Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

B2W Entrega e B2W Fulfillment: o que é e como utilizar?


B2W Entrega e B2W Fulfillment: o que é e como utilizar?

Se você vende produtos online, seja em uma loja virtual própria ou nos marketplaces, conhece a importância e a complexidade de cada uma das etapas que envolvem o modelo de negócio: cadastrar produtos, abastecer o estoque, monitorar vendas, emitir nota fiscal, embalar a mercadoria e despachar para o consumidor final.

No entanto, muitos profissionais acabam não dando a devida atenção que o processo logístico merece. De nada adianta o consumidor comprar um produto com excelente preço se a experiência dele não for satisfatória durante a entrega do item. Um prazo de envio muito longo ou uma entrega atrasada, por exemplo, são motivos que dificilmente farão o cliente fechar negócio com você novamente.

Além disso, o consumidor tem pleno direito de solicitar o cancelamento da compra ou devolução do produto e, caso isso aconteça, cabe a você, lojista, arcar com os custos de frete reverso. Portanto, tenha em mente que é a satisfação do cliente com a primeira compra e a eficiência da entrega do produto que determinará se ele continuará sendo seu cliente.

Sabendo da importância que a operação logística tem sobre o sucesso nas vendas online e para evitar que situações como as citadas acima ocorram, o grupo B2W, detentor das marcas Americanas.com, Submarino e Shoptime, criou o B2W Entrega e o B2W Fulfillment. Continue a leitura para conhecer os detalhes dos programas logísticos e aprender como utilizá-los. 

Contrate o olist agora mesmo

O que é B2W Entrega?

B2W Entrega é a plataforma de soluções de entrega disponível aos sellers (lojistas) que usam o B2W Marketplace para vender seus produtos. A adesão ao programa é totalmente gratuita e concede uma série de benefícios a seus usuários:

  • Condições comerciais de frete mais atraentes;
  • Rastreamento automático de pedido gerado no Portal do Parceiro;
  • Indenização total (100%) por avarias, roubos ou extravios reconhecidos pelos Correios;
  • Frete de logística reversa pago pela B2W;
  • Equipe própria da B2W para fazer o atendimento ao consumidor final (reduzindo os chamados de SAC) e acompanhar todas as etapas de entrega.

Com todas essas vantagens, o lojista consegue melhorar sua pontuação no programa de reputação do canal, o B2W Seller Premium. Assim, estabelece-se um círculo virtuoso: o consumidor fica satisfeito com o serviço de entrega, sua reputação como lojista aumenta no marketplace e você tem mais chances de conquistar a buybox.

Quais produtos podem ser postados pelo B2W Entrega?

Todos os produtos cujo envio é permitido pelos Correios também podem ser postados pelo B2W Entrega. Ou seja, o produto não pode custar mais de R$ 10 mil, a soma de todas as medidas (largura, comprimento e altura) não pode ultrapassar 200 cm (sendo que a largura máxima é de 105 cm) e o peso não deve ser superior a 30 kg.

Caso seus produtos não respeitem esses critérios, você deverá contratar uma transportadora e cadastrar a tabela de frete da empresa, já com os custos negociados, no Portal do Parceiro. No entanto, não poderá usufruir dos benefícios que o programa B2W Entrega oferece.

Seus deveres como lojista são informar corretamente as dimensões e peso do produto a ser despachado pelo B2W Entrega e manter a tabela de frete atualizada na plataforma, caso necessite utilizá-la. Assim que receber o pedido, você deve emitir nota fiscal e etiqueta de postagem, embalar o produto e postar nos Correios ou transportadora.

Não se esqueça de afixar a etiqueta de postagem da B2W na embalagem dos pedidos e de inserir a nota fiscal no Portal do Parceiro! E lembre-se de que a atualização do código de rastreio e status de pedido serão feitos automaticamente pelo B2W Entrega, exceto se você optar pela tabela de frete.

Baixe agoraComo configurar o B2W Entrega e emitir etiqueta de postagem?

Você pode começar a usar o B2W Entrega em poucos passos, confira:

  1. Acesse o Portal do Parceiro, insira seu login e senha para continuar.
  2. Assine o contrato disponível na aba Configurações > Meus contratos, mas, antes disso, certifique-se de ler os Termos e Condições de uso do B2W Entrega.
  3. Na aba Configuração > Configurações de Frete, insira no campo Prazo de Expedição a quantidade de dias que você precisa para organizar seu processo logístico, ou seja, o tempo entre receber o pedido e postar nos Correios ou transportadora (recomenda-se não ultrapassar 2 dias). Para finalizar, clique em “Salvar prazo”.
  4. Na mesma aba Configuração > Configurações de Frete, altere o campo Cálculo do Frete para B2W Entrega. Nesta etapa, é importante você saber que o cadastro de dimensões é calculado em metros. Se ocorrer de você colocar as medidas em centímetros, fique ciente de o pedido será considerado com base na tabela de frete e você perderá os benefícios do B2W Entrega.
  5. Caso você venda produtos fora dos parâmetros padrões do B2W Entrega, cadastre a tabela de frete da transportadora que você contratou nesta mesma página, no campo Atualização da tabela. O próprio Portal do Parceiro disponibiliza três modelos de tabela de contingência para você usar como base: Planilha Modelo, Planilha por Cidade e Planilha por Região.

Há duas formas de emitir a etiqueta de postagem, a primeira pela aba Vendas > Pedidos > Etiqueta para envio, e a segunda pela aba Pedidos > Meus Pedidos > Detalhe do pedido. Relembrando, a etiqueta B2W Entrega só poderá ser emitida se o produto puder ser enviado pelos Correios.

Para saber se um pedido foi emitido dentro das exigência do B2W Entrega, basta procurar pelo ícone de um caminhão em “Detalhes do pedido”. Outra maneira de diferenciar é observar o “Método de cálculo de Frete”, que mostrará “Spreadsheet” quando o cálculo for feito pela tabela de frete e “b2wentregacorreios” quando for calculado pelo B2W Entrega.

O que é B2W Fulfillment?

Apesar de o B2W Entrega oferecer vários benefícios, ainda cabe ao lojista as atividades de preparar o pedido e postar. E essa é a principal diferença entre o B2W Entrega e o B2W Fulfillment, pois o último programa cuida de todas as etapas do processo logístico.

Isso significa que ao contratar o B2W Fulfillment, o marketplace será responsável por armazenar seu estoque de produtos em um dos centros de distribuição da B2W, embalar a mercadoria, postar ao consumidor final e atender às ocorrências pós-vendas.

O serviço de fulfillment é realizado pela Direct, empresa de operação logística adquirida pela B2W em 2014. A contratação é feita diretamente com a B2W, por meio de contato com o gerente de contas responsável pelo seu negócio.

Conclusão: os serviços logísticos não param de evoluir!

A logística está cada vez mais presente na estratégia dos grandes marketplaces, por isso há uma oferta contínua de soluções que visam agilizar e otimizar o processo de envio e entrega, visando a satisfação do consumidor final.

Nesse contexto, programas como o B2W Entrega e o B2W Fuflillment podem ser soluções bastante eficazes dependendo do porte da sua loja e do segmento de atuação. Não deixe de analisar cada uma das opções e pesquise também por serviços logísticos de empresas terceirizadas.

E lembre-se sempre de que o frete aliado ao preço do produto e à qualidade do serviço logístico influenciam o resultado das suas vendas! Aproveite agora para conferir as dicas que separamos para você melhorar a reputação da sua loja na B2W.

Ficou com alguma dúvida sobre o B2W Entrega? Compartilhe com a gente nos comentários!


B2W Entrega e B2W Fulfillment: o que é e como utilizar?
5 (100%) 6 votos

+ Nenhum comentário

Adicione o seu