4 erros de logística comuns no ecommerce que podem prejudicar seu lucro


4 erros de logística comuns no ecommerce que podem prejudicar seu lucro
5 (100%) 3 votos

4-erros-de-logística-comuns-no-ecommerce-que-podem-prejudicar-seu-lucroMuitos empreendedores digitais se preocupam com o layout do site, a divulgação da loja, a gestão do estoque e as formas de pagamento e se esquecem de um ponto primordial para a satisfação do cliente e para o alcance de bons resultados: a entrega do produto. Atrasos, fretes mal calculados e falta de rastreamento são apenas alguns dos problemas que acometem algumas lojas online.

Quer evitar situações como essas? Acompanhe os 4 erros de logística no ecommerce e não os deixe prejudicar a sua lucratividade!

Demora na entrega da mercadoria

Há sempre uma grande expectativa para a chegada de um item que foi adquirido em uma loja virtual. Como essa transação comercial é feita sem que o consumidor tenha contato direto com o produto, existe sempre uma ansiedade quanto à chegada dele.

Por mais que este tipo de cliente esteja ciente de que levará alguns dias até que o pedido seja entregue no endereço informado, a tolerância quanto a atrasos é mínima e costuma ser um dos principais fatores que deixa o internauta insatisfeito. Para evitar este tipo de situação, é importante que o sistema de logística esteja adequado corretamente à localidade de entrega, para que os prazos informados possam ser cumpridos.

Ao calcular uma data, coloque sempre uma margem de segurança de dois a cinco dias para que, caso haja alguma eventualidade, a entrega ainda seja feita no período acordado. Agilidade é importante, mas ela não tem mais valor do que uma expectativa não cumprida. Portanto, tenha atenção.

contrate o olist agora mesmo

Falta de rastreamento

Outro erro de logística comum em um ecommerce é o da falta de rastreamento de produtos. Quando o sistema de transporte não permite este acompanhamento, as chances dos atrasos serem maiores são muitas.

Para evitar este tipo de problema e deixar o seu cliente mais tranquilo quanto ao recebimento do item, contrate transportadoras que ofereçam este serviço ou envie o material por meio do e-Sedex, que é um servido dos Correios voltado para este tipo de empreendimento. Com o número do protocolo de rastreamento em mãos, você poderá enviá-lo por e-mail ao consumidor ou disparar avisos automáticos informando o status da entrega.

Cálculo inadequado do frete

Um dos erros de logística no ecommerce mais graves é o relativo ao cálculo do frete. Se feito de maneira inadequada, a loja virtual deverá arcar com a diferença e assumir o prejuízo.

Uma situação como esta, não é nada favorável à lucratividade do empreendimento. Portanto, para que estes problemas sejam evitados, peça o apoio da transportadora ou acesse o site dos Correios para elaborar corretamente este cálculo, que é melhor definido pela informação do CEP em um campo específico.

Logística reversa falha

Compras feitas em um ambiente virtual, assim como em uma loja física, estão vulneráveis a trocas e a devoluções. Para que o seu empreendimento digital esteja preparado para lidar com situações como estas, é necessário que você conheça osDireitos do Consumidor no comércio online e tenha um sistema de processos capaz de fazer a logística reversa.

Isto é, receber o item de volta. Nestes casos, é importante que seu ecommerce esteja apto a reintegrar o produto no sistema, para arcar com as despesas (de acordo com as definições legais deste tipo de transação) e para qualquer outro procedimento necessário.

O que você achou sobre os 4 erros de logística no ecommerce citados neste post? Deixe seu comentário na caixa de diálogo abaixo. Para saber mais sobre este tema, que é tão crucial para a satisfação do cliente e para a lucratividade do empreendimento, leia também o Varejo online: a importância de uma logística eficiente!



1 Comentário

Adicione o seu

+ Deixe um Comentário