[CASE] Olist e Riu: Construindo uma marca para a revenda de celulares

[Estudo de Caso] Olist e Riu: Construindo uma marca para revenda de celulares

Mais do que uma estratégia para escalar vendas, anunciar nos marketplaces também é um excelente caminho para a construção de uma marca. A presença dentro das grandes redes varejistas contribui diretamente para ampliar a exposição frente aos consumidores e demais lojistas. 

Essa é a estratégia da Riu Celulares nos marketplaces. Atuando no segmento de telefonia, a empresa está utilizando o Olist como uma ferramenta para ampliar a exposição e faturamento dentro dos marketplaces. 

Para contar mais detalhes dessa história, conversamos com o diretor comercial do grupo, Vinicius Mello. Confira os detalhes desse bate-papo em mais um estudo de caso do blog Universo Marketplace.

Quer conferir uma versão narrada deste post? É só apertar o play!

Contexto: da distribuição à fabricação


A Riu Celulares faz parte do Grupo Rulldex, que também atua em outros segmentos. Durante 10 anos, um dos principais focos do negócio foi a distribuição de celulares, concentrada em grande parte nos mercados do Nordeste do Brasil. 

Há cerca de dois anos, a empresa passou por uma reestruturação e decidiu investir na fabricação de celulares. “Criamos uma marca própria e investimos muito em qualidade, focando em uma assistência técnica ágil e um bom relacionamento com os lojistas”, destaca Vinicius. 

Para ganhar mercado, a marca também priorizou uma precificação agressiva, com foco nas classes C, D e E. Mas, para que esse modelo funcionasse, era necessário atuar no varejo. Foi nesse momento que a Riu Celulares se aproximou do Olist.

Fortalecimento da marca graças ao Olist


Vinicius revela que o foco da Riu Celulares é Business to Business (B2B), ou seja, atrair novos distribuidores.  Mas o êxito desse modelo também depende de uma boa visibilidade e aceitação perante os consumidores. Foi aí que o grupo decidiu entrar nos marketplaces. 

Uma das principais preocupações para a venda nas grandes redes varejistas foi a reputação. Foi justamente aí que o Olist surgiu como a melhor opção. “Percebemos que o Olist era um parceiro valorizado no e-commerce, e isso era compatível com os objetivos da empresa”, contextualiza Vinicius.  “O Olist transmite maior credibilidade para a divulgação dos produtos nos marketplaces. E com um parceiro forte também construímos uma marca forte”, acrescenta o gestor. 

Por fim, a empresa também se beneficiou da facilidade de gestão oferecida pela plataforma. “Temos tranquilidade para realizar as vendas, já que a gestão logística, de estoque e de divulgação é muito simples”, pontua. Atualmente a empresa tem um portfólio de 10 itens à venda no Olist.

Conclusão: resultados positivos e lições aprendidas


Vinicius revela que além de vendas, a presença da Riu nos marketplaces tem contribuído para atrair novos revendedores. “Apesar de ser visto como um canal de distribuição, o Olist também tem nos ajudado a trazer novos distribuidores”, revela. Em média, a empresa tem recebido entre 400 e 500 contatos de lojistas interessados nos produtos. 

O sucesso da empresa também ensina boas lições sobre a venda em marketplaces: 

  • Objetivo claro: antes de entrar nos marketplaces a Riu Celulares definiu uma meta clara, que era ampliar a visibilidade dos produtos. Assim, a empresa não correu risco de ter expectativas frustradas. 



  • Qualidade dos produtos: o foco na qualidade dos produtos vendidos aumenta as chances de satisfazer os clientes e reduz o risco de problemas como trocas ou devoluções que gerem avaliações negativas nos marketplaces. Para isso o portfólio de 10 produtos anunciados é mais do que suficiente.



  • Venda especializada: Por ser uma fabricante, a empresa tem pleno conhecimento do mercado de celulares. Além disso, não existem produtos de outras categorias no portfólio de venda. Isso garante que a empresa tenha precisão ao produzir títulos, fotos e descrições para os anúncios, além de um atendimento especializado.


Ficha técnica


Empresa: Riu Celulares 


Entrevistado: Vinicius Mello (diretor comercial). 


Está no Olist desde: fevereiro de 2017 


Contato para revendedores: 0800 932 0000 / Ramal: 1111

[email protected]www.riucelulares.com.br


E você? Quer construir uma história de sucesso como a Riu Celulares? Solicite o contato de um dos nossos consultores e contrate o Olist agora mesmo!

    post anterior
    Pool de produtos e cadastro de produtos em massa – Últimas do Olist #06
    próximo post
    Estratégias BÁSICAS de precificação para vendas em marketplaces
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.