7 dicas para aumentar o engajamento no seu e-commerce


7-dicas-para-aumentar-o-engajamento-no-seu-e-commerceO comércio eletrônico no Brasil tem aumentado. Em 2014, o país apresentou crescimento nominal de 24%.

Aumento do uso de dispositivos mobile e de redes sociais refletem essa expansão e esse contexto se apresenta como uma oportunidade incrível para empreendedores. Engajar a audiência é fazê-la criar envolvimento com a sua marca. No meio online, isso é demonstrado pelas interações com o contéudo, pelo sentimento que ela tem com a sua marca e pela probabilidade dela voltar a comprar na sua loja.

Está aproveitando essa chance? O que tem feito para aumentar o engajamento com o seu e-commerce? A Olist preparou uma lista com 7 dicas para encantar o público. Confira e transforme os seus clientes nos seus fãs!

1- Conte a sua história

Envolva o seu cliente, contando a história por trás do seu produto ou da sua marca. Revele quem está envolvido no e-commerce e por que estão ali oferecendo o serviço.

Quais são os princípios que a sua marca acredita? As pessoas se envolvem e criam laços afetivos com as histórias que conhecem. Assim, o seu produto terá muito mais valor para os seus clientes depois que você utilizar esse recurso.

2- Produza um conteúdo de valor

Construa confiança por meio de conteúdo de qualidade. Veja quais são os problemas e os sonhos dos seus clientes e ofereça soluções.

Isso vale não só para postagens no blog, mas para a descrição de produtos. Explique a sua mercadoria além das suas características técnicas e exponha como ela resolve o problema do cliente. Compense a ausência de um vendedor físico e faça o seu site persuasivo na medida certa!

3- Seja próximo e pessoal

Crie um relacionamento com a sua base de visitantes, por meio de uma comunicação próxima e pessoal. As redes sociais estão aí para você conversar com o seu público, então não seja frio.

4- Atenda bem o cliente

Esteja pronto para atender o seu cliente sempre que ele precisar, com qualidade e com agilidade! Responda às dúvidas satisfatoriamente e resolva os problemas à medida que surgirem, de maneira imediata. Com um bom serviço de atendimento, a experiência de compra se torna rica e a chance da pessoa voltar a comprar na sua loja é muito maior.

5- Ofereça benefícios

Faça ofertas que realmente valem a pena para o seu público. Descontos muito pequenos não atrairão fãs e ainda pode abrir brecha para comentarem negativamente nas redes sociais.

Frete grátis para cidades do interior pode ser um diferencial da sua loja. Assim, ela pode se tornar favorita para muitas pessoas com poder de compra que não moram nos grandes centros urbanos.

6- Envie e-mails periodicamente

Consiga o e-mail do seu público do blog, entregando conteúdo de valor periodicamente. Os e-mails continuarão o relacionamento com ele que, porque mais importante que engajar é manter esse vínculo.

Separe os contatos por características, comportamentos em comum e pense em campanhas específicas para cada grupo. Aos poucos, será possível transformar os seus leitores em clientes!

7- Monitore os seus resultados

Quantos viram, quantos compartilharam e quantos continuam acompanhando a sua marca? Fazer esse monitoramento é fundamental para que você consiga analisar quais são as práticas que estão dando certo e quais são as práticas que estão dando errado.

As redes sociais possibilitam fazer esse monitoramento em tempo real. Então, toda semana, faça um balanço de como foi o desempenho do seu trabalho.

Uma vez que conseguiu a atenção dos seus clientes, cuide para mantê-los engajados. Pessoas que já compraram na sua loja têm cerca de 70% de chance de comprar com você novamente, enquanto novos consumidores têm apenas de 5% a 20% de chance. Por isso, preste atenção em quem já teve contato com a sua marca e com o seu serviço, pois esse público é essencial para o seu negócio.

Restou alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Tem dificuldades para aumentar as suas vendas? Este post pode te ajudar!

Banner-c-CTA-808x120

+ Nenhum comentário

Adicione o seu