Como fazer descrição de um produto online

Ter uma boa descrição é garantia que seu cliente entenda realmente sobre o produto que a loja virtual oferece e o melhor, finalize a compra. Inclusive, é uma ótima ferramenta para colocar seu e-commerce em destaque nos sites de busca. Além da visibilidade, uma descrição completa ajuda o cliente na escolha do produto e garante que a sua loja tenha uma boa avaliação. Se você pretende ampliar os resultados do seu negócio online de maneira orgânica, aprender como fazer descrição de um produto é crucial. Mas para isso existem algumas boas práticas importantes que você precisa levar em consideração. E é exatamente isto que vamos abordar a seguir: dicas e exemplos para que você arrase na descrição dos produtos de sua loja. Confira! 

Como fazer descrição de um produto: 8 elementos que não podem faltar!

Ao começar a vender pela internet, você precisa saber que existe um “triângulo mágico” formado por temas que vão determinar o sucesso do seu negócio online. São eles: 

  • A imagem do produto
  • O título
  • E a descrição do item, sobre a qual vamos falar neste artigo

Ao acessar uma loja virtual e se deparar com determinado produto, o consumidor online não poderá tocar na peça para sentir a qualidade do material e outras características que a tela não permite mostrar.  Portanto, se você não quiser perder esse cliente, é muito importante investir em uma descrição de produto detalhada e com o máximo de informações sobre a peça, para que não reste nenhuma dúvida. Essa é uma forma de fazer com que o consumidor não hesite em finalizar a compra. Separamos algumas dicas especiais que vão ajudar você a colher os resultados positivos para seu negócio: 

  1. Não utilize conteúdo duplicado (nunca, jamais)!
  2. Encontre as palavras-chave perfeitas
  3. Abuse da criatividade
  4. Fale claramente sobre o que é o produto e para que ele serve
  5. Forneça informações técnicas
  6. Não esconda informações relevantes
  7. Utilize uma ferramenta
  8. Preze pelo preço e pelo prazo de entrega

Conheça, em detalhes, cada uma delas e aprenda como fazer descrição de produtos!

1. Não utilize conteúdo duplicado (nunca, jamais)!

Essa é uma das dicas mais importantes e, infelizmente, um erro comum em lojas virtuais, principalmente para quem trabalha com uma única linha de produtos. Uma das práticas mais importantes quando o assunto é SEO para e-commerce é justamente a criação de descrições exclusivas – de preferência melhores do que os conteúdos presentes em outros sites.  Desta forma os buscadores entendem seu conteúdo como um material novo e “digno” de figurar entre os resultados de busca pelo seu produto.  Ao copiar a descrição de um site mais relevante e reconhecido, como certamente será o caso dos fabricantes, dificilmente seu produto terá o destaque tão almejado. Atenção: mesmo quando o texto for seu, não copie!  Digamos que você venda apenas sapatinho de crochê e tenha 300 modelos diferentes. Sabemos que é tentador copiar a descrição de um deles e replicá-la para todos – afinal, tudo é sapatinho de crochê. Mas, acredite, esse é um erro grave. Ao fazer isso, é possível que você seja penalizado pelo Google de forma que seus produtos não sejam encontrados de forma orgânica pelos seus clientes. Ainda que a tentação seja grande, você é capaz de identificar uma característica diferente para cada um de seus itens e, assim, criar um conteúdo exclusivo para cada peça. Esse é um grande começo para ser encontrado por clientes em potencial e se diferenciar da concorrência.

2. Encontre as palavras-chave perfeitas

Outra importante etapa de como fazer descrição de um produto para e-commerce é  encontrar as palavras-chave que atrairão bons compradores.  Para isso, é fundamental que você pense com a cabeça do seu público e, assim, identifique  as palavras que ele digitaria quando quisesse comprar seu produto. Uma ferramenta gratuita que pode te ajudar é o Google Trends. O nome que você criou para sua coleção ou o apelido especial que você dá às suas peças são importantes sim, mas você precisa priorizar as palavras que realmente representam o que são os produtos. Afinal, será por elas que seus clientes chegarão às ofertas. Após encontrar essas palavras, você precisará aumentar a relevância delas na descrição. Para isso, você pode seguir as dicas compartilhadas neste vídeo:

3. Abuse da criatividade

Para que seu cliente sinta vontade de ler toda a descrição do produto, você terá que abusar da criatividade. Uma dica legal, na qual muitas grandes lojas virtuais já estão investindo, é usar uma linguagem mais humanizada e descontraída, como se você estivesse conversando com o consumidor. Durante esse bate-papo, você pode apresentar de modo natural as vantagens que ele terá ao adquirir seu produto.  Um exemplo de descrição que segue essa linha é: 

“Os sapatinhos de crochê em lã importada vão manter os pés do seu bebê quentinhos durante todo o inverno, assim como o seu coração de mãe fica aquecido a cada sorriso que esse pequeno lhe dá”.

