5 práticas essenciais no pós-vendas do seu e-commerce


5-práticas-essenciais-no-pós-vendas-do-seu-e-commerceTão importante quanto atrair, conquistar e vender, é preciso fidelizar os clientes. É por meio do pós-vendas do seu e-commerce que eles voltarão a comprar e, melhor, recomendarão a sua empresa.

O pós-vendas é uma das etapas mais importantes para o seu e-commerce (inclusive, se você está começando, este artigo ajudará bastante). É nessa fase que a sua loja virtual demonstrará, de fato, a sua preocupação e o seu respeito em relação aos seus clientes.

Atualmente, poucas empresas executam com sucesso essa estratégia. Por isso, tenha em mente que se o seu e-commerce quer crescer e se tornar competitivo, o pós-venda deve ser seu principal diferencial.

Tem um comércio eletrônico? Confira 5 dicas para você colocar em prática e melhorar ainda mais o relacionamento com seus clientes pelo pós-vendas do seu e-commerce!

1- Faça ligações

É mais barato manter um cliente por meio de e-mail marketing, redes sociais ou campanhas de links patrocinados do que conquistar novos. Se o seu e-commerce for pequeno, é ainda mais fácil manter um relacionamento próximo dos seus consumidores.

Assim que receber a confirmação de uma compra, ligue para ele, certifique-se que deu tudo certo, mostre-se interessado pela sua satisfação, deixe seu contato e pergunte se ele teve alguma dificuldade em efetuar a compra. Essa atitude evitará gastos com trocas e com devoluções, além de aproximar a sua marca dos seus clientes.

2- Utilize e-mails

Caso seu e-commerce ultrapasse 50 vendas diárias, fica mais difícil entrar em contato por telefone. Então, aposte no e-mail marketing personalizado para confirmar o pedido e mostrar os canais de atendimento para futuras dúvidas, reclamações ou sugestões.

3- Saiba que CRM é fundamental

Você precisa automatizar seus contatos para não se perder futuramente. Existem inúmeras ferramentas no mercado (inclusive opções gratuitas) para você obter um histórico do relacionamento com seus clientes e fazer ações exclusivas, como oferecer descontos, informar lançamentos e parabenizá-lo pelo seu aniversário.

4- Dê a oportunidade para que eles realizem novas vendas

Envie um e-mail para o seu cliente oferecendo produtos simulares ou complementares da compra que ele efetuou. Aproveite e informe sobre as promoções imperdíveis e dê um desconto exclusivo para ele fazer um novo pedido.

5- Mostre-se disponível

Assim que ficar ciente de uma nova compra, manifeste-se. Envie um e-mail agradecendo a confiança e informando seus contatos.

Depois do prazo de entrega, envie um novo e-mail e pergunte se o cliente recebeu corretamente o produto e se atendeu às suas necessidades. Se possível, envie um material exclusivo como um e-book, com dicas para a utilização do produto ou um post de seu blog sobre algo complementar ao que ele comprou.

Invista em profissionais capacitados, que façam questão de entender o comportamento, os hábitos e as preferências de seus consumidores para sempre surpreendê-los. Tenha um SAC completo, com telefone, chat, redes sociais e e-mails para ouvir às necessidades, aos anseios e às reclamações, sempre com o intuito de diminuir os clientes insatisfeitos. Lembre-se que uma venda só é realmente completa quando você satisfaz o seu cliente realizando o pós-venda de maneira eficaz e próxima.

Utiliza alguma estratégia diferente? Conte pra gente e boas vendas!

Banner-c-CTA-808x120

1 Comentário

Adicione o seu

+ Deixe um Comentário