Como fazer títulos de produtos - Boas práticas para vender em marketplaces

O blog do Olist apresenta uma série de posts que trazem dicas e recomendações para vender em marketplaces e obter melhores resultados. Neste iremos ver como fazer títulos de produtos, o potencial que eles podem trazer para suas vendas e negócio. Aproveitar toda a reputação e visibilidade que as grandes redes proporcionam é o primeiro passo para vender mais pela internet, porém o usufruto desses benefícios exige dedicação e ações estratégicas. Há uma série de regras e boas práticas que precisam ser respeitadas para que seu anúncio seja aprovado e consiga aparecer na buy box dos marketplaces. Para explicar algumas dessas regras a primeira parte deste post fala sobre como redigir títulos de produtos. Na sequência, o tema é a descrição de produtos e, por fim, a produção de fotos profissionais.

Por que os títulos são tão importantes?

Basicamente os títulos são o primeiro ponto de contato entre o consumidor e os produtos anunciados. É por meio deles que o cliente encontrará o item que deseja, seja dentro do site de um marketplace ou via mecanismos de busca. Por essa razão, é preciso imaginar como a maioria das pessoas localiza determinado item, pensando em aspectos como palavras-chave e especificações básicas. Cada anúncio enviado aos marketplaces passa por um processo de revisão e, caso o título esteja fora dos padrões, o anúncio é recusado. Esse processo leva tempo, então o ideal é fazer certo da primeira vez para evitar aborrecimentos desnecessários.

Como fazer um título de produto perfeito

O título ideal para o anúncio de um produto precisa ser simples, atraente, instrutivo e capaz de gerar uma referência direta para as fotos cadastradas. Ele também não pode conter erros de digitação ou gramática. O ideal é escolher palavras-chave ou expressões que expliquem com exatidão o que é o produto, sem utilizar termos muito genéricos. Em alguns casos também é aceitável inserir atributos básicos do produto, como as dimensões e características principais.

Itens que são proibidos nos títulos

Há alguns termos e atributos que nunca devem ser inseridos nos títulos, sob risco de o anúncio ser recusado. É proibido inserir dados de preço, informações de contato do lojista, e expressões como “Promoção” ou “Compre já”. Outras restrições são as seguintes:

  • Marcas registradas: o título não pode conter marcas registradas cujo lojista não possua direito de uso. Exemplos de nomes com restrições são: Coca-Cola, Marvel, Harley Davidson, entre outros.
  • Caracteres e códigos: caracteres especiais (como @, #, $, %, *, &, !, ?, ou -) e códigos aleatórios de produtos (que não sejam o modelo ou versão) também não podem estar no título.
  • Texto em letras maiúsculas: palavras ou frases inteiras em letra maiúscula não são aceitas nos sites dos marketplaces. Abreviaturas também não são permitidas.

Como fazer bons títulos

Para não descumprir nenhum dos critérios citados acima existem alguns recursos que facilitam o trabalho de preparar títulos para os anúncios em marketplaces. Uma solução simples é criar uma fórmula padrão, que servirá de referência para os produtos. Confira o exemplo abaixo: [produto] + [marca] + [modelo/série/referência/coleção] + [até 2 atributos permitidos e relevantes] Também vale olhar os títulos de produtos semelhantes que já estejam sendo anunciados pelo próprio marketplace. Os exemplos a seguir são boas referências para algumas categorias: exemplo de título para marketplace exemplo de título para marketplace Por fim, também é possível utilizar a ferramenta gratuita de títulos preparada pelo Olist para fazer simulações antes de cadastrar seu anúncio.

Conclusão

O sucesso de um produto dentro dos marketplaces começa com um bom título. Ele é o primeiro chamariz para atrair os clientes e também é um dos critérios mais importantes para aprovação dentro dos marketplaces. Seguindo as dicas acima e usando as ferramentas certas, essa pode se tornar uma tarefa fácil, que pode fazer a diferença para impulsionar suas vendas. Usar o Olist também faz toda a diferença nessa hora, já que todos os anúncios cadastrados passam por um processo de revisão antes de serem enviados aos marketplaces. Os usuários também contam com uma consultoria especializada que fornece dicas e orientações sobre as melhores estratégias para anunciar os produtos. Você ainda tem dúvidas sobre como fazer bons títulos? Faça suas perguntas nos comentários que nós te ajudamos! Aproveita e confira mais dicas, preparamos materiais para você saber como criar boas descrições de produtos e como fazer boas fotos dentro dos marketplaces.

    post anterior
    Como avaliar o ROI de campanhas de marketing no e-commerce
    próximo post
    Como fazer descrições de produtos - Boas práticas para vender em marketplaces - Parte 2
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.