4 ferramentas gratuitas para medir resultados da sua loja virtual


4-ferramentas-gratuitas-para-medir-resultados-da-sua-loja-virtualGerenciar uma plataforma de e-commerce pode ser uma atividade mais simples quando se tem ferramentas para analisar a audiência, conversões e demais variáveis desse tipo de canal de vendas. Na internet, existem algumas ferramentas gratuitas e pagas para ajudá-lo a compilar seus dados e comparar com outros sites e redes sociais.

O Google Analytics é a ferramenta gratuita mais famosa para esta finalidade, mas saiba que existem outras ferramentas tão boas quanto. Elas podem ajudar a interpretar todos os dados gerados pela sua loja virtual e a medir resultados. O nosso time escolheu algumas destas ferramentas e testou para podermos escrever este post.

Quer ver o que encontramos? Continue a leitura!

1. Google Analytics

Essa é a ferramenta mais famosa e conhecida por todos. Mas para os iniciantes no ramo de e-commerce, vale reforçar que este é um serviço gratuito, em que é possível monitorar alguns indicadores da sua loja virtual.

Nele, é possível acompanhar em tempo real a quantidade de usuários online, quais páginas estão e a localização. Nos demais relatórios da ferramenta, é possível ter acesso: ao número total de visitas, visualizações, páginas vistas, origem do tráfego, visitantes novos x retornos e funil de conversão.

Além disso, outras variáveis podem ser acessadas e é possível configurar relatórios para receber por e-mail na frequência que você determinar, traçar metas de acessos e conversões. A instalação é bastante simples, basta inserir um código fornecido pelo Google nas páginas que deseja monitorar. Muitas plataformas de e-commerce possuem campos para inserir o código automaticamente, basta apenas inserir o código de usuário do Google Analytics.

contrate o olist agora mesmo

2. Navegg e-commerce

Este sistema possui informações de usuários e compradores de aproximadamente 100.000 lojas virtuais parceiras. Isso facilita o empreendedor digital na hora de criar as estratégias de vendas, portfólio de produtos e investimentos de marketing.

Afinal, quanto mais informações temos de um prospect, maiores serão as chances de realizar uma venda. Nesta plataforma, é possível identificar o perfil demográfico, segmentos de interesse, produtos pesquisados anteriormente, definir clusters (fatores influenciadores no momento da compra em determinados grupos), funil de conversão e ferramentas de atribuição das vendas realizadas por meio das redes sociais, por exemplo. A instalação do Navegg segue os mesmos passos do Google Analytics, também se trata de um código inserido manualmente em cada página ou automaticamente quando a plataforma de vendas permite integração com plugins.

3. Cyfe

Todo gestor de uma loja virtual deveria ter um sistema que fosse capaz de integrar as métricas do Google Analytics, Google Adwords, Facebook, Twitter e demais plataformas para campanhas pagas ou orgânicas. Com isso, o gestor economiza tempo da análise de cada sistema para usar o Cyfe e ter uma visão geral do site, assim como visualiza gráficos das métricas importantes. Este é um programa pago, mas existe uma versão gratuita, onde é possível criar até 5 gráficos com dados de até 30 dias anteriores.

4. SimilarWeb

Esse sistema permite pesquisar a audiência de qualquer site ou loja na web, desde que tenha mais de 100mil page views/ mês. Basta inserir a url da sua loja virtual para medir os resultados. O painel de monitoramento acompanha mais de 100 milhões de internautas no mundo, o que inclui dados de visitação nos seus concorrentes, sites de referência e informações dos sites visitados pelos internautas.

Ainda tem alguma dúvida de como medir resultados da sua loja virtual? Existe alguma outra ferramenta que gostaria de compartilhar? Aproveite os comentários e participe dessa conversa!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu