5 lições para criar uma Loja Virtual de sucesso


5 lições para criar uma Loja Virtual de sucesso
5 (100%) 4 votos

Loja Virtual

Muitas pessoas me perguntam qual a melhor ferramenta para criar, gerenciar e hospedar sua loja virtual. Esta é realmente uma ótima pergunta dado que existem centenas de opções para você começar sua empreitada de vendas pela internet.

Antes de se aventurar neste novo mundo, confira algumas lições de quem já está neste mercado há quase 10 anos e viu muita coisa acontecer. Leia, reflita, acrescente uma pitada de sal e tente trazer tais aprendizados para a sua realidade.

Lição #1: Loja Virtual de Sucesso: da noite para o dia?

Esqueça. De novo… esqueça. Nada acontece da noite para o dia. Se você estava contando com isto para salvar seu negócio, desculpe estragar seu sonho. Como tudo nesta vida, cada dia deverá ser construído após o outro. Qualquer loja virtual de sucesso, deve ser pensada, planejada, compartilhada e muito bem trabalhada para alcançar sucesso. Independente do tamanho do seu negócio online, seja ele micro, pequeno ou grande, é importante sempre planejar, medir seu resultado e melhorar a partir disto. Evolua sempre. Criar uma loja de sucesso não significa apenas definir a cor dos botões, publicar e voilà. Repense sua estratégia e ouça o que seus amigos, mentores e parceiros têm a dizer. Busque profissionais que possam ajudar você nesta empreitada. Se você está iniciando neste setor, leia bastante, peça ajuda e corra atrás. Você dará o ritmo de crescimento da sua Loja Virtual. Quanto mais você correr, mais rápido você saberá se é um sucesso ou não ;)

Lição #2: Tripé do Sucesso: Foto, Texto e Preço.

Sim! De novo, sim, sim, sim! Este é o começo da fórmula para o sucesso da sua Loja Virtual. Minha gente, na internet, seu cliente não possui o mesmo contato com o seu produto que ele teria em uma loja física. Portanto, tenha mais noção. Suas imagens têm que ter qualidade. Seus títulos devem ser instrutivos e inteligentes. As descrições dos seus produtos devem ser completas e bem escritas. Por favor, revise sua ortografia. Cuide com a escrita. Zele pelo seu conteúdo assim como você zela pela qualidade do seu produto, loja e serviço. Lembre-se que na internet, a experiência do usuário irá depender da qualidade deste conteúdo criado e provido por você. Faça fotos iluminadas, ambientadas e em múltiplas posições. Suas descrições devem conter uma breve explicação sobre seu produto, dimensões, aplicações, instruções de uso, cuidados com a peça e até mesmo uma breve descrição do seu negócio. Dê credibilidade para o que você está vendendo. E, o mais importante: pratique empatia. Coloque-se no lugar do seu cliente e veja se faz sentido o que e como você está vendendo.

contrate o olist agora mesmo

 

Lição #3: Custo de Aquisição de Cliente

Muita gente se complica quando o assunto é trazer novos clientes para sua loja virtual. Atualmente, existem inúmeras formas para você adquirir novos visitantes e, consequentemente, clientes. Infelizmente, nem todas serão úteis e viáveis para você. Acredite em mim. Se você tiver um orçamento de R$10 / dia ou R$10.000 / dia, o cuidado com o custo de aquisição e com o seu dinheiro deve ser o mesmo. Conheço inúmeras lojas virtuais que sucumbiram ao deixar de cuidar com esta variável do negócio. O que você deve levar em consideração para acompanhar o CAC do seu negócio? Vamos lá: Orçamento de Marketing (Anúncios, Feiras, Materiais Gráficos e qualquer outro gasto relacionado a aquisição de seus clientes) e Orçamento de Equipe (apenas aquela relacionada ao marketing). Se você possui um negócio não possui pessoas na área de marketing, restrinja-se ao quanto você está investindo para atrair seus clientes. Ao chegar neste valor, basta dividí-lo pelo número de novos clientes adquiridos neste dado intervalo de tempo. Acompanhe isto diariamente e nunca perca seus custos de vista.

Lição #4: Marketing Online Pago

Acredite, existem centenas de formas de você fazer marketing na internet. Diariamente, surgem novas startups, empresas e ferramentas para te ajudar a gastar melhor seu orçamento. Em seu plano de marketing online pago, considere começar com as ferramentas tradicionais: Facebook Ads, Google AdwordsAdroll (Remarketing), Zanox (Programa de Afiliados), Mailchimp (Email Marketing). Nem todas estarão ao seu alcance quando ainda estiver no começo. Algumas exigem um orçamento mensal um pouco mais parrudo para você iniciar. Mas, de novo, comece pelo começo: Google Adwords e Facebook Ads. Aprenda a utilizar estas ferramentas. Neste primeiro momento, é importante que você gerencie seu próprio orçamento e não delegue esta atividade para um terceiro. Isto porque no início, seu investimento é super reduzido e muito valioso. Ao aprender a utilizar tais ferramentas, você não apenas aplicará melhor seu recurso, como também saberá o que exigir de seus prestadores de serviços ou funcionários se vier a contratar alguém para esta posição posteriormente. Dica final: don’t get crazy (não faça loucura)! Comece pequeno e cresça gradual e conscientemente.

venda_mais_com_olistLição #5: Marketing de Conteúdo Inteligente

Marketing digital é todo o tipo de marketing na internet, incluindo todos os pontos que conversamos acima. Mas deixei para o final o que tem mais me empolgado nos últimos meses e semanas: marketing de conteúdo. Ao traçar uma estratégia coesa e inteligente de conteúdo relevante para seus clientes, você não apenas sai na frente, como também será difícil alguém te alcançar. Estou falando de conteúdo que realmente seja útil para quem aprecia sua marca. Crie seu blog. Faça publicações constantes. Crie sua fan page no Facebook. Faça publicações diárias. Não tem tempo? Se vira… Dá seus pulos.Hoje, existem empresas que podem ajudar você nesta tarefa (Rock Content, Content Tools, ZootRock, entre outros). Criar um canal de relacionamento com seus clientes e não mantê-lo atualizado é o começo do seu fim neste mundo. Uma ferramenta que me deixou impressionado nos últimos dias foi o RD Station, da Resultados Digitais. Uma estratégia de marketing de conteúdo inteligente gera uma vantagem competitiva de longo prazo para seu negócio. Vai por mim, vale a pena!

Lição Extra: De onde veio tudo isto?

Minha experiência começou há 10 anos, quando fundei a Solidarium, um dos maiores marketplaces de produtos feitos a mão do Brasil. Hoje, temos mais de 1 milhão de visualizações mensais e centenas de milhares de produtos cadastrados em nossa plataforma por mais de 8.000 criativos que confiaram suas respectivas lojas virtuais em nossas mãos.

Mais recentemente, lançamos o Olist, uma ferramenta online que permite a você turbinar suas vendas e fazer dos maiores varejistas do país a sua loja virtual. Além disso, permitimos a você gerenciar seus produtos, estoque, pedidos, entregas e mensagens em um só lugar. Aplicamos estas 5 lições diariamente. Até então, tem funcionado. Espero que funcione para você.



9 Comentários

Adicione o seu
  1. 1
    sandra

    Faço questão de deixar meu agradecimento a equipe do Solidarium.Sempre atentos,responsáveis e muito disponíveis sempre que necessário.
    Fiquei muito bem amparada com essa parceria.Agora tb. no Olist,para crescermos ainda mais

  2. 3
    Magno Barrozo

    Parabéns,por deixar ao nosso alcance estas dicas e sugestões ! É realmente importante poder obter uma orientação profissional,clara e de fácil entendimento, principalmente para recém iniciados no e-commerce como eu.Meus sinceros agradecimentos .

  3. 4
    telis

    Olá Tiago ,vc está de parabéns pela idéia dessa nova plataforma OList.Principalmente pelo valor agregado que ela tem de dar suporte em vários sentidos.Estou muito animada e acho que será uma virada na vida de todos que estão participando.
    Bjs a toda a equipe que vem trabalhando para o sucesso!!!!
    TELIS

  4. 6
    Maylene Alves

    Gostei muito das dicas, Tiago, muito proveitosas, mas com o lançamento do OLIST, quem está somente na SOLIDARIUM, como eu,que iniciei agora , ficamos limitados em relação à divulgação; não está funcionando mais aqueles Serviços Solidarium, com pacotes promocionais. E para passar para o Olist, tem que ter nota fiscal, uma produção grande; enfim é uma outra estrutura.

+ Deixe um Comentário