B2W Ads, Walmart Ads, Cnova Ads e Mercado Livre Publicidade: como funcionam?


B2W Ads, Walmart Ads, Cnova Ads e Mercado Livre Publicidade: como funcionam?
5 (100%) 14 votos

B2W Ads, Cnova Ads e Mercado Livre Publicidade: como funcionam?

Um e-commerce sem audiência e visibilidade está fadado ao fracasso.

Se você possui uma loja virtual, sabe que não há como obter sucesso sem investir em publicidade.

Por mais eficiente que o comércio seja no processo de fidelização, é necessário buscar sempre a atração de novos consumidores.

Isso não apenas gera mais vendas diretas como também auxilia no processo de construção da marca, gerando uma reputação positiva.

Essa realidade não é diferente nos marketplaces.

Com um número crescente de lojistas atuando nestes canais, não dá mais para acreditar que as vendas vão ocorrer por inércia, de forma passiva.

Investir em publicidade é um aspecto estratégico fundamental para um bom desempenho em vendas.

Somente assim a audiência e credibilidade das grandes redes varejistas será convertida em uma aliada para ampliar o faturamento do negócio.

Esse post tem o objetivo de mostrar com isso pode ser feito, detalhando como funciona a publicidade nos marketplaces brasileiros.

Acompanhe!

Quer conferir uma versão narrada deste post? É só apertar o play!

contrate o olist agora mesmo

Como funciona a publicidade nos marketplaces

Todos os sites de grandes redes varejistas possuem espaços nobres, como a homepage, as páginas de categorias e até mesmo as páginas de busca.

Se o anúncio de determinado produto estiver em um desses espaços, a possibilidade de que ele receba mais cliques é altíssima.

Como consequência, as chances de conversão e mais vendas sobem na mesma proporção.

Para democratizar o acesso a essas regiões, os marketplaces criaram espaços publicitários, nos quais é possível conquistar visibilidade em troca de certo investimento.

Cada empresa adota um modelo de venda: cobrança por impressão (ou CPM, baseado em quantas vezes o anúncio foi exibido), cobrança por clique (ou CPC, baseado em quantos cliques o anúncio teve) ou mesmo quantidade de posts e usuários afetados.

Confira como funciona a publicidade nos principais marketplaces brasileiros: 

B2W Ads

Responsável pelos marketplaces Americanas.com, Submarino e Shoptime, o grupo B2W realiza a gestão publicitária por meio da plataforma B2W Ads.

A empresa utiliza uma interface semelhante ao do Google Adwords, permitindo a criação de campanhas e a mensuração dos resultados em tempo real.

O usuário seleciona o produto que será destacado e insere dados como data e duração da campanha, orçamento e até mesmo Custo por Clique (CPC).

Mais informações podem ser encontradas no site oficial do produto, no endereço http://www.b2wadvertising.com/

kit de listas olistCnova Ads 

Os marketplaces Casas Bahia, Extra e Ponto Frio fazem parte do grupo Cnova, que criou a unidade Cnova Ads para a gestão de campanhas publicitárias.

Os modelos de anúncio permitem a veiculação de banners em locais estratégicos dos sites, postagens nas páginas de redes sociais, email marketing e até mesmo a criação de lojas próprias.

A empresa disponibiliza uma tabela comercial com os preços por ação e site. A cobrança padrão é por impressões (CPM), ou seja, número de vezes em que o anúncio é exibido.

Mais informações sobre o Cnova Ads podem ser encontras no site oficial ou pelo fone: (11) 4949-8060 e email ads@cnova.com.

Mercado Livre Publicidade 

O MercadoLivre Publicidade é a unidade publicitária da empresa disponível para os lojistas.

A empresa possui três frentes de atuação: product ads, text ads e display.

Em product ads são destacados links de texto com imagem, título e preço dos produtos anunciados dentro da plataforma. A cobrança é com base nos cliques (CPC).

Os text ads são semelhantes ao Google Adwords, destacando links de texto nas páginas de busca da plataforma.

Já os displays visam dar ampla exposição à marca, com a oferta de banners, destaque na homepage, e páginas customizadas.

Os detalhes de preços e modalidades de venda são apresentados na página oficial do Mercado Livre.

Walmart Ads

O mais novo marketplace a oferecer campanhas de anúncios para seus clientes foi o Walmart. Desde 2017, os sellers que vendem pelo canal podem impulsionar seus anúncios como nos demais marketplaces. Pelas imagens divulgadas, os produtos serão exibidos sob o rótulo de “Produtos Patrocinados”.  Entretanto, certamente passará a ser conhecido no mercado como Walmart Ads.

Segundo a comunicação oficial do canal este é um espaço premium para os lojistas dentro do Walmart, que conta hoje com mais de 100 milhões de visualizações por mês e uma taxa de conversão 33% maior do que o mercado.

produtos patrocinados - walmart ads

 

produtos patrocinados - walmart ads 2

 

Com o Walmart Ads o anúncio patrocinado aparece nas seguintes posições:

  • Home do site
  • Página de produto
  • Página de departamento
  • Página de busca
  • Página de categoria/subcategoria

Dicas finais para gerenciar a publicidade nos marketplaces 

Para que uma campanha de publicidade nos marketplaces seja bem-sucedida, vale a pena seguir algumas dicas:

  • Avalie a necessidade da campanha: a performance nos canais de venda está abaixo do esperado? Você já testou outras alternativas para gerar mais vendas, como oferecer um preço mais competitivo?
  • Defina um orçamento: direcione uma verba especificamente para as campanhas publicitárias, mas sem comprometer a viabilidade do negócio. Não faça anúncios esperando que as possíveis vendas cubram o investimento realizado.
  • Faça testes de desempenho: o anúncio não foi bem? Avalie se as palavras-chave selecionadas e a forma de apresentação do anúncio são as mais adequadas. Realize alterações e mantenha um registro de todas as campanhas.

Conclusão

Investir em publicidade não é obrigatório para um bom desempenho nos marketplaces.

Trata-se de uma ação que exige planejamento e ponderação.

Se você acha que sua operação chegou no limite de vendas e não existem outras maneiras de amplia-las, aí sim essa opção se torna essencial.

Também é bom salientar que nem sempre o lojista precisa se preocupar com isso.

Vendendo produtos pelo Olist, por exemplo, toda a gestão da visibilidade dos produtos e reputação da loja nos canais é feita diretamente pela nossa equipe.

Os cadastros de produtos são revisados antes de serem enviados aos marketplaces e monitoramos todo o processo de entrega para garantir que o consumidor final seja beneficiado e fique satisfeito.

Nós já estamos de olho em mais essa tendência do mercado, realizando testes pontuais para verificar os efeitos da publicidade sobre as vendas. Mas essa opção ainda não está disponível para uso dos lojistas.

Tudo para tornar seu processo de vendas ainda mais descomplicado!


Ainda tem dúvidas sobre como funciona a publicidade nos marketplaces? Compartilhe as dúvidas com a gente!

2 Comentários

Adicione o seu
    • 2
      Igor Castanho

      Olá Thiago, tudo bem? Obrigado pela sua pergunta!
      Por enquanto nós estamos realizando apenas alguns testes com esses tipo de publicidade. Nossos lojistas tem conquistado uma boa performance em vendas sem depender diretamente disso. Mas estamos atentos, e se essa prática se tornar recorrente pode deixar que vamos te avisar!
      Abraço!

+ Deixe um Comentário