Dia dos Pais 2023: 20 ideias e frases para vender mais

O Dia dos Pais é a data mais aguardada pelo varejo em agosto, então é hora de se preparar! Confira dicas para vender muito, frases de divulgação, conselho de especialista e muito mais.

Quem trabalha com vendas sabe da representatividade de datas comemorativas, não é mesmo? O Dia dos Pais é uma das mais importantes para o comércio brasileiro, e você pode aproveitá-la para aumentar seus resultados, conquistando e fidelizando clientes.

Em 2022, segundo a Neotrust, o evento gerou R$ 5,9 bilhões de faturamento no e-commerce, com um ticket médio de R$ 425,32. Neste ano, as expectativas são altas, e você não pode ficar para trás! A antecipação é a melhor estratégia para ter sucesso, mas ainda é possível conquistar bons resultados alguns dias antes da data.

dia dos pais (1).png

Então, se você quer vender muito no Dia dos Pais 2023, acompanhe o conteúdo abaixo! Além de dicas para potencializar seus resultados, você encontrará sugestões de frases de venda para o Dia dos Pais que podem inspirar sua divulgação de ofertas.

Quando é o Dia dos Pais 2023?

No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado sempre no segundo domingo de agosto. Então, neste ano, a data será 13 de agosto.

Segundo a Neotrust, o maior pico de visitas, cadastros e vendas no e-commerce em 2022 ocorreu 6 dias antes do Dia dos Pais.

Apesar de boa parte do público comprar "em cima da hora", as pesquisas podem começar muito antes. Para aproveitar ao máximo o potencial da data, sugerimos que lojistas se preparem com antecedência e lancem suas ofertas pelo menos 15 dias antes.

Por isso, esteja preparado para oferecer a melhor experiência nos dias que antecedem a data.

O que vender no Dia dos Pais?

Aqui, vamos te contar quais as categorias de produtos mais vendidos no Dia dos Pais. Essa é uma informação importante, pois reforçar o catálogo com produtos estratégicos é uma decisão muito acertada para vender mais na data.

Como é comum na maioria das compras, os consumidores iniciam a jornada procurando informações e comparando preços. Por isso, é importante que seu estoque esteja preparado para atender a demanda, evitando perder vendas por indisponibilidade.

Ainda segundo a Neotrust, em 2022 as categorias com maior quantidade de pedidos no e-commerce dentro do período que antecedeu o Dia dos Pais foram:

  1. Moda e Acessórios
  2. Beleza e Perfumaria
  3. Alimentos e Bebidas
  4. Saúde
  5. Utilidades Domésticas

Em 2021, o top 5 foi praticamente o mesmo, contando com apenas uma diferença: a categoria Telefonia estava presente no lugar de Alimentos e Bebidas.

dia dos pais 2.png

7 Ideias para vender mais no Dia dos Pais 2023

Agora que você já sabe quando a data é comemorada e quais as categorias com mais pedidos, chegou a hora de colocar a mão na massa e vender muito! Anote as dicas abaixo para ter um Dia dos Pais de sucesso:

1. Prepare a loja para o aumento na demanda

Não é possível prever a demanda do seu negócio com exatidão, mas um bom planejamento pode fazer toda a diferença. Verifique o histórico de pedidos dos anos anteriores para usar como uma referência — isso vale para o histórico da sua loja e do mercado como um todo, ok?

Com base nessas informações é possível reforçar o estoque, comprando um volume maior de produtos. Isso permite uma negociação antecipada com os fornecedores, aumentando as chances de êxito. Também é possível preparar e ampliar a equipe de apoio para dar conta do aumento no número de pedidos, agilizando o preparo e envio das encomendas.

2. Faça uma seleção criteriosa de fornecedores

As compras realizadas no período de Dia dos Pais possuem carga emocional, já que se tratam de itens que serão dados como presentes. Se o consumidor enfrentar algum tipo de problema, toda a frustração será projetada sobre a loja, prejudicando a reputação da marca. Isso exige do lojista uma postura mais criteriosa junto aos fornecedores para evitar falhas.

Em primeiro lugar, é necessário vender apenas produtos com qualidade garantida. Dessa forma evitam-se problemas como quebras e avarias ou mesmo a devolução do produto. Também vale a pena apostar em itens com um bom período de garantia. Isso deixa o consumidor mais confiante para finalizar a compra.

3. Invista na criação de kits

Uma boa estratégia para aumentar o ticket médio da compra, otimizar seu estoque e possibilitar a compra de diversos itens com um único frete é a criação de kits.

Junte produtos que tenham alguma relação entre si e que podem se complementar na hora de presentear, e aproveite para aumentar o giro de estoque de itens parados. Aqui, vale a pena oferecer uma embalagem diferenciada, proporcionando uma unboxing experience especial.

Quem vende nos marketplaces com olist store conta com uma inteligência exclusiva para montar e vender kits em poucos cliques. Esse é o caso da empresa Gshield, que destaca a importância dessa estratégia nas vendas:

"Temos muitos produtos que combinam entre si, como cabos, capinhas, películas. Nosso objetivo é triplicar o catálogo com a criação de kits. Creio que essa é uma boa estratégia para todo mundo que vende na internet, e quem usa olist store precisa aproveitar, pois a plataforma entrega essa opção praticamente pronta para venda."
João Paulo Guimarães, cofundador da Gshield e cliente olist store

4. Escolha os melhores canais de venda

Depender de apenas um canal de vendas pode ser arriscado, por isso, é interessante diversificar. Quem trabalha apenas com loja física, por exemplo, pode criar um e-commerce próprio, utilizar as redes sociais ou anunciar em sites parceiros. Afinal, muitos consumidores procuram produtos nos sites das grandes redes varejistas. Isso gera uma oportunidade valiosa para os lojistas que aproveitam o potencial dos marketplaces.

Apostar nesse canal de venda cria a oportunidade de ampliar a abrangência geográfica do negócio, expondo os produtos para um número maior de clientes. Além disso, a venda nos marketplaces apresenta diversas vantagens que favorecem a gestão e o aumento do faturamento nas vendas online.

A boa notícia é que você pode vender nos principais marketplaces, centralizando tudo em uma só solução, contando com a força de uma loja oficial! Clique aqui e conheça olist store.

5. Crie promoções atrativas

Neste momento, toda a concorrência tem o mesmo objetivo que você. Por isso, ter ofertas e condições atrativas pode ser um fator decisivo na escolha do cliente. Anote essas dicas de promoções, mas lembre-se de colocá-las em prática sem desequilibrar o financeiro:

  • Pague 1, leve 2: essa estratégia é similar aos kits, mas com uma abordagem diferente
  • Brindes: itens gratuitos sempre chamam a atenção! Caso as finanças não permitam dar em todas as compras, ofereça o brinde para pedidos acima de um valor específico
  • Desconto progressivo: essa é uma boa estratégia para aumentar o ticket médio. Quanto mais produtos o cliente levar, maior será o percentual de desconto.
  • Divulgação orgânica: ofereça um presente (brinde, desconto extra, etc) para os clientes que fizerem um post nas redes sociais marcando sua empresa. Além da divulgação em si, você ganha prova social frente aos seguidores do cliente.

Agora, essas promoções precisam alcançar o público! Clique aqui para conferir nosso guia de divulgação nas redes sociais, e descubra as melhores plataformas e estratégias.

6. Envie os produtos dentro do prazo

As compras de Dia dos Pais têm data certa para entrega, portanto, os atrasos são intoleráveis. O lojista precisa monitorar constantemente os pedidos, fazendo o embalo e despacho rapidamente e contando com parceiros logísticos confiáveis e agilizados.

Os prazos de entrega também precisam ser realistas, de modo a não gerar frustração para o cliente. Caso algum problema aconteça, é importante comunicar o cliente rapidamente, apostando na transparência.

O segredo de tudo isso está em uma logística eficiente. Confira no vídeo abaixo algumas dicas para otimizar essa área da sua empresa:

7. Organize sua gestão

Colocar todas essas dicas em prática será muito mais fácil se a gestão de todas as áreas da sua empresa estiver organizada. Isso é importante em todos os momentos se você quer crescer e melhorar seus resultados, mas em datas comemorativas, essa necessidade se mostra ainda mais latente.

Uma boa forma de fazer isso é centralizando os processos em um sistema ERP, que reúna seu financeiro, pedidos, controle logístico, informações de estoque e mais, tudo em um só lugar. Nossa recomendação é o Tiny ERP, que faz tudo isso em um sistema completo e fácil de usar, oferecendo planos acessíveis e adaptados para diferentes portes de empresas.

O Tiny oferece 30 dias grátis para que você teste o sistema e descubra como é fácil organizar sua gestão. Aproveite:

13 frases de venda para o Dia dos Pais

Adaptar sua comunicação para as datas sazonais é muito importante, destacando suas promoções e, principalmente, chamando a atenção. Anote as sugestões:

  1. Escolha aqui um presente tão especial quanto seu pai!
  2. O melhor presente para o melhor pai está aqui!
  3. Agrade seu pai e seu bolso: os melhores presentes com até XX% de desconto
  4. Retribua o amor do seu pai com um presente especial da [NOME DA LOJA]
  5. Torne o Dia dos Pais ainda mais especial com um presente da [NOME DA LOJA]
  6. Presente em dobro é na [NOME DA LOJA]! Compre um item e leve outro
  7. Seu herói merece o melhor presente. Confira as promoções da [NOME DA LOJA]
  8. Encontre o presente perfeito e surpreenda seu herói no Dia dos Pais
  9. Mostre todo seu amor ao homem que te ensinou a voar com um presente especial da [NOME DA LOJA]
  10. Não deixe passar em branco. Homenageie seu pai com um presente da da [NOME DA LOJA]
  11. Expresse seu carinho com um presente único da da [NOME DA LOJA]. Aproveite nossas promoções!
  12. Celebre a conexão com seu pai. Encontre o presente inesquecível na da [NOME DA LOJA]!
  13. Reconheça seu pai com um presente cheio de amor e gratidão!

Dica de especialista para o Dia dos Pais

"Para aumentar as vendas no Dia dos Pais dentro dos marketplaces, concentre-se no público-alvo. Conheça as preferências e necessidades dos pais, destacando os benefícios dos produtos por meio de anúncios atrativos e de alta qualidade. Além disso, proporcione uma experiência especial aos clientes, oferecendo embalagens personalizáveis para que possam presentear seus pais de maneira única. Combinar esses elementos ajudará a impulsionar suas vendas e destacar-se no cenário competitivo dos marketplaces."

Bruno Allage, Coordenador Comercial de olist store

Chegou a hora de vender muito!

As datas comemorativas são uma excelente oportunidade para lojistas conquistarem mais clientes e ampliarem as vendas. Seguindo as dicas acima e organizando suas ofertas de forma estratégica, você aumenta suas chances de sucesso nesta e em todas as sazonalidades que ainda vêm por aí.

E falando em datas especiais... como está sua preparação para a Black Friday? Já é hora de começar a pensar no dia mais importante do varejo. Confira dicas e ideias neste super guia!

    post anterior
    Veja por que você deveria abrir uma loja online para o mercado vegano e vegetariano
    próximo post
    Tudo o que você precisa saber para bombar o e-commerce nas redes sociais
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.