Viu só, como a criatividade é (quase) tudo e pode te ajudar na criação de descrições de produtos?

4. Fale claramente sobre o que é o produto e para que ele serve

Ter uma boa descrição contribuiu muito para que seu cliente entenda tudo sobre o produto e, o melhor, que finalize a compra. Também é uma ótima forma de colocar seu e-commerce em destaque nos sites de busca, como já citamos acima.  Além da visibilidade, uma descrição completa ajuda o consumidor na escolha do produto e garante que a sua loja tenha uma boa avaliação. Dentro desse tópico sobre como fazer descrição de um produto, o primeiro item é: seja claro. Insira as informações sobre os produtos de forma explicativa – isso não significa colocar um texto de meia página, enorme e cansativo.  O ideal é trabalhar com tópicos. Isso facilita a leitura na tela do computador, tablet ou smartphone. Atente-se ao fato que seu cliente não tem um vendedor do lado para tirar as dúvidas e dar todos os detalhes sobre os produtos. O vendedor na loja virtual é um conjunto de itens, como:

  • Navegabilidade do site 
  • Boa visibilidade 
  • Descrição do produto
  • Imagens de alta qualidade

Portanto, procure descrever as funcionalidades de forma clara. Uma ótima sugestão é informar as facilidades que o produto oferece no dia a dia. 

5. Forneça informações técnicas

Além da descrição básica do produto, é preciso colocar todas as informações técnicas, como medidas e peso. Esses detalhes variam de acordo com o produto oferecido. Uma compra realizada com uma descrição errada pode gerar insatisfação e reclamações de clientes na loja virtual, bem como causar danos à empresa. Digamos que você trabalhe com a venda de móveis. Nesse caso, é importante destacar:

  • As medidas completas do produto, como altura, largura e profundidade
  • Peso 
  • Material utilizado 
  • As cores disponíveis
  • Sistema de fechamento das portas
  • Se a loja oferece a montagem 

6. Não esconda informações relevantes

Não adianta ser criativo e omitir as principais informações do produto. Por isso, é vital descrever todas as características mais importantes. Fale sobre o material utilizado na mercadoria, a maneira como foi produzida, as dimensões de todos os ângulos, a durabilidade da peça… Enfim, tudo o que o consumidor precisa saber antes de comprar. Não dê margem para dúvidas, pois dificilmente ele entrará em contato com você para fazer perguntas, uma vez que existem milhares de outras lojas às quais ele terá acesso em um clique. Faça com que seu cliente sinta segurança em adquirir o que você vende, mostre em palavras o diferencial do material que você comercializa e deixe claro que seu produto é a melhor opção para ele.

7. Utilize uma ferramenta que facilite o processo

Pensando em facilitar todo o processo da criação de descrição de produtos para loja virtual, nós desenvolvemos uma ferramenta totalmente gratuita e muito prática. Em poucos passos você irá gerar uma descrição exclusiva e vendedora e, com o tempo, notará que seus produtos apresentaram melhores resultados. Faça o download gratuito da ferramenta para descrição de produtos e aumente suas vendas com uma boa descrição para e-commerce! Além disso, vale contar com o apoio de empresas que te ajudem nesse processo, como é o caso de olist store. A solução é especializada na venda em marketplaces e oferece as seguintes vantagens às lojas parceiras:

  • Divulgação de produtos em mais de 10 marketplaces, como Mercado Livre, Americanas e outros
  • Otimização dos anúncios cadastrados pelas lojas, com foco em alta conversão
  • Alta reputação e visibilidade nos sites parceiros
  • Gestão centralizada em uma única plataforma
  • Contratos logísticos exclusivos com Correios e transportadoras
  • Participação em campanhas de venda especiais

Para saber mais, veja o vídeo abaixo ou acesse o site do olist:

8. Preze pelo preço e pelo prazo de entrega

O preço e o prazo de entrega também são itens importantes quando falamos de como fazer a descrição de um produto. Trabalhe com preço competitivo e com prazo de entrega real. Não adianta prometer na descrição um prazo de três dias se a sua logística trabalha com 10.  A descrição do produto, assim como a logística do e-commerce, precisam trabalhar com informações palpáveis e reais. Atente-se às questões das datas e informe se são dias úteis ou corridos, por exemplo – descrever é não deixar dúvidas.

Atributos de uma boa descrição

Um bom texto de descrição deve ser claro, dinâmico e conciso. Ele precisa ser informativo e ao mesmo tempo capaz de instigar o leitor a fazer a compra, mas sem adotar uma abordagem puramente comercial. A descrição tem que permitir ao potencial cliente entender com facilidade o que é o produto e quais seus atributos. Isso requer a apresentação de informações precisas, verdadeiras, em uma redação livre de erros gramaticais ou de digitação. Conforme o tipo de item anunciado também é importante deixar claro os possíveis riscos à saúde e à segurança dos consumidores.

