Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Assinaturas do Mercado Livre: venda mais com o novo serviço do marketplace


Assinaturas do Mercado Livre: venda mais com o novo serviço do marketplace

Um dos maiores marketplaces do Brasil, o Mercado Livre tem investido cada vez mais em proporcionar aos lojistas parceiros um processo de vendas completo. Serviços complementares, como Mercado Envios e Mercado Crédito, são alguns dos recursos disponíveis. Em abril de 2018, foi a vez de um novo programa ser lançado: as assinaturas do Mercado Livre. Elas permitem que o cliente programe o recebimento periódico de mercadorias de determinadas categorias, como beleza e higiene.

As assinaturas não custam nada aos lojistas nem ao público, que, pelo contrário, pode receber descontos como forma de incentivo para aderir ao serviço. Outra vantagem é que as cobranças e os envios são automáticos, dispensando o consumidor de realizar compras recorrentes. Ou seja, além de oferecer comodidade, o recurso fideliza o cliente e garante vendas constantes para a loja.

De acordo com o Mercado Livre, mais de 500 mil anúncios desse tipo já estão ativos, e a expectativa é de, em breve, passar de um milhão. Se você quer destacar ainda mais sua presença no marketplace, oferecer as assinaturas é uma excelente opção. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre essa nova modalidade!

Descubra como

O que são as assinaturas do Mercado Livre

Como explicamos no início do post, o serviço permite que os clientes recebam compras com uma frequência pré-definida. Esse período pode ser de uma a três semanas ou de um a três meses. O serviço se mantém até que o cliente decida interromper o recebimento.

As assinaturas têm zero custo de adesão para o lojista e o cliente, e a taxa cobrada pelo marketplace continua a mesma ela varia conforme o tipo de anúncio e vai de 0% a 16%. No entanto, o Mercado Livre sugere que as empresas ofereçam um desconto de até 10% para que o público se sinta motivado a participar do programa.

No caso de indisponibilidade ou de mudança de preço, estoque ou mercadoria, o cliente deve ser avisado 48 horas antes do fechamento da compra. O processo de alteração desses dados ocorre da mesma forma que em um anúncio comum. O consumidor que quiser trocar a frequência de envio também deve fazer a solicitação 48 horas antes. Já para alterar informações como tipo de produto, endereço e formas de pagamento é preciso cancelar a assinatura atual e realizar uma nova.

Assim como em qualquer outro acordo comercial, é preciso que o lojista cumpra alguns requisitos. As exigências do marketplace são as seguintes:

  • Vender itens que sejam permitidos no modelo de assinatura. No próximo tópico, iremos disponibilizar a lista completa de categorias habilitadas e dar dicas de como lucrar com algumas delas;
  • Ter reputação verde no Mercado Livre;
  • Manter mais de 10 unidades do produto em estoque, que deve estar sempre atualizado. Caso não haja mais produtos à pronta entrega, o consumidor será avisado por e-mail. Isso não cancela diretamente a assinatura nem influencia a reputação da loja;
  • Usar o serviço do Mercado Envios, que realiza a gestão de etiquetas de frete, preço e informações;
  • Processar o pagamento por meio do Mercado Pago, usando o cartão de crédito cadastrado pelo usuário.

Cumprindo isso, basta enviar um e-mail para assinaturas@mercadolivre.com.br e aguardar o recebimento de uma planilha e um formulário. O lojista deverá indicar quais produtos gostaria de disponibilizar para venda via assinatura. O pedido será, então, analisado pelo marketplace esse processo costuma ser rápido.

Categorias habilitadas e dicas de como otimizar as vendas por assinatura

O serviço de assinaturas atende a 7 categorias:

  1. Alimentos e Bebidas;
  2. Animais;
  3. Bebês;
  4. Beleza e Cuidado Pessoal;
  5. Casa, Móveis e Decoração;
  6. Esporte e Fitness;
  7. Saúde.

Cada uma delas está subdividida em diversas outras. A lista completa está disponível aqui.

Para otimizar ainda mais as vendas por assinaturas, os lojistas podem criar estratégias específicas para cada segmento. Se a empresa vende itens de beleza, uma dica é investir nas variações de uma mesma mercadoria. Assim, o cliente tem mais opções de escolha.

Outras sugestões para cativar o público são fornecer produtos exclusivos e oferecer uma unboxing experience positiva àqueles que fazem a assinatura. Tais ações também servem de estímulo aos clientes, que certamente irão gostar muito de produtos personalizados.

Descubra como

Investir nas assinaturas do Mercado Livre é garantir a fidelização dos clientes

Entre as várias vantagens que o novo programa do Mercado Livre oferece está a de tornar as vendas mais recorrentes. Seja semanal ou mensalmente, os produtos chegarão à porta do consumidor sem exigir dele praticamente nenhum esforço, já que a compra periódica será feita automaticamente. Assim, o cliente não precisa efetuar a mesma operação todas as vezes que quiser adquirir uma mercadoria parecida. Por isso, a praticidade é um fator que merece destaque.

Mas as assinaturas representam muito mais do que a simples regularidade das vendas: elas fidelizam o público e reforçam a credibilidade da marca. Seguindo as dicas que listamos para otimizar as vendas, você com certeza irá surpreender positivamente e conquistar os clientes. Dessa forma, oferecer o serviço de assinaturas certamente garantirá as vendas futuras da empresa.

Por ser tão importante, o gerenciamento do serviço deve ser feito com atenção, especialmente em relação ao estoque de mercadorias mesmo não interferindo na reputação da empresa, a falta de produtos impacta a experiência do consumidor. Reforçando o que já foi dito, nossa recomendação é que o lojista tenha pelo menos 10 unidades de cada item disponíveis para pronta entrega.

Se você quiser mais detalhes do contrato do novo programa do Mercado Livre, acesse a página de Termos e Condições do Serviço de Assinatura do marketplace.

Este material ajudou você? Então veja algumas dicas para vender mais no Mercado Livre!

Venda mais com o Olist

1 Comentário

Adicione o seu
  1. 1
    Adriel

    Eu quero fazer uma assinatura no MercadoPago sem taxa alguma, ou seja, quero receber 100% do valor, como que eu faço isso? Lembrando que não quero vender produto algum, então não vou colocar “Código de Referência” ou “Link de retorno ao seu site”. Eu quero fazer essa assinatura para que meu amigo me pague uma quantia todo mês, porém não gostaria de ficar solicitando o dinheiro todas as vezes e sim que seja de forma automática.

+ Deixe um Comentário