente têm vantagem sobre aqueles que enviam por conta própria. Isso também reduz seu trabalho operacional. Dessa forma, não precisa informar o valor do frete para cada cliente. Um exemplo famoso de programa de entregas é o Mercado Envios, do Mercado Livre.

Invista em boas fotos e descrições

Apenas um título chamativo não basta. Fotos de qualidade (de preferência com fundo branco) e descrições completas também são cruciais para aumentar as vendas. Lembre-se de que, se o cliente não encontrar informações no anúncio, basta um clique para ele visitar o da concorrência.

Tenha uma identidade

Quando um cliente compra em um marketplace, apenas a marca da plataforma é reconhecida — muitas pessoas nem sabem que os produtos são de outras lojas. Por isso, invista em uma embalagem bonita e personalizada. Você também pode enviar folders com outras promoções da empresa.

E, claro, não esqueça do básico: responda a todas as perguntas e envie os pedidos o mais rápido possível.

Tenha um software de gerenciamento

Geralmente, os vendedores online têm milhares de itens que precisam ser listados em vários canais. Com o aumento do número de plataformas, o gerenciamento de estoque e de pedidos, se feito manualmente, torna-se gigantesco. Por isso, é recomendado optar por um sistema de gerenciamento para otimizar as vendas.

O software não apenas ajuda a reduzir quaisquer erros de upload, mas também torna a movimentação de grandes dados uma operação contínua. Basicamente, com um sistema automatizado, você cria uma máquina de vendas.

Invista em marketplaces e movimente o seu estoque

Como podemos ver, existem várias razões para aderir aos marketplaces. É menos complexo e mais barato do que lançar sua própria loja virtual. Por apenas uma taxa por venda, os comerciantes podem usar todos os recursos disponibilizados pela plataforma: gestão de estoque, pagamentos, frete, tráfego constante, atendimento e muito mais.

Um marketplace é o caminho natural para destacar sua loja e movimentar o estoque. Os benefícios são reconhecidos por empresas multinacionais e também por pequenos empreendedores. Com um bom produto e preço, todos têm espaço para vender e escalar.

Quer outras dicas práticas? Aproveite ao máximo o poder de um marketplace com essas técnicas de vendas.

Venda mais com o Olist

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui