Categorização de produtos: por que e como fazer na sua loja virtual

Imagine a seguinte cena: você vai ao supermercado fazer compras, mas chegando lá encontra todos os produtos misturados, sem divisão por seções. Frutas, produtos de limpeza, eletrônicos, cereais… Todas as mercadorias desordenadas, sem separação clara. Nesse cenário, fazer as compras torna-se caótico e trabalhoso, certo? É por isso que a categorização de produtos é tão importante no varejo, seja físico ou online.

Organizar o catálogo da loja em categorias específicas facilita a encontrabilidade dos itens e otimiza a experiência de compra do público. Como resultado, a taxa de conversão melhora significativamente, e você fatura muito mais! 

A seguir, compartilhamos detalhes sobre o gerenciamento por categoria de produtos no e-commerce e explicamos como você pode fazer isso de graça no aplicativo Shops. Confira!


Vantagens do gerenciamento por categoria de produtos

Dedicar energia à categorização de produtos pode render frutos incríveis para a sua loja. Entre as principais vantagens está a maior encontrabilidade das ofertas. Itens categorizados em seções claras são mais facilmente encontrados pelo público do que os não categorizados. Ou seja, economia de tempo para clientes e para você!

A consequência disso é uma experiência de compra mais agradável para os consumidores. Um catálogo bem organizado permite que, em poucos cliques, eles encontrem os itens que desejam e até descubram produtos que inicialmente nem estavam buscando.

O correto gerenciamento por categorias também pode melhorar – e muito! – a sua taxa de conversão. Quanto mais satisfeito o cliente estiver com a experiência ofertada pela sua loja, mais propenso ele ficará a fechar negócio. E, aqui, velocidade e facilidade são fatores decisivos para a compra.

Com todas essas alavancas, você certamente vai conseguir aumentar o volume de vendas e de faturamento e ainda fidelizar clientes. Portanto, ter um portfólio bem categorizado é fundamental para a sua loja alcançar o sucesso no e-commerce!

Categorização de produtos: tipos de categorias e dicas!

Trabalhar com diversos nichos similares de produtos é uma estratégia muito indicada para a sua loja ganhar ainda mais relevância no mercado. Ao diversificar o portfólio com itens complementares, você aumenta a capilaridade, alcança diferentes públicos e evita a dependência de poucos produtos. 

No entanto, justamente por esses motivos, é importante que o site da loja tenha uma categorização bem feita. Do contrário, o público pode ficar confuso e desistir da compra por não encontrar o que buscava. 

Pensando nisso, recomendamos que você analise o comportamento dos clientes ao realizar a categorização de produtos. O que o público está buscando ao acessar o site da sua loja? Quais produtos e segmentos são mais buscados? Refletir sobre isso com certeza ajudará você a categorizar com mais assertividade.

Outra dica é acompanhar a concorrência. O que outras lojas do segmento têm feito em relação à categorização? Essa análise pode gerar boas ideias para você!

No caso de sites de trabalham com diversos segmentos de produtos, a categorização geralmente é mais ampla. Esse é o caso do Mercado Livre, por exemplo:

Categorização de produtos: por que e como fazer na sua loja virtual
Categorização no marketplace Mercado Livre | Reprodução: Mercado Livre

Já em e-commerces mais focados em nichos, a classificação dos produtos é mais segmentada. Veja o exemplo da Amaro, loja especializada em moda feminina:

Categorização de produtos - Amaro
Categorização no site da Amaro | Reprodução: Amaro

A partir disso, fica claro que a categorização depende do segmento de atuação e do público da sua loja. No entanto, a análise de concorrência e o entendimento sobre os clientes da sua empresa podem facilitar muito esse processo!

Como categorizar produtos da sua loja no aplicativo Shops

Agora que você já sabe detalhes sobre categorização de produtos, é hora de colocar os aprendizados em prática! Se a sua loja ainda não tem um e-commerce próprio, o melhor caminho para começar é o aplicativo gratuito Olist Shops.

Usá-lo é muito simples: você baixa o app, cadastra seus produtos em poucos minutos e compartilha o link da loja com seus contatos via redes sociais e WhatsApp. Nele, você pode vender itens novos e usados mesmo sem ter loja formalizada. Acesse este texto para saber como baixar e usar o aplicativo.

Além de ser totalmente grátis, o Olist Shops permite a criação de categorias para os produtos cadastrados. Veja a seguir como é fácil usar a funcionalidade de categorização:

1) Acesse o aplicativo Olist Shops no seu celular e faça o login

Categorização de produtos - Olist Shops - 1
Passo a passo de como categorizar produtos no Olist Shops.

2) Clique na aba “Categorias”

Clique então em “Registrar categoria”. Depois, defina o nome da categoria e crie uma descrição para ela.

Vamos usar como exemplo a categoria “Celulares”. Na descrição, é possível escrever o seguinte: “Aqui você encontra os celulares mais buscados do mercado, com preços competitivos!”.

Depois disso, vá no botão “Salvar Categoria”.

3) Clique na aba “Produtos”

Nesta tela, selecione algum produto da seção que você acabou de criar e clique em “Categoria”. Marque a categoria adequada para o produto e depois clique em “Continuar” > “Finalizar”.

Categorização de produtos - Olist Shops - 2
Passo a passo de como categorizar produtos no Olist Shops.

4) Prontinho, você já categorizou o seu primeiro produto!

Depois de categorizar seus produtos no Olist Shops, sua vitrine virtual fica muito mais organizada para os clientes.

Categorização de produtos - Olist Shops - 3
Vitrine do Olist Shops com categorização de produtos.

Com o Shops, organizar sua loja virtual é muito mais fácil!

Gostou de saber mais sobre as vantagens da categorização de produtos no e-commerce? Implementar as dicas deste post na sua loja virtual vai te ajudar a conquistar novos clientes e oferecer a eles uma experiência de compra ainda melhor. Por isso, não perca tempo e comece a categorizar seus produtos o quanto antes!

E lembre-se de que o Olist Shops tem recursos exclusivos e GRATUITOS para você vender online com facilidade e segurança. Baixe agora o aplicativo e experimente todas as funcionalidades!

Aproveite para conferir nosso conteúdo sobre como vender pelo WhatsApp e alcançar resultados surpreendentes!

Camilla de Oliveira

Camilla de Oliveira

Produtora de conteúdo do Olist, jornalista e curiosa nata. Acredita no poder da comunicação para cativar e informar pessoas. Entusiasta do marketing digital como ferramenta de inclusão e empoderamento.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *