7 ferramentas de marketing digital essenciais para sua loja online


7 ferramentas de marketing digital essenciais para sua loja online

Uma loja online que não faça uso de ferramentas de marketing digital está fadada ao fracasso.

O uso desses recursos é fundamental para atrair potenciais consumidores e gerar mais conversões.

Essas ferramentas também permitem economia de tempo e dinheiro graças a recursos como a automação e a síntese de dados úteis para otimizar a gestão do negócio.

Entretanto, a vasta gama de opções de serviços e plataformas disponíveis para uso torna difícil o processo de decisão.

Em meio a tantas opções, é difícil identificar e selecionar as ferramentas que vão oferecer o melhor custo benefício para o negócio.

Para facilitar o processo de decisão, reunimos algumas sugestões de ferramentas de marketing digital úteis para qualquer loja online. Confira:

contrate o olist agora mesmo

Mailchimp

e-mail marketing é uma excelente forma de conquistar leads e impulsionar o avanço deles dentro do funil de vendas.

Por meio de uma série de e-mails é possível fazer com que os potenciais clientes se interessem pelos produtos e fiquem com maior predisposição a efetivar a compra.

Isso exige uma boa ferramenta de disparo de e-mails. O Mailchimp é uma excelente opção para essa estratégia. Apesar de ser apenas em inglês, francês ou espanhol, a ferramenta é simples e possui alguns recursos gratuitos que são eficientes para sua campanha de e-mail marketing.

É possível enviar gratuitamente, com o Mailchimp, até 12 mil e-mails por mês (para uma lista até 2 mil inscritos), além de criar e gerenciar as suas listas de e-mails. Para e-commerces que estão começando, essa é a melhor opção.

Adbeat

O mundo das vendas online tem baixíssima restrição de entrada, o que faz com que um consumidor encontre uma série de lojas virtuais sem qualquer dificuldade. Por essa razão, é interessante monitorar o comportamento dos concorrentes e identificar pontos de melhoria no próprio negócio.

Um bom recurso para isso é o Adbeat. O aplicativo mostra como os outros no seu nicho de mercado estão usando os canais digitais para ganhar mercado, o número de anúncios virtuais — e quais são eles — e o aproveitamento das redes sociais.

A ferramenta está disponível apenas em inglês e pode ser avaliada gratuitamente por 30 dias. O plano inicial com pacote básico é de US$ 99,00 mensais.

Moat

Uma outra opção para monitorar o comportamento dos concorrentes é o Moat. Ao inserir o nome da marca nesse utilitário gratuito, é possível identificar os canais e estratégias utilizados por outros sites para veicular anúncios.

O software opera quase como um motor de pesquisa, cujos resultados são listas de anúncios, com informações relevantes — como dimensões e data de publicação, por exemplo.

Saber como e em que canais esses anúncios estão aparecendo pode ajudar a melhorar sua própria campanha publicitária, otimizando os resultados.

Apesar de gratuito, o Moat é em inglês.

AdGooroo

Mais do que saber o que os concorrentes estão fazendo, também é interessante avaliar a performance deles. O AdGooroo permite analisar e monitorar até 10 concorrentes e seus respectivos anúncios.

O aplicativo apresenta os resultados por page views e ajuda a descobrir o posicionamento de cada anúncio, além das palavras-chave utilizadas na campanha (e como estão sendo os resultados e a exibição daqueles termos).

O AdGooroo também oferece uma análise mensal para que você possa comparar o desempenho das campanhas e otimizar os próprios anúncios, otimizando o investimento com os links patrocinados.

A ferramenta é em inglês. No site, é possível pedir demonstração dos serviços e, posteriormente, solicitar um orçamento.

Mention

O marketing digital envolve, além dos buscadores, o uso adequado das redes sociais. Canais como o Facebook e o Instagram tornaram-se relevantes para aumentar os resultados e as vendas de seus produtos e serviços. Os consumidores utilizam-nas tanto para expor ideias quanto para acompanhar quem os interessa, incluindo suas marcas preferidas.

Isso faz com que as marcas sejam constantemente citadas nas redes sociais. É válido controlar essas interações e saber como lidar com elas. O Mention pode gerar uma ajuda preciosa nesse processo.

Você será alertado a respeito de tudo o que for publicado em páginas da web, sites de notícias, blogs ou fóruns e possuir relação com a sua marca ou produto. Isso garante que se possa analisar e responder rapidamente as críticas e sugestões de seus consumidores, para fornecer o melhor atendimento possível.

Com o Social Mention você também consegue obter bons resultados e monitorar uma marca específica em blogs, imagens, vídeos ou qualquer outro tipo de conteúdo.

As ferramentas podem ser utilizadas em inglês. Há uma versão gratuita e uma atualização paga — a partir de US$ 6,99 mensais.

banner-blog6_2

Recursos do Google

O Google possui uma série de ferramentas que podem otimizar seus resultados online. Todas estão em português, e você pode utilizar as ferramentas gratuitamente, pagando apenas pelos cliques obtidos em seus anúncios.

Em seguida, você vai conhecer duas ferramentas Google de grande relevância para potencializar os anúncios no buscador:

Google AdWords

Os links patrocinados são uma excelente forma de se posicionar nos primeiros resultados das buscas do Google, o que garante uma chance de clique muito maior. Por meio dessa e de outras ferramentas do Google é possível otimizar seus anúncios e garantir o melhor retorno.

Você pode acessar a ferramenta gratuitamente, necessitando apenas de uma conta Google. O custo da ferramenta dependerá de seu orçamento. Você pode efetuar pagamentos e definir um valor máximo para pagar por clique, por exemplo.

Para que os anúncios sejam otimizados e que os cliques tenham maior probabilidade de conversão, você pode utilizar outra ferramenta para elaborar o melhor anúncio.

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta usada para descobrir quais palavras-chave possuem maior procura. Assim, você pode inseri-las nos anúncios para aumentar suas chances de aparecer nos resultados e, consequentemente, de receber cliques.

Você pode descobrir quais palavras-chave são mais buscadas por região, período ou outro filtro que você deseje ou necessite usar. Essa análise facilita a otimização de anúncios e aumenta a taxa de impressão, ou seja, de visualização do anúncio por outras pessoas.

É possível ainda comparar determinadas palavras para saber quais apresentam maior busca, o que favorece no momento de montar sua campanha no Google AdWords.

Conclusão

O marketing digital envolve muitos elementos importantes, que precisam de monitoramento constante para que as estratégias de divulgação sejam aperfeiçoadas. Para que o e-commerce seja um sucesso, é importante conhecer as ferramentas básicas e planejar tudo detalhadamente.

Antes de sair contratando inúmeros serviços, vale a pena realizar testes gratuitos e avaliar fatores como a facilidade de uso, precisão dos dados, aplicabilidade da ferramenta e custo benefício. Assim a empresa não corre o risco de realizar gastos que não vão trazer qualquer retorno.


Tem alguma dúvida ou sugestão de ferramentas de marketing digital? Deixe seu comentário e participe dessa discussão.

+ Nenhum comentário

Adicione o seu