O que vender na internet em 2023: categorias e produtos para ganhar dinheiro!

O que vender na internet em 2023

Vender pela internet é extremamente lucrativo para lojistas que desejam aproveitar as vantagens da modalidade. O e-commerce brasileiro faturou R$ 39 bilhões no primeiro trimestre de 2022 — um crescimento de 12,6% em relação ao ano anterior, segundo dados da Neotrust

Para ir além: os pedidos também cresceram. Foram feitas 89,7 milhões de compras online, significando um aumento de 14% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Esses números comprovam que o comércio eletrônico é o futuro do varejo e que ele representa uma excelente oportunidade para as empresas do país.

No entanto, diferentes lojistas ainda têm dúvidas sobre o que vender na internet para aumentar o faturamento. Essa é uma reflexão relevante, já que trabalhar com as mercadorias certas é essencial para que a loja atraia o interesse de clientes, destaque-se da concorrência e seja bem-sucedida.

O olist preparou este post para ajudar você na busca pelos produtos que mais vendem na internet. Descubra quais são as categorias e itens com maior potencial em 2023 e turbine suas vendas no próximo ano!

O que vender na internet em 2023: 6 categorias de produtos para vender na sua loja virtual

Ao investir em sua loja digital para 2023, é preciso equilibrar os recursos disponíveis com a demanda de clientes em potencial. Afinal, ninguém quer deixar o estoque parado. Por isso, escolhemos 6 tipos de produtos para vender na internet que valem o investimento.

1. Bebidas e comidas

O setor de alimentos e bebidas tem visto um crescimento expressivo nos últimos anos. Desde entrega rápida de drinques até encomendas personalizadas de confeitaria, a busca por produtos de qualidade é alta.

E como lojistas podem aproveitar essa expansão? A chave aqui é diferenciar seu produto. Atender nichos como alimentação saudável, por exemplo, pode destacar sua loja das demais e fidelizar o cliente que busca opções mais adequadas ao seu estilo de vida. 

2. Papelaria

Aqui, o destaque está para a venda de produtos que não são encontrados em grandes lojas do varejo online e offline. Ou seja, se o cliente consegue encontrar itens básicos em uma marca mais conhecida, sua loja pode não ter condições de oferecer preços competitivos. 

Porém, no setor de papelaria, itens personalizados, licenciados e importados chamam a atenção.

Um mercado interessante para explorar é o de criativos. Nas grandes lojas de rede, o público não encontra facilmente itens de uso profissional, como tintas e canetas, e por isso buscam alternativas online. Aqui, sua loja pode fornecer produtos de nicho, estabelecendo uma relação com o fornecedor que permita preços mais competitivos.

A economia criativa gerou mais de 800 mil novos postos de trabalho no início de 2022, representando um crescimento em relação ao ano passado. Ou seja, ainda há muito a ser explorado aqui.

3. Mercado pet

O mercado de pet shops ganhou mais espaço durante a pandemia. Com a alta de adoção de animais domésticos e mais tempo sendo dedicado aos bichinhos, as pessoas passaram a investir mais em itens de vestuário (roupas e acessórios), decoração e alimentação dos pets.

Por isso, é importante disponibilizar em sua loja online tudo o que a família precisa para seu animalzinho, desde rações premium até brinquedos. Isso faz com que o ticket médio aumente. 

Uma dica é oferecer assinaturas com desconto: se a pessoa realizar compras recorrentes — o que é comum na alimentação e remédios para pets —, inclua opções facilitadas, como frete grátis, descontos fixos e até pontos que podem ser trocados por brindes. 

4. Móveis e itens de decoração

O e-commerce de casa, móveis e decoração cresceu em 2022. Com mais pessoas trabalhando de suas residências, a busca por um espaço mais acolhedor impulsionou a venda de itens para personalizar os lares brasileiros.

Você pode oferecer em sua loja coleções temáticas, que combinem produtos de diferentes categorias para criar um ambiente coeso e esteticamente agradável, além de funcional. 

5. Eletrônicos e eletrodomésticos

Ao comprar produtos eletrônicos, que costumam ter valores mais altos, clientes fazem longas pesquisas online e offline para garantir as melhores ofertas. 

Sendo assim, vale investir em promoções nesse segmento para as pessoas que já visitaram sua loja. Aproveitar a oportunidade com envio de cupons, ofertas personalizadas e condições especiais de pagamento permite que sua loja se destaque entre a concorrência.