Como fazer descrições de produtos excelentes

Para escrever uma boa descrição é fundamental começar pelo planejamento. Coloque-se no lugar do cliente e pense em como seria possível explicar em palavras o produto que você está vendendo. Eis algumas dicas úteis para essa etapa:

  • Faça uma lista dos tópicos mais importantes acerca do produto que devem ser mencionados.
  • Pense nas possíveis perguntas que os consumidores poderiam fazer em uma interação ao vivo. Antecipe-se e responda essas perguntas em forma de texto.
  • Inspire-se. Se outros vendedores já anunciam o mesmo produto, observe as descrições e utilize como base para produzir a sua. Mas não faça cópias!
  • Capriche no primeiro parágrafo. Ele é decisivo para convencer o usuário a continuar lendo o texto e pesquisando sobre seu produto.
  • Escreva um rascunho do texto e faça uma simulação utilizando a ferramenta de criação de descrições do Olist.
  • Revise tudo antes de enviar publicar versão final. Fique atento à gramática: erros de português ou de digitação são inadmissíveis! Eles afetam sua credibilidade e podem levar o potencial cliente a procurar outros lojistas.

Informações essenciais em uma descrição

Na hora de redigir a descrição é importante lembrar de alguns itens que não podem faltar. São eles:

  • Características: o que seu produto faz exatamente? Que funções ele possui? De que material ele é feito? Qual o peso, as dimensões e a marca do produto? Isso permite ao usuário imaginar exatamente como é o item anunciado.
  • Qualidades: que problema seu produto resolve? O que seu produto faz diferente dos demais concorrentes? Existe algo similar no mercado? Isso ajuda no processo de convencimento do usuário.
  • Garantia: o fabricante oferece algum tipo de garantia? Qual o tempo de duração? Que aspectos a garantia contempla? Essa informação reforça a credibilidade do anúncio.
  • Prazos de validade: o produto possui algum prazo de validade após o primeiro uso, por exemplo? Ou ele possui algum limite de utilização? Isso ajuda o cliente a decidir se o produto apresentando atende à demanda dele.
  • Itens incluídos: se o produto é um kit, vale listar o que vem e o que não está incluso. Na dúvida, liste tudo o que vem na caixa. Isso evita problemas no pós-venda.
  • Origem: de onde vem o produto? Ele é importado de outro país?

Vale lembrar que nem sempre os dados acima são inseridos no campo de descrição dos produtos nos marketplaces. O mesmo vale para pequenas variações, tais como: cor, voltagem, tamanho, etc. O ideal é verificar se na interface de cadastro há algum outro campo para adicionar essas informações.

Itens proibidos nas descrições

Os marketplaces possuem regras sobre como fazer as descrições de produtos. Confira alguns itens terminantemente proibidos de constarem na descrição do produto:

  • Contatos pessoais: não coloque na descrição contatos de e-mail, telefone ou site pessoal.
  • Caracteres fora do padrão: palavras inteiras em CAIXA ALTA (letras maiúsculas) são proibidas. A primeira letra de títulos e a primeira letra de parágrafos em caixa baixa (letras minúsculas) também serão rejeitadas. Há ainda restrição para alguns caracteres especiais, bem como para emojis e emoticons.
  • Códigos: não é permitido inserir quebras de linhas ou códigos HTML, CSS, Javascript e similares no texto.
  • Imagens: alguns marketplaces proíbem a inserção de imagens no campo de descrição. Nesse caso somente o espaço de fotos deve ser utilizado.
  • Marcas registradas: é proibido citar na descrição marcas registradas ou com restrições de uso (como Coca-Cola, Marvel, Harley Davidson). A única exceção é caso o vendedor possua autorização para mencionar os nomes.
  • Informações de outros produtos: muitas vezes o item anunciado possui acessórios ou complementos à venda (como uma bateria extra, tripé, cartão de memória, etc). Se esses itens não fazem parte do produto que está à venda, não podem constar na descrição da mercadoria.
  • Mentiras: não escreva na descrição funções ou atributos que seu produto não possui.

Exemplo de boa descrição

Um bom texto de descrição não precisa ser equivalente a uma obra literária. Confira na imagem abaixo um exemplo de descrição de produto que respeita os critérios citados. exemplo de descrição de produto para marketplace

Aplique nossas dicas de descrição de produtos e venda mais!

Comprar nas lojas virtuais é cada dia mais comum. Afinal, a comodidade de ter um novo produto sem sair de casa, evitando filas e o trânsito caótico das grandes cidades, é tentadora. No entanto, para aumentar a sua taxa de conversão é preciso se atentar aos detalhes. Por isso, siga as dicas compartilhadas neste texto e garanta uma alta qualidade para seus anúncios. Também não esqueça de contar com o olist store para a otimização das ofertas em marketplaces. Esperamos ter te ajudado a aprender como fazer descrição de um produto e que isso te leve a ampliar suas vendas! 

O que você achou deste texto? Compartilhe sua opinião nos comentários!

 

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    Como vender mais luminárias pela internet?
    próximo post
    Precisa aumentar as vendas? Descubra o que pode estar errado
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.