7 livros sobre e-commerce e vendas que todo lojista deve ler


7 livros sobre e-commerce e vendas que todo lojista deve ler

Um dos segredos para se manter competitivo no universo das vendas online, é estar constantemente atualizado sobre as principais tendências do setor. Isso ajuda a entender mudanças no comportamento dos consumidores, permitindo que os vendedores se adaptem e atendam os clientes com a máxima eficiência.

Nessa hora os livros se tornam aliados importantes. É crescente o número de autores que dão ênfase ao tema das vendas online. Isso gera mais opções para o leitor, mas ao mesmo tempo exige um critério refinado na hora de escolher qual publicação é a ideal.

Para ajudar nesse processo de decisão, o blog do Olist apresenta algumas sugestões de livros sobre e-commerce e vendas que podem servir de inspiração para você transformar seu negócio. A lista não segue nenhum critério de preferência.

1) O maior vendedor do mundo, Og Mandino

Considerado um clássico sobre vendas, o livro de Og Mandino conta a história de Hafid, um pobre guardador de camelos que se tornou um exímio vendedor. Para isso ele segue as lições deixadas por Pathros, uma espécie de pai adotivo. As lições são ensinadas por meio de dez pergaminhos guardados em um baú, nos quais estão guardados os segredos para se tornar o maior vendedor do mundo. O livro foi publicado pela primeira vez em 1968 e possui 110 páginas.

contrate o olist agora mesmo

2) Alta Performance em Vendas: Como Fazer Amigos e Influenciar Clientes Para Aumentar Suas Vendas, de Dale Carnegie, J. Oliver Crom e Michael Crom

Um dos autores do livro, Dale Carnegie é considerado referência em publicações sobre relacionamento humano e qualidade de vida. Neste livro a ênfase é no fato que o processo de compra e venda deve ser encarado pela ótica do cliente. Para isso, a abordagem envolve desde questões psicológicas envolvendo os consumidores até a efetiva conclusão da venda. A obra possui 279 páginas.

3) Os segredos da arte de vender, Zig Ziglar

Em 455 páginas o autor apresenta uma série de técnicas para garantir reações positivas perante as outras pessoas. Ziglar é considerado referência em vendas e, assim como na obra de Carnegie, o livro dá ênfase ao foco no cliente para realizar cada venda. O objetivo principal é oferecer um produto, serviço ou princípio capaz de melhorar a vida do consumidor. A narrativa é feita por meio de histórias simples e cativantes.

4) A Cauda Longa, de Chris Anderson

Em um primeiro momento pode parecer que esse livro não possui nenhuma relação com o mundo das vendas. Mas a obra de Chris Anderson fornece insights valiosos para quem atua em mercados segmentados. Apresentando exemplos de áreas como o cinema, os livros e a música, o jornalista mostra que o faturamento com a venda de produtos de nicho, com baixo volume de vendas, é equivalente à receita total de poucos produtos com imenso sucesso. Isso gera um horizonte de novas oportunidades que podem ser exploradas por empreendedores visionários. O livro possui 256 páginas.

5) Gestão de E-Business e E-Commerce: Estratégia, Implementação e Prática, de Dave Chaffey

O livro serve como um guia para a gestão eficiente de negócios online. O autor mostra as diferenças da internet perante outras mídias e explica como isso afeta administração dos negócios. Para isso, Chaffey acrescenta novos conceitos e os associa a disciplinas já consagradas, como sistemas de informação, estratégia, marketing, gerenciamento da cadeia de suprimentos e gerenciamento de recursos humanos. A obra tem 552 páginas.

6) As Novas Regras do E-Commerce: As Lições do CEO da Rakuten e Kobo para o Negócio Digital sem Fronteiras no Século XXI, de Hiroshi Mikitani

Nesta obra Hiroshi Mikitani explica como a web 2.0 transformou a vida digital e afetou o mundo do comércio online. Ao mesmo tempo ele sinaliza as tendências geradas pela web 3.0 e como isso afeta o mundo dos e-commerces. Fatores como a busca inteligente, mais recursos de personalização e um maior controle sobre o comportamento do usuário passam a integrar a estratégia de qualquer venda online. Nesse contexto, pequenas e médias empresas ganham força, se associando a grandes mercados online para ampliar a base de clientes e a capacidade de serviço. O livro possui 240 páginas.

7) A Loja de Tudo – Jeff Bezos e a Era da Amazon, de Brad Stone

A obra de Brad Stone conta a história da Amazon, maior rede varejista do mundo, ao mesmo tempo em que revela detalhes da biografia de seu fundador, Jeff Bezos. O autor consegue ir a fundo nos dois relatos, descobrindo inclusive relatos pessoais da vida de Bezos. Também são apresentados detalhes sobre as transformações provocadas pela Amazon no mundo do varejo, e como seu fundador faz uma busca incansável para seguir revolucionando esse setor.

Você tem outras sugestões de livros sobre vendas e e-commerce? Compartilhe nos comentários. E aproveite para ler o nosso e-book: Vender em marketplace – o que é e como fazer.


+ Nenhum comentário

Adicione o seu