Calendário do e-commerce 2024: as melhores datas comemorativas para vender neste ano

Calendário do E-commerce 2024 Olist.png
Quer vender mais e ver seu negócio crescer em 2024? Pode ter certeza que isso é possível com organização e planejamento.
É essencial saber quais são as datas prioritárias do comércio para preparar sua operação com antecedência e, assim, aumentar suas chances de sucesso. Então pense com a gente: você já sabe em que dia será a Black Friday em 2024? E o Dia do Consumidor?
Para não deixar nenhuma oportunidade passar, temos a solução ideal: o Calendário do E-commerce 2024. Produzido pelo Olist, o material indica as datas mais relevantes do comércio, sazonalidades de nicho, dicas mensais e conselhos de especialistas.
Incrível, não é? E o melhor é que o calendário é totalmente GRÁTIS! Para baixá-lo, basta clicar no botão abaixo:

“Essa virada do ano também pode ser um momento importante nos negócios dos lojistas que se organizarem e se planejarem bem. Se preparar nessas datas está ligado, principalmente, a três pilares: sortimento de produtos que vendem muito nessas datas, precificação para ser super competitivo e logística para conseguir entregar tudo antes da data. Tudo isso contribui na experiência do cliente final e no sucesso da estratégia do negócio”

Alexander Clein, Diretor Comercial do olist

Datas comemorativas de 2024 relevantes para o e-commerce

Para dar uma amostra do que você vai encontrar no Calendário do E-commerce 2024, destacamos algumas datas muito importantes para quem vende em qualquer segmento. Veja a seguir os eventos mais aguardados do ano:
  • 15/03/2024 – Dia Mundial do Consumidor
  • 31/03/2024 – Páscoa
  • 12/05/2024 – Dia das Mães
  • 12/06/2024 – Dia dos Namorados
  • 11/08/2024 – Dia dos Pais
  • 15/09/2024 – Dia do Cliente
  • 12/10/2024 – Dia das Crianças
  • 29/11/2024 – Black Friday
  • 02/12/2024 – Cyber Monday
  • 25/12/2024 – Natal

Quer descobrir outras datas relevantes e não perder nenhuma oportunidade? Então clique aqui e faça o download do nosso material!

Qual a importância de um bom planejamento?

O planejamento é uma parte essencial para qualquer empresa que deseja crescer e se diferenciar em seu segmento de mercado. Com um bom plano, é possível administrar melhor o tempo para focar no que realmente importa em longo prazo, ou seja, dar atenção ao que vai, de fato, trazer prosperidade ao negócio. 
Além disso, quando o planejamento é detalhado, fica mais simples prever o que é mais indicado para a marca. É interessante também planejar as promoções e ações de marketing que ocorrerão ao longo do ano, definindo os objetivos para cada ocasião.
Estar preparado para o futuro é imprescindível para aproveitar as oportunidades e, também, para se aproximar ainda mais dos clientes. Com isso, o negócio consegue definir um plano de ação e fazer as alterações e ajustes necessários para dar continuidade às operações da melhor forma.

Como realizar o planejamento do calendário de vendas?

Cada período do ano deve ser considerado no calendário de vendas e promoções. Assim, o indicado é criar uma lista com tudo o que será necessário para conseguir tirar as ideias do papel e colocar em prática o planejamento de vendas da empresa. Nessa ocasião, será preciso acrescentar informações sobre prazos e responsáveis pela execução de cada etapa.
No planejamento, a empresa deve definir e prever questões como:
  • Estoque
  • Contratações
  • Materiais essenciais para o desenvolvimento das ações
  • Ações de marketing
  • Entre outros 
Sem isso, o negócio pode perder oportunidades de mercado e potenciais clientes, principalmente em períodos de datas comemorativas.
Para traçar esse planejamento, é importante ainda que a gestão da marca analise o ambiente interno e externo para tomar decisões e definir os próximos passos. Tendo uma visão ampla do negócio como um todo, as chances de alcançar sucesso, produtividade e lucro aumentam consideravelmente.

Como estruturar seu próprio calendário?

O ano inteiro pode ser aproveitado por lojistas e varejistas para aumentar as vendas. Nesse sentido, o calendário deve estar alinhado com o planejamento estratégico da empresa para que ele seja utilizado de forma efetiva e, com isso, gere resultados positivos. 
Conforme o nicho do negócio, é preciso pensar em como estruturar o calendário de vendas: 
  • Em lojas que comercializam roupas, por exemplo, as campanhas podem seguir as estações do ano
  • Já quem vende chocolates devem reforçar o estoque em datas como Natal e Páscoa
  • Em academias, as campanhas podem iniciar no inverno para estimular o público a treinar para estar em forma no verão
  • Em casos de serviços de conserto de veículos, a divulgação pode ocorrer no período pré-férias, em que ocorre o aumento das buscas por revisão de carro
  • As lojas de brinquedos podem focar no Dia das Crianças
  • E assim por diante
Para isso acontecer, alguns quesitos devem estar organizados para que o calendário de vendas funcione adequadamente. Compartilhamos alguns a seguir.

Comunicação

O calendário serve como um guia para desenvolver a comunicação com os clientes da loja. Os vendedores e todos os envolvidos nesse processo devem ser avisados com antecedência sobre os prazos de cada ação a ser realizada. 

Entregas

Nas datas mais importantes para o negócio, a gestão de entregas também deve ser planejada. Devido ao alto volume de pedidos, a marca deve alinhar as compras com as entregas para garantir que os consumidores sejam bem atendidos. Até porque oferecer uma boa experiência ao cliente é essencial para fidelizá-lo, fazendo com que ele volte a comprar na loja e indique os produtos e serviços a amigos e a familiares.
Com isso, o calendário de vendas também deve detalhar o processo logístico para garantir que as entregas sejam realizadas dentro do prazo especificado. Em períodos de alta demanda, os negócios devem ficar ainda mais atentos para evitar atrasos e problemas relacionados à logística.

Estoque

Deixar de vender por falta de estoque ou organização pode impactar o ciclo do varejo. Por isso, será preciso preparar bem a loja com produtos a mais em épocas com maior fluxo de pedidos. Assim, será possível alcançar as metas e os objetivos demarcados para o ano seguinte, obtendo mais clareza e visão para a tomada de decisão.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!
    post anterior
    O que é a Garantia de A a Z da Amazon: entenda
    próximo post
    Mercado Envios exigindo nota fiscal: Mercado Livre muda em 2018
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.