9 dicas para ter um e-commerce com credibilidade


9 dicas para ter um e-commerce com credibilidade

9 dicas para ter um e-commerce com credibilidade

Um vendedor sem credibilidade é um vendedor fracassado.

Não há como rebater esse argumento.

Se um vendedor não é capaz de conquistar a confiança dos consumidores, dificilmente ele vai conseguir fechar negócios. Pelo menos não de forma consistente.

Em uma loja virtual, isso se torna ainda mais importante.

Como não há qualquer tipo de interação física, é preciso gerar confiança apenas por meio dos canais digitais.

É aí que muitos e-commerces fracassam.

Para evitar que você faça parte desse grupo, esse post vai oferecer algumas dicas sobre como transmitir confiança por meio da internet, abrindo a porta para vender mais.

Acompanhe.

1) Tenha site e e-mails com domínio próprio

Se você possui um e-commerce próprio, é preciso transmitir credibilidade já no acesso ao site. Para isso, você deve possuir um domínio registrado, bem como endereços de e-mail vinculados a esse domínio.

Do contrário, o cliente pode ficar receoso até mesmo de acessar o site de sua loja virtual, o que pode comprometer e muito o desempenho em vendas.

2)  Faça uma comunicação virtual elegante

Muitos anúncios de produtos vendidos na internet são verdadeiros carnavais de cores e imagens. Além de desarmonioso, esse tipo de comunicação visual gera uma percepção de amadorismo e dificulta a leitura e o entendimento do usuário.

Para evitar esse tipo de problema, utilize fontes que tenham leitura fácil e transmitam seriedade. Adote um padrão de cores em toda a página, destacando apenas aquilo que for mais relevante.

Caso você não tenha domínio desse assunto, contrate freelancers ou use ferramentas de design que auxiliem na diagramação do texto e no tratamento das imagens.

contrate o olist agora mesmo

3)  NÃO COMETA erros gramaticais

Não há nada que demonstre mais falta de profissionalismo e preparo do que publicar textos com erros de ortografia. Isso vale para o título, descrições e até mesmo mensagens enviadas aos clientes.

Embora pareça absurdo, é comum encontrar equívocos como, por exemplo, a utilização do termo “mais” no lugar do “mas” ou, ainda, erros na conjugação dos verbos impessoais haver e fazer.

Outras falhas comuns são em erros de digitação ou na tradução de palavras estrangeiras.

Para evitar erros assim, sempre revise o conteúdo antes de publicá-lo e, caso seja possível, peça para outra pessoa avaliar seu texto. Os corretores ortográficos dos editores de texto e os dicionários online também são ótimos assistentes.

4)  Seja criterioso na escolha das fotos

Antes de realizar uma compra o cliente costuma pesquisar o produto em vários canais de venda. Por essa razão ele consegue identificar com facilidade fotos que foram copiadas de outros sites.

Pior do que isso é a cópia de fotos com logomarcas ou frases em outros idiomas, o que afeta ainda mais a reputação da loja.

Apresentar fotos e descrições originais e incluir a ferramenta de zoom nas imagens são ações simples que ajudam o cliente a conhecer melhor o produto.

Também vale a pena apresentar imagens do produto em uso e até mesmo vídeos de demonstração. Isso aumenta drasticamente as chances de conversão.

5) Monitore os sites de reclamação

Existem sites que se tornaram ferramentas de defesa para consumidores insatisfeitos, como o Reclame Aqui e o Denuncio. Essas páginas apresentam histórico de reclamações e de resolução de problemas, o que influência diretamente a decisão dos consumidores.

Por essa razão, se sua loja não se manifestar ou não resolver todos problemas que aparecerem, a reclamação poderá manchar a reputação  e espantar os consumidores.

6)  Atue de forma ativa e profissional nas redes sociais

Outro fator que influência a opinião dos clientes sobre uma loja virtual são as redes sociais. Nesse caso é preciso ser drástico: ou a empresa se manifesta de forma frequente ou simplesmente não se apresenta nestes canais.

As mensagens transmitidas devem corresponder a imagem que a empresa deseja transmitir. Comentários ofensivos ou preconceituosos são proibidos, bem como mensagens pessoais.

Uma maneira fácil de transmitir a credibilidade por meio das redes sociais é estimular o engajamento dos consumidores, estimulando a produção de fotos ou depoimentos associados a marca.

7)  Ofereça um SAC de qualidade

Quando um cliente entrar em contato com a sua loja virtual, seja rápido nas respostas. Caso contrário, ele pode pensar que a empresa é desorganizada ou mal preparada.

Também é importante ficar atento aos chats online, pois, embora esta seja uma ótima funcionalidade, ela só trará resultados se houver alguém sempre disponível no atendimento.

Em caso de problemas, seja resolutivo e siga sempre a velha máxima de que “o cliente tem sempre razão”.

8)  Produza conteúdo de qualidade

Se além de produtos, sua loja é uma fonte de informação, provavelmente o relacionamento com os clientes será muito mais próspero.

Vídeos e reviews são ótimos conteúdos para garantir a credibilidade de sua marca e gerar aumento de tráfego em sua página. A partir destes conteúdos é possível introduzir calls to action que podem servir de estímulo para o consumidor finalizar a compra.

9)  Utilize canais de venda já conhecidos

Um consumidor sentirá muito mais confiança para fazer uma compra e apresentar dados pessoais para o pagamento dos produtos em um site já conhecido e consolidado.

Para isso a melhor alternativa para os lojistas é utilizar os marketplaces para vender produtos. É possível aproveitar toda a reputação desses canais de venda, bem como a infraestrutura de pagamento e gestão de dados já disponível.

Conclusão

Para garantir credibilidade nas vendas online é preciso entender, antes de tudo, que o público está a cada dia mais bem informado e que, devido à alta concorrência, nenhum erro é perdoado.

Ações simples, de baixo investimento são capazes de fazer a diferença para o olhar minucioso dos clientes, garantindo mais vendas.

Tem alguma outra dica sobre como ganhar mais credibilidade nas vendas online? Comente abaixo!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu