Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Atributos básicos que um ótimo profissional de e-commerce deve ter


Atributos básicos que um ótimo profissional de e-commerce deve ter
5 (100%) 6 votos

Atributos básicos que um ótimo profissional de e-commerce deve terQuem é empreendedor com certeza já conhece as dificuldades de abrir e administrar o próprio negócio. Oferecer um bom atendimento ao cliente, gerir as vendas, ficar atento às finanças e organizar a logística de entrega dos produtos são só algumas das demandas frequentes dos lojistas.

Nesse contexto, exige-se cada vez mais de profissionais que queiram se destacar neste mercado crescente. Conforme o Perfil do E-commerce Brasileiro 2017, o número de e-commerces no país cresceu 9,23% entre junho de 2016 e junho de 2017, chegando a 600 mil lojas online.  Assim, quem busca estar entre os melhores deve, é claro, ter diferenciais.

Entre os requisitos básicos para marcar presença no comércio eletrônico estão: ser multitarefas, ter uma visão ampla de negócio, saber calcular e entender métricas e ser movido a desafios. E essas exigências não valem apenas para o gestor da empresa, mas para todos os colaboradores. Por tal motivo, é preciso ter as qualidades necessárias em mente no momento de contratar um novo funcionário.

Pensando nisso, fizemos uma lista com as principais características que excelentes profissionais de e-commerces e marketplaces devem ter. Você pode usá-la como inspiração para se aperfeiçoar e evoluir como empresário ou aplicá-la na recrutação de novos integrantes para sua empresa. Boa leitura!

Contrate o olist agora mesmo

Ser multitarefas

Se você quer conquistar seu espaço no varejo eletrônico, o primeiro passo é não ser demasiadamente restrito nas suas funções ou cargo. Isso é exigido principalmente no início do negócio, quando muitos setores ainda não estão bem estruturados.

Micro e pequenas empresas exigem que os colaboradores sejam multitarefas, já que o número de funcionários é pequeno. Ao abrir sua loja, é bem provável que você precise administrar as finanças e efetuar operações logísticas, por exemplo. Nesse sentido, é essencial estar aberto a novos aprendizados, buscando sempre aperfeiçoar as habilidades.

Entender de público e atendimento

Não existe empresa sem público. Assim, é imprescindível que o lojista preste um atendimento de qualidade aos clientes, sendo sempre prestativo e educado. Alguns elementos que devem estar presentes na comunicação são: clareza, objetividade e atenção com a gramática frases desconexas e erros de português tiram a credibilidade da empresa.

Outro item de destaque é estar aberto a críticas e sugestões, já que feedbacks negativos fazem parte de qualquer negócio. Também é muito importante que o empresário e os colaboradores tenham empatia com o público. Ao se colocar no lugar do consumidor e se preocupar com a experiência de compra vivenciada por ele, torna-se mais fácil pensar em melhorias relacionadas aos produtos e ao atendimento. Com isso em vista, a satisfação do freguês é certa.

Ser craque em vendas

Este requisito está intimamente ligado ao anterior, já que um vendedor de sucesso deve conseguir entender o público e perceber os desejos e necessidades dos clientes. Nesse aspecto, ter uma boa comunicação também é fundamental à medida que o vendedor precisa transmitir a outras pessoas toda a paixão que sente pela empresa, além de esclarecer dúvidas e questionamentos.

Mais um ponto-chave é ser persuasivo para convencer o público a adquirir seu produto ou serviço e, mais do que isso, indicá-lo a amigos e conhecidos. Demonstrar as vantagens da parceria e passar confiança ao consumidor são aspectos fundamentais nesse processo. O bom vendedor também precisa dar o seu melhor para atingir as metas e ter um bom desempenho, fazendo constantemente uma autoavaliação.

Conhecer processos logísticos

A eficiência logística é um dos requisitos fundamentais para o êxito das empresas no comércio online. Isso exige que o lojista tenha extrema preocupação com essa etapa do processo de vendas, cumprindo as demandas com rapidez e qualidade.

Se sua equipe é pequena, talvez você ainda não tenha um funcionário ocupando a vaga específica de analista de logística. Portanto, é necessário que o gestor tenha bons conhecimentos dessa área para garantir a satisfação dos clientes. Além de lidar com fornecedores e administrar a armazenagem e transporte dos produtos, também é importante estar atento à logística reversa, voltada ao pós-venda.

Ser organizado

Organização é a palavra-chave para o sucesso de qualquer profissional. O lojista deve administrar o tempo com eficiência para cumprir todas as atividades relacionadas à empresa. Além disso, é preciso ter atenção na execução das ações, principalmente em operações minuciosas, como as de âmbito financeiro. Documentar os processos realizados também é de grande relevância, já que evita problemas futuros.

Ter foco é outra qualidade indispensável. Evite gastar energia com o que não traz resultados para a empresa e fuja da procrastinação. Não deixe os problemas afetarem seu negócio para, só então, buscar soluções. E, por fim, se autogerencie, sem precisar ser cobrado o tempo todo por outras pessoas.

Baixe agora

Ter afinidade com métricas

Cada vez mais os gestores têm contado com as métricas para melhorar os resultados das empresas. Por meio dos números, é possível acompanhar a evolução do negócio, realizar ações fundamentadas e agir com previsibilidade. Mesmo que sua loja já tenha um bom faturamento no comércio online, é importante ficar de olho.

Imagine o seguinte: suas vendas estão boas, mas há um alto número de carrinhos abandonados. Esse cenário deve ser visto com atenção, pois ele indica que os clientes estão, por alguma razão, desistindo da compra praticamente na etapa final da aquisição. Nesse caso, um dos possíveis motivos é que o frete esteja muito caro. Caso você baixe um pouco o valor do transporte, a taxa de conversão irá aumentar.

Dessa forma, as métricas permitem que você avalie o contexto geral das vendas e, a partir disso, crie estratégias específicas que podem melhorar, e muito, seu ranqueamento nos mercados virtuais.

Ser curioso e proativo

Você já ouviu a clássica frase “conhecimento é poder”? Ela faz todo sentido, especialmente para quem quer ser bem sucedido no trabalho. Um profissional de destaque deve ser movido pela curiosidade e vontade de aprender. Ele nunca deve se acomodar, independentemente de quão bom estiver o desempenho. Para isso, deve constantemente se desafiar e buscar novos conhecimentos.

Uma dica para se manter informado e por dentro das tendências mundiais é ler muito, tanto conteúdos relacionados à própria área quanto textos de temas diferentes. Isso ajuda a ampliar sua visão de mundo e criar relações com saberes que você já domina.

Também é vital ser proativo e ter iniciativa para sugerir mudanças e alterar processos, sem esperar que os problemas o obriguem a isso ou que outras pessoas cobrem ações. Buscar novas soluções, estratégias e ferramentas estão envolvidos nisso e ajudam a otimizar ainda mais a performance da empresa.

Gostar de desafios

Abrir o próprio negócio não garante estabilidade. No caminho até o topo, inúmeros percalços podem surgir. Como não existe receita pronta, o lojista precisa descobrir praticamente sozinho quais são as melhores estratégias aplicáveis à sua empresa. E isso nem sempre é fácil, já que o resultado geralmente aparece a longo prazo.

Além do desafio de ter o próprio empreendimento, também existem as dificuldades de evoluir na profissão. Nesse aspecto, o esforço é diário e essencial para o progresso da carreira do lojista. Alguns requisitos necessários para aguentar a pressão são acreditar de verdade no que você faz e não desanimar com os tropeços, que certamente farão parte da trajetória.

Ter inteligência emocional

Um ótimo profissional deve ter autoconhecimento e ser capaz de controlar as próprias emoções. Somente assim, não irá misturar a vida pessoal com a rotina de trabalho, ou vice-versa. Ter inteligência emocional também evita que certas intercorrências, comuns ao mundo dos negócios, acabem em frustração e desmotivação, afetando o desempenho do colaborador.

Pensando nisso, a resiliência é uma qualidade admirável, já que permite que o indivíduo aja com maturidade e racionalidade em situações adversas. Outro termo que deve ser lembrado é coachability, que é a capacidade de lidar com feedbacks e os aplicar rapidamente. Como já dissemos neste post, toda pessoa e negócios estão sujeitos a críticas e devem saber absorvê-las da forma adequada.

Ser apaixonado pelo que faz

O último tópico desta lista é o mais importante de todos: você deve realmente gostar do que faz e acreditar na causa. Sem isso, as chances de você desanimar no meio do caminho são muito maiores. Ao contrário da maioria das habilidades listadas aqui, esta característica não é facilmente desenvolvida, já que teoricamente nasce com você.

A regra é ser persistente sempre e ter clareza sobre seu propósito. Quando bem claros, os objetivos não se tornam coisas inalcançáveis, mas metas que podem, sim, ser conquistadas. É preciso ter brilho no olho e muita energia para não desistir facilmente dos próprios sonhos e aguentar a pressão de ser um empreendedor.

Desenvolva suas habilidades e torne-se um excelente profissional!

Você tem todas as qualidades que listamos acima? Parabéns! O seu caminho até o sucesso certamente será mais curto do que o dos concorrentes.  Mas também não precisa ficar preocupado caso você não tenha se identificado com as coisas que dissemos até agora. Grande parte delas são habilidades que podem ser facilmente desenvolvidas.

Qualquer pessoa é capaz de entender de logística caso pesquise bastante sobre o tema, por exemplo. Só aqui no Universo Marketplace temos vários textos voltados ao assunto. Também disponibilizamos o Kit Essencial de Métricas para E-commerce para quem quer ser expert em estatísticas.

Enfim, nosso blog conta com inúmeros materiais relacionados a estratégias de venda em e-commerces e marketplaces. Basta dedicar um tempo à leitura dos conteúdos e você estará muito mais preparado para atuar e se destacar no comércio eletrônico.

Gostou deste texto? Então confira a nossa lista de filmes inspiradores que todo empreendedor deve assistir!


 

+ Nenhum comentário

Adicione o seu

---- MyChat ----