7 estratégias para divulgar e promover um produto pela internet

7 estratégias para divulgar e promover um produto pela internet



Você criou um produto revolucionário ou descobriu um mercado que ainda não é explorado no Brasil. A empolgação é grande, mas surge uma dúvida é inevitável: como divulgar e promover esse produto pela internet?

Com a atual overdose de informações e a existência de mercados altamente concorridos, nem sempre é fácil identificar e executar a melhor estratégia para criar uma reputação, conquistar clientes e concretizar vendas.

Para ajudar você nesse processo de divulgação, listamos abaixo uma série de recursos e plataformas que podem ser utilizados para que seu produto gere um resultado positivo. Confira!

Mídias sociais


A grande vantagem de apostar nas mídias sociais para divulgar seu produto é a ampla gama de canais e estratégias que podem ser colocadas em prática.

Se há um foco em grandes audiências, pode ser interessante investir no Facebook, buscando tanto alcance orgânico quanto em publicidade paga. Anúncios segmentados e uma estratégia criativa de conteúdo ajudar a mobilizar o público e posicionar o produto no mercado.

Para atingir públicos mais segmentados, como na venda de gadgets e eletrônicos, por exemplo, vale a pena apostar em canais como o Twitter e o Reddit. Mesmo com um volume menor de usuários eles permitem a conexão com audiência mais específica.

Caso as imagens sejam o diferencial para seu produto, opções interessantes são o Instagram e Pinterest. Além de também permitirem publicidade paga, essas plataformas reúnem usuários ávidos por novidades e imagens interessantes. É a alternativa perfeita para uma loja do segmento de moda, por exemplo.

Se o vídeo é o carro chefe no seu negócio, boas opções são o e Periscope. Aqui, além do investimento em mídia paga também pode ser necessário arcar com despesas de aluguel ou compra de equipamentos de filmagem. Entretanto, trata-se de uma opção que praticamente não tem restrição de mercado. Um bom exemplo é a marca de liquidificadores Blentec, que conquistou grande repercussão apostando nesse modelo:


Marketing de conteúdo


Investir na produção de conteúdo é outra excelente forma de divulgação de um produto pela internet. Nesse caso o foco é a conquista de resultados de forma orgânica, por meio de um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Para que essa estratégia funcione, é preciso investir na produção constante de conteúdos, de preferência em um espaço bem demarcado, como um blog. Construa um funil de marketing, identifique lacunas e temas mal explorados pelos concorrentes e ofereça informações de alta qualidade e relevância.

Por mais que existam maneiras de impulsionar um conteúdo por meio de mídias pagas, é importante compreender que esse é um processo que leva mais tempo para gerar resultados. Entretanto, no longo prazo o benefício tende a ser constante e com um preço reduzido. 

Influenciadores e afiliados


Pegar carona no sucesso e visibilidade de influenciadores digitais é outra excelente forma de divulgar um produto pela internet. Aqui a diversidade de canais também é um ponto positivo: blogueiros, canais no Youtube e contas no Instagram são algumas das opções que podem ser adotadas.

Para isso, vale a pena criar um programa de afiliados que garanta o pagamento de uma comissão para cada venda gerada. Existem ferramentas especializadas nessa tarefa, como Hotmart, Lomadee, Zanox, entre outros. Vale a pena pesquisar os valores envolvidos e o impacto que pode ser gerado ao adotar essa estratégia.

E-mail marketing


A divulgação por email é outra excelente estratégia para apresentar um novo produto para os consumidores. Aqui a grande vantagem é a possibilidade de customização em praticamente todos os aspectos do perfil do consumidor, como renda, sexo, profissão, interesses, entre outros.

O ponto fundamental para o êxito dessa estratégia é utilizar listas de email cujo endereço tenha sido fornecido pelo usuário (opt-in). A frequência no envio das mensagens é outro atributo relevante. O uso de listas de contato compradas ou o envio constante de mensagens irrelevantes pode gerar um efeito oposto para seu negócio, com prejuízos a imagem e a reputação. 

Promoções e sorteios


Promoções de lançamento, campanhas de desconto e sorteios são outra excelente forma de divulgação de um produto na internet. Nesse caso, vale a pena aceitar até mesmo uma margem de lucro menor em troca da visibilidade e repercussão do produto.

Mais do que oferecer uma vantagem para o potencial consumidor, é fundamental apostar em uma divulgação massiva dessa campanha. O uso de gatilhos mentais como a escassez (restam poucas unidades) ou urgência (somente hoje) também favorece o sucesso da promoção.

Outro ponto importante é definir regras claras e precisas, para que você se proteja de usuários que queiram apenas tirar vantagem da sua oferta. 

Imprensa


Conquistar mídia espontânea para um produto é outra excelente forma de realizar a divulgação de um produto ou serviço. Nesse caso, vale a pena apostar na contratação de um serviço especializado de assessoria de imprensa ou divulgação na mídia.

Para que essa estratégia funcione também é importante que o produto ou a empresa apresente algum grau de ineditismo ou curiosidade. Somente assim haverá boas chances de que o assunto emplaque na mídia. 

Marketplaces


Se o seu objetivo é vender um novo produto pela internet, por que não divulgá-lo em um espaço onde há vários potenciais consumidores👉 Para isso, os marketplaces são a solução ideal.

Grandes sites como Americanas, Extra e Mercado Livre recebem milhões de acessos diários de usuários com alta predisposição para compra. Sendo assim, anunciar os produtos dentro destes canais amplia não só a visibilidade como também as possibilidades de conversão.

Outro ponto positivo é que esses sites transmitem grande credibilidade ao consumidor, tanto no aspecto de idoneidade dos vendedores quanto na segurança de dados pessoais e informações de pagamento. Isso é muito importante para produtos e empresas que ainda estão construindo uma reputação na internet.

Atualmente é muito fácil anunciar nesses canais. Soluções descomplicadoras, como o Olist, permitem com a divulgação de forma rápida e sem grandes investimentos, o que reduz significativamente os riscos envolvidos nessa operação de venda.


Conclusão


Mesmo em um cenário de concorrência intensa e excesso de informação disponível ainda existem formas criativas e eficientes para a divulgação de um produto ou negócio na internet.

Para que elas sejam bem-sucedidas, é fundamental que você realize um planejamento criterioso. Defina um orçamento, selecione as estratégias mais adequadas e mensure constantemente os resultados para avaliar sua eficiência. Se for preciso, faça ajustes ou invista em outros canais de divulgação.

Gostou deste conteúdo? Então confira também nosso post sobre sistemas de vendas grátis e outras estratégias para vender online!
    post anterior
    Entenda por que o Olist é a melhor comunidade de vendas do Brasil
    próximo post
    O que o e-commerce do Brasil pode aprender com os Estados Unidos?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.