6. Brinquedos e artigos para bebês

O mercado infantil movimenta a economia nacional. Com crescimento de 14% ao ano, de acordo com o Sebrae, ele inclui uma variedade de itens, como brinquedos, vestuário, objetos educativos e muito mais. 

Ou seja, você pode investir em produtos para bebês e crianças maiores em sua loja online. É possível também segmentar o público, aproveitando o nicho de brinquedos educativos, jogos que aumentem o tempo fora das telas e até mesmo objetos sensoriais que estimulem bebês.

No setor de vestuário, como as crianças crescem rápido, o mercado está sempre se renovando. Uma ideia é aproveitar a época de volta às aulas para incorporar novos produtos, já que é um momento em que as famílias estão renovando o guarda-roupa das crianças.

Como diversificar os produtos do seu e-commerce

Um catálogo de produtos diverso faz parte de uma loja online de sucesso. Como lojistas querem ampliar seu público, é importante ter em mente quais são as melhores formas de atingir novos olhares sem sobrecarregar a capacidade de atendimento. Para isso, é preciso realizar pesquisas e desenvolver uma estratégia de marca. Confira:

Conheça as necessidades do seu público

O principal ponto de uma marca de qualidade é que ela apresenta soluções para problemas das pessoas. Ou seja, se você está criando uma loja online, que tipo de item seus clientes estão buscando?

Depende do setor, é claro, mas vale lembrar que são pessoas reais. Para desenvolver esse projeto, imagine uma persona — uma figura que represente seu público-alvo. 

Nesse caso, suponha que sua loja de produtos eletrônicos tenha como persona a Paula, uma jovem de 20 anos, que se desloca diariamente para o trabalho no transporte público. Ela utiliza o celular durante o trajeto para escutar músicas e enviar mensagens aos amigos. 

Ou seja, ela precisa manter o aparelho carregado durante o dia e levar fones de ouvido.

Nesse contexto, podemos concluir que Paula, como cliente, gostaria de comprar carregadores de qualidade, powerbanks e fones que abafem os ruídos do transporte urbano.

Avalie se há contexto para o produto

Outro ponto relevante na avaliação de um produto é avaliar como ele pode ser comercializado. Trata-se de um item que as pessoas costumam comprar pela internet? A relação entre preço de venda e valor do frete torna essa aquisição competitiva? O item pode ser facilmente postado via Correios ou transportadora, sem risco de quebras ou avarias?

Caso alguma dessas perguntas tenha gerado uma resposta negativa, a solução é pensar em um formato distinto de venda ou simplesmente remover o item do portfólio.

Considere ofertar produtos complementares

Vender pela internet exige ter conhecimento sobre a complementaridade dos produtos. Como os marketplaces facilitam esse processo, promovendo produtos relacionados, vale criar um catálogo que cubra diferentes áreas dentro de seu segmento.

Então, por exemplo, se você tem uma confeitaria personalizada, o que vender na internet para complementar os doces em si? Ofereça, nesse caso, itens de festa e embalagens especiais. 

Assim, se as pessoas acessam sua loja para encomendar um bolo, o ticket médio pode aumentar com outros produtos. Esse serviço completo facilita a rotina de clientes, já que tudo é encontrado em uma só loja.

Tenha atenção às tendências e à concorrência

Observar a concorrência não significa monitorar outras lojas parecidas o tempo todo, mas sim realizar pesquisas de mercado, observando as tendências de compra. Olhar para demais lojistas funciona como benchmark, dando referências do que funciona (ou não) para que você possa elaborar as próprias estratégias.

Enquanto isso, monitorar as tendências de consumo e comercializar produtos alinhados com esses padrões de comportamento é outra forma de selecionar bons itens para venda e obter um desempenho comercial positivo.

Mas esse é um aspecto que requer atenção. Seguir modismos ou tendências altamente efêmeras pode representar um grande risco para o negócio, já que você pode entrar tardiamente no mercado, correndo o risco de ficar com o estoque encalhado.

Ferramentas como o Google Trends são uma boa referência para identificar padrões de comportamento. Observe os fatos e desenvolva uma estratégia que não exponha o negócio a grandes riscos.

Tenha um calendário de vendas sazonais

Ainda que as pessoas façam compras online o ano todo, existem datas que movimentam mais o e-commerce. O marketing sazonal aproveita essas datas — como a Black Friday, o Dia das Mães, as férias, as festas de fim de ano e as mudanças de estação — para transformar a busca de clientes em compras feitas.

Adaptar seu catálogo de produtos para incluir novidades e promoções nesses períodos é uma ótima forma de faturar mais durante o ano.

Dicas infalíveis para turbinar as vendas

Além de ter um catálogo adequado às demandas de clientes, é preciso investir tempo e recursos em estratégias de vendas. Para destacar sua loja e garantir que seus produtos estejam sendo vistos, você deve tomar alguns cuidados.

Cadastrar os produtos corretamente

O anúncio funciona como a vitrine da loja e geralmente é o primeiro contato da pessoa com o produto. Assim, é preciso ter extrema dedicação no momento de cadastrar os itens na loja virtual ou no marketplace — títulos, descrições e imagens merecem atenção extra. 

Além de informações corretas e claras, deve-se criar um anúncio cativante, que realmente chame a atenção de diferentes clientes. Aprenda a fazer isso com o nosso Guia Definitivo de Cadastro de Produtos em Marketplaces.

Ter preços competitivos

O preço é o fator que mais influencia a decisão de compra das pessoas. Ele é decisivo para o sucesso de qualquer loja.

Nem sempre é possível diminuir a margem de lucro, dependendo do setor de atuação de sua loja. Mas ter preços competitivos em alguns produtos pode fazer toda a diferença. 

Pensando nisso, aproveite datas especiais para oferecer bons descontos. Trabalhe com promoções especiais sazonais, como Natal, volta às aulas e outros.

Por exemplo, se você vende cadernos personalizados, pode ser difícil concorrer com lojistas que oferecem cadernos simples, já que o custo de produção de seu produto é maior. Porém, durante o mês de janeiro, há mais público buscando renovar os materiais escolares.

Esta Planilha de Formação de Preços pode ajudar você a fazer a precificação adequada dos itens.

Diversificar os canais de venda

A diversificação dos canais de venda é um dos pilares do sucesso comercial. Ter uma estratégia de distribuição avançada permite que a loja conquiste alta cobertura de mercado, alcance novos públicos, consolide a marca e turbine as vendas.

Você pode investir também em marketing por meio de redes sociais. Com poucas barreiras de entrada, a ideia é promover seus serviços e produtos de forma que eles cheguem mais perto do público-alvo. E nas redes sociais isso fica mais fácil.

Planejar a apresentação do produto

O sucesso na venda de um produto também depende da forma como ele é apresentado. Alguns itens possuem compras altamente correlacionadas, como uma combinação de capinha de celular, película e cartão de memória, por exemplo. Neste caso, uma solução interessante é apostar na venda de todos os itens de forma unificada, em um só kit.

Também vale a pena pensar na quantidade. Ao invés de oferecer apenas uma unidade de um produto com baixo custo, como uma lâmpada, não é melhor criar um kit com várias unidades? Isso dilui os gastos do frete para o consumidor final, ao mesmo tempo em que eleva o tíquete médio da venda.

Participar de um marketplace

Se você já trabalha com e-commerce próprio, a ação mais indicada é investir também nos marketplaces, canais com tráfego qualificado e excelente potencial de negócio.

Outra vantagem é que as pessoas já estão acostumadas com a plataforma e conhecem a marca — ou seja, têm mais credibilidade em sua loja. 

Ainda assim, é importante acompanhar a performance de vendas em cada plataforma. Um painel de controle, que exiba métricas da sua loja online, ajuda a entender melhor o que as pessoas mais buscam.

A sua loja pode faturar MUITO em 2023!

Parabéns para você que chegou até o fim deste post! As informações e dicas apresentadas no artigo com certeza vão ajudar a sua loja a conquistar destaque no mercado e se tornar referência no e-commerce brasileiro.

Comece agora mesmo a definir os novos produtos do seu portfólio e aperfeiçoe as práticas comerciais do seu negócio para conquistar resultados incríveis. E conte com o olist para ser um sucesso nos marketplaces!

Ficou com dúvida sobre planejamento de produtos para 2023? Compartilhe conosco nos comentários!
    post anterior
    Como vender na Amazon Brasil em poucos passos: baixe o checklist!
    próximo post
    Como fortalecer a rede de distribuição no e-commerce?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.