Aplicativo de vendas: 5 passos para montar sua loja virtual direto do celular

Aplicativo Loja Virtual

Ter uma fonte de renda extra ou mesmo montar seu próprio negócio têm levado muitas lojas a usarem um aplicativo de vendas. Entender como funciona, quais são suas vantagens, como se destacar e como utilizar este canal de vendas pode fazer toda a diferença para o sucesso no e-commerce.

Claro, a pandemia impulsionou o boom de novos negócios, mas os avanços tecnológicos e a democratização da informação também encorajaram muitos a desbravar esse mercado. Por isso, preparamos este tutorial completo para sua loja aproveitar os apps para vendas!

Porém, antes de falarmos sobre os 5 passos, entenda como de fato funciona um e-commerce.




Como funciona um e-commerce


Por que usar um aplicativo de vendas? Realmente é fácil ganhar dinheiro na internet? Como vender um produto de forma eficaz?

Dados da Neotrust mostram que o e-commerce brasileiro cresceu 4,3% no número de pedidos no 2º trimestre de 2022, comparado ao ano passado. Isso representa um total de 89,6 milhões de vendas online

Então vamos falar melhor sobre esse mercado que tanto tem crescido nos últimos anos. Primeiro, e-commerce é uma abreviação de electronic commerce (comércio eletrônico). Ou seja, é o ato de vender e comprar produtos ou serviços pela internet.

Primeiro de tudo, a loja virtual tem a mesma lógica da loja física. Ela precisa de um espaço de exposição dos produtos, de atendimento, de meios de pagamento e, claro, dos clientes. No caso da loja virtual, o aplicativo de vendas fará a função de exibição dos produtos. 

Já com relação aos meios de pagamento, eles podem ser terceirizados, e normalmente a própria plataforma que você escolher terá opções inclusas. Agora quando falamos sobre o atendimento, a logística e os clientes, em parte, a responsabilidade é de quem está vendendo.

Outro fator importante é que o processo de compra e venda é mais autônomo, com o cliente entrando no site e fazendo suas escolhas, apenas acionando o atendimento (pessoal ou automatizado) quando achar necessário.

Quando a compra é efetuada, cabe a você realizar a entrega, seja com um parceiro como o olist pax ou diretamente com os Correios ou uma transportadora particular.

O pagamento será recebido em poucos dias, dependendo da plataforma escolhida.

Agora que você tem um pouco mais de noção do que é um e-commerce, vamos mostrar 5 passos para você montar uma loja virtual direto do seu celular.

Confira o passo a passo fundamental para vender por aplicativo de compra e venda


Passo 1 – Escolha o que vai vender


Nós falamos acima que muitas lojas têm buscado vender na internet como fonte de renda extra. Se esse é o seu caso, você pode procurar por produtos que tenham alta demanda e que gerem lucro mais rápido. Para te ajudar com isso, preparamos uma lista com os produtos mais buscados no e-commerce.

Mas se pensa em empreender de maneira definitiva e como atividade principal, você pode olhar para outros nichos.

Escolha algo que goste e que entenda como seu mercado. Isso trará vantagens como se tornar autoridade para o público, ser referência para o mercado e também trabalhar com produtos de nicho.

Independentemente se é por renda extra ou por querer se tornar um empreendedor, esse passo é essencial e vai determinar os rumos do seu negócio.

Passo 2 – Decida o seu aplicativo de vendas


Aqui é um passo importante. Existem muitas plataformas que ajudam a criar sua loja virtual. A plataforma é responsável por toda a estrutura. Ela deve fornecer o domínio do seu site, a gestão dos seus produtos, vendas e estoque, a possibilidade de personalizar o layout, integração com os meios de pagamento e muito mais.

Cada plataforma tem diferenciais que melhor se adaptam ao seu negócio. A Vnda by olist é uma plataforma para loja virtual, integração omnichannel e experiência de marca, desenvolvida para escalar e-commerces inclusive com operações omnichannel por meio do aplicativo Direct. Quer saber mais sobre esta solução? Clique aqui e converse com o nosso time de especialistas.


Agora iremos para outro passo muito importante na hora de criar sua loja, o catálogo.

Passo 3 – Monte o seu catálogo de maneira incrível


Uma questão que se deve ter em mente é que a loja online funciona 24 horas por dia, mesmo quando não há um vendedor disponível. Aliás, isso nunca deve impedir que alguém realize uma compra. Pensar nesse elemento te ajudará a ter sucesso nas vendas.

Pergunte a você mesmo: que informações eu buscaria para fazer a compra do produto que estou vendendo?

Sua resposta deve guiar toda essa parte de catálogo. Pensando nisso, vamos falar de três pontos principais: descrição do produto, fotografia e layout.

Descrição do produto


Como falamos acima, uma loja virtual não tem vendedor 24 horas, por isso o máximo de informação deve estar na descrição. Qual é o modelo do produto, o tamanho, suas funcionalidades básicas, seu modo de uso e tudo que ajude a deixar a pessoa mais ciente do que está comprando.

Um exemplo: pense que deseja comprar um liquidificador e entra numa loja virtual com duas ofertas do mesmo produtos, qual dos anúncios abaixo te chamaria mais a atenção:

Este?

  • Liquidificador Hamilton Beach 400ml

  • R$ 179,90


Ou este?

  • Liquidificador Hamilton Beach 51102BZ 400 mL preto com jarra de tritan 127V

  • R$ 179,90

  • Capacidade de 400 mL.

  • A sua potência é de 175 W.

  • Tem trava de segurança.

  • Livre de BPA.

  • Suas preparações favoritas prontas em poucos minutos.


Sem dúvidas a segunda opção te traz mais informações e ajuda na hora de decidir qual produto comprar. É isso que você deve ter em mente quando for montar a descrição de produtos.

Fotografia


Numa loja virtual, assim como na física, o visual precisa ser encantador. Uma boa imagem vende tanto quanto uma promoção. Por isso, sua foto precisa transmitir tudo o que o seu produto tem a oferecer.

Você mesmo pode fazer boas fotos sem precisar de uma grande estrutura. Veja algumas dicas que você pode seguir:

lista-fotografia-loja-virtual


Deixamos esse guia para que você tire todas as dúvidas sobre como fazer boas fotos.

Layout


Pense que o layout da sua loja é como se fosse a decoração de um estabelecimento físico. Precisa encantar, mas também deve guiar o consumidor para os seus produtos. Nada pode parecer perdido.

Com a plataforma Vnda, por exemplo, você tem a chance de criar uma loja 100% personalizada.


Lembre-se que a experiência do usuário em seu site vai determinar se ele comprará algo seu ou não.

Passo 4 – Divulgue sua loja virtual


A loja está montada, bonita, com todos os produtos organizados, mas ninguém sabe que ela está aberta. Parece um absurdo quando imaginamos isso no ambiente físico, mas esse problema acontece (e muito) no online. Não é à toa que 80% das lojas virtuais acabam fechando antes dos 18 meses de funcionamento, segundo o SEBRAE.

Então, de pouco adianta ter um potente aplicativo de vendas com tudo funcionando se você não trouxer público. E aqui vamos dar algumas dicas que podem fazer toda a diferença:

  1. Divulgue o link da sua loja para amigos e familiares via WhatsApp

  2. Use as redes sociais como meio de divulgação ativa

  3. Use o e-mail para informar seus clientes sobre novidades e promoções

  4. Cogite fazer campanhas de marketing digital


Passo 5 – Sempre fique de olho na concorrência


Segundo dados do Paypal, em média 789 lojas virtuais foram iniciadas por dia entre 2020 e 2021. Ou seja, existe muita concorrência por aí, certo? Mas isso não é motivo para desânimo!

Tente pensar por esse lado: o que as lojas do seu segmento têm feito para atrair mais clientes? Como elas têm utilizado os canais de vendas? Qual é o preço médio do produto que você também vende?

Essas perguntas devem pautar suas análises para sempre se manter competitivo em qualquer segmento de mercado.


Conclusão


Esses passos vão ajudar a começar uma loja virtual hoje mesmo, de maneira simples e prática.

Não esqueça da importância destes itens para ter uma loja virtual de sucesso:

  • Escolha acertada do que vai vender

  • Descrição dos produtos bem feita

  • Fotos com boa qualidade

  • Layout atraente e que ajude o consumidor a comprar facilmente

  • Divulgação da loja online nas redes sociais

  • Sempre de olho na concorrência


Lembre-se que com a plataforma Vnda você pode ter uma solução completa, com opções de integrações, recursos nativos e um aplicativo próprio para vendas omnichannel.

Quer montar sua loja virtual do zero? Confira este conteúdo que está ainda mais completo!

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    Como vender nas redes sociais: dicas, estratégias e ferramentas
    próximo post
    Guia COMPLETO para você criar um site para a sua empresa
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.