Categoria de produtos: como aplicar no seu e-commerce

Categoria de produtos no e-commerce

Imagine a seguinte situação: você vai fazer compras em um supermercado que nunca foi antes e, chegando lá, você não encontra nenhum tipo de divisão por seções. Em um mesmo corredor, você se depara com frutas, produtos de limpeza e eletrônicos, todos misturados. Nesse cenário, fazer as compras se tornaria um trabalho bem caótico, não é mesmo? É por isso que a definição da categoria de produtos é tão importante no varejo, seja via e-commerce ou loja física.

Organizar a loja por categorias específicas facilita a pessoa a encontrar os itens que deseja comprar. E ao tornar a vida dela mais fácil, você melhora a experiência de compra e, consequentemente, impacta positivamente a taxa de conversão e o faturamento da sua empresa. 

É incrível como detalhes pensados na experiência da pessoa fazem toda a diferença para alcançarmos o resultado esperado com o negócio. Por isso, se você tem uma loja virtual e ainda tem dúvidas sobre este assunto, continue lendo o post para entender mais sobre a categoria de produtos, as suas vantagens e como aplicá-la no e-commerce. Boa leitura! 

O que é categoria de produtos?

Definir a categoria de produtos é uma forma de organizá-los em uma loja física ou virtual. Por exemplo, um e-commerce de roupas femininas pode ser categorizado em blusas, roupas de baixo, etc. Dessa forma, ao entrar em seu site, a pessoa encontrará tudo de maneira muito mais fácil e rápida. 

Além das categorias, existem as subcategorias, que têm o papel de especificar melhor os tipos dos produtos que a loja vende. Pensando ainda em um e-commerce de roupas femininas, dentro da categoria de blusas, poderíamos especificar: regata, cropped, top etc.. Já na categoria de parte de baixo viriam: calças, shorts, saias e assim por diante. 

Como você pode perceber, os tipos de categorias vão depender do nicho do seu negócio. Por isso, uma ideia para ajudar nessa tarefa é realizar a análise de concorrência para entender o que os concorrentes estão fazendo. Assim, além de organizar a estrutura do seu próprio site, você pode pensar em outros pontos que melhorem a experiência dos clientes e tragam destaque para sua empresa. 

Outra dica que você pode usar em seu negócio é aplicar a busca inteligente no campo de pesquisa do site. Com esse recurso, uma pessoa que está procurando ativamente um produto dentro da sua loja tem chances maiores de converter. Por isso, quanto mais otimizado e personalizado for o seu filtro, melhor será a experiência dessa pessoa no site. 

Quais as vantagens de criar categorias de produtos?

Por mais que pareça trabalhoso, aplicar a categorização de produtos pode render frutos incríveis para sua loja. Uma vez que o objetivo ao criar uma loja virtual é que ela seja efetiva e gere vendas, é essencial entregarmos a melhor experiência de cliente possível. 

Experiência de compra positiva

Um catálogo bem organizado permite que, em poucos cliques, diferentes clientes encontrem os produtos que estão buscando e, até mesmo, descubram itens que nem estavam procurando. Além de melhorar a experiência das pessoas, você consegue mostrar várias opções do catálogo, fazendo com que mais vendas sejam convertidas. 

Taxa de conversão 

Ao melhorar a experiência de compra por meio da categorização dos produtos, você transmite profissionalismo para clientes, o que gera segurança para conversão. Isso aumenta a satisfação na hora de comprar, fazendo com que retornem no futuro para realizar outra compra ou indiquem sua loja para pessoas próximas ou na internet. 

Ranqueamento nos mecanismos de busca

A aplicação de categorias e subcategorias na sua loja virtual ajuda no processo de otimização da página. Isso porque cada categoria e subcategoria será uma página com oportunidades para você utilizar palavras-chave específicas dos seus produtos, aumentando as chances de aparecer em mais resultados de pesquisa do Google.   

Inclusive, preparamos um vídeo sobre otimização para motores de busca. Confira aqui:

Tipos de categorização de produtos 

Cada negócio tem um objetivo específico. Por exemplo, um e-commerce (ou loja virtual) vende produtos de um nicho específico. Já os marketplaces – grandes sites que reúnem várias pessoas vendedoras –, trabalham com itens de diferentes segmentos. Em cada negócio, a organização das categorias será diferente. Por isso, explicamos mais detalhes a seguir:

Em marketplaces

Em um marketplace, a categorização é dividida entre diferentes segmentos de produtos, assim como no Mercado Livre. Por isso, as categorias devem ser mais amplas para ter espaço para ilustrar todos os produtos que podem ser encontrados dentro do site. 

