[CASE] De uma loja no Mercado Livre para o sucesso nos marketplaces: a história da Mercado Bordado


[CASE] De uma loja no Mercado Livre para o sucesso nos marketplaces: a história da Mercado Bordado

Uma pequena cidade do interior, com uma economia baseada na indústria têxtil e centenas de concorrentes concentrados. O cenário parece desafiador para alguém que deseja investir nas vendas online. Mas, graças à ajuda do Olist, a Mercado Bordado conseguiu.

Apostando no potencial dos marketplaces, a empresa superou mais de 300 concorrentes e viu suas vendas dispararem em apenas 6 meses. Os detalhes dessa história de sucesso foram revelados pelo dono do empreendimento, Renan Pires, e nós compartilhamos o resultado agora:

contrate o olist agora mesmo

Origens do negócio

A cidade de Ibitinga está localizada no interior paulista, há pouco mais de 300 quilômetros de distância de São Paulo. O município é considerado a Capital Nacional do Bordado, com diversas indústrias têxteis instaladas.

De acordo com Pires, isso representa uma oportunidade e um desafio ao mesmo tempo. Como há uma ampla oferta de produtos, o preço para compra é competitivo. Por outro lado, a disputa de mercado se torna mais intensa.

“Existem mais de 300 indústrias e 50 e-commerces na cidade. Em virtude da concorrência muitas empresas investiram no comércio eletrônico. Eu preferi ir além, entrando nos marketplaces”, comenta. Embora já conhecesse o Olist, ele decidiu iniciar as vendas por meio de uma loja própria no Mercado Livre. Isso foi em agosto de 2015.

sede da mercado bordado em ibitinga

Imersão nos marketplaces e parceria com Olist

Quase um ano depois de iniciar a operação de vendas online, Pires percebeu que era necessário ampliar o faturamento e conquistar mais vendas. Ele decidiu que era hora de anunciar nas grandes redes varejistas e então se lembrou do Olist. Inspirado por outro case de sucesso aqui do blog, o da Arteminas, ele contratou o serviço em junho de 2016.

A partir daí o negócio registrou uma escalada nas vendas. Logo no terceiro mês de vendas pelo Olist a quantidade de pedidos recebidos dobrou. Foram mais de 700 vendas em um único mês, com impacto direto no faturamento da empresa. O portfólio de produtos também cresceu: hoje são mais de 3 mil itens cadastrados!

Pires avalia que todo esse crescimento só foi possível graças à parceria com o Olist.  “A facilidade começou já na negociação, que foi bem menos burocrática do que um contrato direto.  O acompanhamento da gerente de contas também foi muito importante para as primeiras vendas”, revela.

O empresário salienta que os resultados exigiram paciência e comprometimento. “Li boa parte dos materiais disponíveis no blog e na Central de Sucesso antes de começar a agir. É importante fazer um cadastro de produto bem-feito e ser eficiente na operação, pois assim todos os lojistas saem ganhando”, recomenda.

crescimento em vendas da mercado bordado no olist

Visão de futuro

O desempenho positivo da Mercado Bordado no Olist faz com que Pires preveja resultados ainda melhores para 2017. Ele pretende firmar uma parceria com novos fornecedores e chegar a 5 mil produtos cadastrados neste ano.

Para ele, o foco no cliente é outro ponto positivo. Lojistas do Olist que registram um índice elevado de cancelamentos ou atrasos no envio têm sido bloqueados até regularizar a operação. “Essa prática e o envio da carta ao consumidor solicitando feedback da compra resultam em mais avaliações positivas, beneficiando as vendas”, argumenta.

Carta de avaliação da compra é enviada para todos os clientes que compram produtos da loja do Olist nos marketplaces.

Carta de avaliação da compra é enviada para todos os clientes que compram produtos da loja do Olist nos marketplaces.

Conclusão: as lições que a Mercado Bordado ensina

Histórias como a da Mercado Bordado provam que é possível obter um salto nas vendas utilizando o Olist como porta de entrada para os marketplaces.

Mas, para que os resultados apareçam, é fundamental a disposição dos lojistas, aponta Pires. “Vejo muita gente reclamando de questões como o prazo de publicação dos produtos e repasses financeiros. Cabe ao lojista entender como o Olist funciona e como é possível lidar com essas questões”, destaca.

Outras virtudes da empresa e de seu gestor também fizeram toda a diferença. Listamos as principais:

  • Pesquisa e estudo: antes de executar cada ação, o gestor da Mercado Bordado estudou cuidadosamente o mercado e as recomendações de quem já vende em marketplaces. Isso o poupou de cometer erros básicos e de enfrentar problemas comuns para quem está começando.
  • Foco no consumidor: o lojista entendeu que um bom atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso do negócio. Ele sabe que é preciso respeitar os prazos operacionais e não cometer atrasos, pois isso evita o bloqueio da loja ao mesmo tempo em que gera mais avalições positivas dos consumidores.
  • Evolução constante: mesmo com um bom desempenho em vendas, Pires faz planos para o futuro e já identificou pontos de melhoria na sua loja. Assim ele sempre vai estar um passo à frente da concorrência.
  • Análise criteriosa de custos: mesmo enfrentando concorrentes informais, o lojista entendeu a importância de pagar todos os tributos, oferecer uma boa embalagem e vender produtos de qualidade. Ele conta que vendendo pelo Olist é possível obter margens de lucro maiores, que cobrem todas essas despesas e também a comissão da plataforma.

Ficha técnica

Empresa: Mercado Bordado

Entrevistado: Renan Pires (proprietário)

Está no Olist desde: junho de 2016


Quer fazer igual a Mercado Bordado? Então comece agora mesmo, solicitando o contato de um dos consultores. E se você quiser relatar sua história de sucesso com o Olist, envie um email para marketing@olist.com


+ Nenhum comentário

Adicione o seu