Categorização no marketplace do Mercado Livre | Reprodução: Mercado LivreCategorização no marketplace do Mercado Livre | Reprodução: Mercado Livre

Em e-commerces de nichos

Em um e-commerce de nicho, a classificação é mais segmentada – isto é, focada apenas em uma categoria de produto, como beleza ou roupas femininas. Neste caso, a categorização se torna mais detalhada, ajudando a pessoa a encontrar exatamente o produto que ela quer. 

Categorização no site da Amaro | Reprodução: AmaroCategorização no site da Amaro | Reprodução: Amaro

Como criar categorias de produtos?

Como vimos, a categorização melhora a experiência de clientes e impacta positivamente em algumas métricas, como taxa de conversão e taxa de rejeição. Agora, confira algumas dicas para entender como aplicá-la. 

Entenda seu público-alvo 

Em primeiro lugar, saiba qual é seu público-alvo e o que ele busca. Como você quer ser encontrado na internet, é preciso se colocar no lugar do usuário e da usuária e imaginar os caminhos que precisam ser seguidos para chegar até a marca. 

E como os clientes chegam até você? Por palavras-chave ou termos de pesquisa. Para isso, use algumas ferramentas, como o Semrush e o Google Trends, e identifique o que seu público está buscando. 

👉 Leia mais: Como usar o Google Trends para vender mais

Categorias para SEO

A organização do seu site impacta no SEO. Por isso, para estruturar as categorias e subcategorias, é necessário realizar uma pesquisa de palavras-chave para entender como seu público pesquisa pelo produto. Você pode usar ferramentas como o Google Trends e o Google Keyword Planner e conquistar um bom posicionamento orgânico. 

Crie categorias e subcategorias para cada produto 

Como vimos ao longo do texto, é necessário pensar nas categorias e subcategorias do seu site. Por exemplo, em uma loja de beleza, é preciso ter categorias que diferenciem perfumes, produtos para cabelo, itens para o corpo, entre outros. 

Além disso, é importante a adição de breadcrumbs para deixar sempre explícito à pessoa em que parte do site ela está e qual foi o caminho feito para chegar até ali, pois ela precisa se sentir à vontade para navegar entre as páginas sempre que precisar. 

Confira nosso vídeo em que explicamos todas as etapas de como criar categoria de produtos, na prática: 

Como usar Tiny ERP para categorizar produtos?

O ERP é uma ferramenta utilizada para gerenciar o negócio. Esse tipo de plataforma é essencial para quem vende em uma loja virtual, pois ela centraliza o cadastro de produtos, estoque, vendas, notas fiscais, financeiro e outras informações importantes. Com isso, as tarefas diárias ficam mais fáceis de serem executadas.

O Tiny é um ERP especialista em e-commerce. Uma das vantagens de utilizá-lo para cadastrar os produtos é que, na hora de incluir informações, você pode informar a qual categoria aquele produto pertence

Assim, quando for enviar um novo produto para a plataforma de e-commerce, a categoria já vai estar preenchida, gerando economia de tempo e mais agilidade para criar anúncios.

O mesmo acontece na hora de puxar produtos da plataforma de e-commerce para o Tiny ERP. A árvore de categorias é importada, facilitando a gestão de cada item. Incrível, não é?

Saiba mais sobre o que Tiny pode oferecer à sua loja e aprenda também a categorizar produtos usando a plataforma:

👉 Leia mais: Aprenda como fazer a categorização de produtos no Tiny.

Otimize a experiência do seu cliente

De uma maneira simples, a categorização de produtos é uma prática necessária e inteligente para seu e-commerce. Manter o site estruturado é garantir uma boa experiência para clientes, conquistar sua confiança e gerar vendas. 

Coloque já em prática todas as dicas e aproveite os recursos de Tiny, o sistema de gestão feito para otimizar a operação do seu negócio. Com ele, você consegue criar categorias de produtos de uma maneira simplificada, além de poder controlar e gerir seu negócio de forma inteligente. 

Gostou do texto? Compartilhe suas opiniões ou dúvidas nos comentários abaixo!

    post anterior
    Já sabe o que vender no outono 2022? Veja 4 segmentos que vão bombar no e-commerce!
    próximo post
    Como montar um sex shop online: esquente suas vendas com produtos eróticos!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.