[CASE] Olist e Mundi Cosméticos: como foi gerar um aumento de vendas em duas semanas!

[CASE] Olist e Mundi Cosméticos: parceria que gerou aumento de vendas em duas semanas!Já pensou ingressar em um novo canal de vendas e, em menos de duas semanas, gerar um aumento de vendas e ver o faturamento crescer consideravelmente? Esse é o sonho de muitos lojistas que têm tentado encontrar novas alternativas para a divulgação dos produtos.

Para alcançar esse sucesso de vendas, o ponto de partida pode ser a exposição em múltiplas vitrines. Especialmente na internet, essa é uma forma eficaz de conquistar mais visibilidade e alcançar novos clientes.

A Mundi Cosméticos mostra na prática que essa estratégia traz resultados rápidos e consistentes. Não satisfeita em ter o e-commerce próprio e atuar por conta própria em diversos marketplaces, essa empresa do Rio de Janeiro (RJ) decidiu vender seus produtos também por meio do Olist.

Os resultados dessa parceria vieram mais rápido que o esperado: apenas duas semanas depois de cadastrar os produtos, a Mundi Cosméticos já acumulava mais de 40 vendas. Para entender melhor os efeitos disso, conversamos com Viviane Felix, sócia do negócio. Confira este case de sucesso, que integra a série histórias inspiradoras do Olist!


Origem do negócio: experiência no segmento e entrada em e-commerce


Construir a reputação de uma empresa e fazê-la alcançar a maturidade comercial não é um processo simples e rápido. Antes de tudo, é preciso ter conhecimento do mercado. Nesse aspecto a Mundi Cosméticos se garante: Viviane já atua no segmento de beleza e perfumaria há muitos anos e acumula uma grande experiência no ramo.

Após um período em atuação conjunta com um sócio, quando a empresa tinha outro nome, Viviane apostou em uma empreitada por conta própria, com um e-commerce de nicho. “Mesmo sendo recente, o site está indo muito bem”, comenta.

Por entender a importância da diversificação de canais para as vendas, a empresária vem investindo forte na estratégia de distribuição de produtos. Além de ter site próprio, ela atua por conta em diversos marketplaces, como Mercado Livre, B2W, Via Varejo e Magazine Luiza. “Já tive experiência com loja física, mas hoje o negócio é focado apenas no e-commerce”. E foi graças a essa busca pela alta performance digital que a empresa chegou até o Olist.

Parceria com o Olist: fôlego extra para as vendas


Logo que firmou o contrato com os primeiros marketplaces Viviane também teve contato com o Olist. “Eu percebi o potencial do Olist pelo fato da loja ter um bom posicionamento nos rankings dos marketplaces. Quando vocês apareceram, foi a salvação da lavoura para a gente”, explica a empresária.

Logo que ingressou na plataforma, a equipe da Mundi Cosméticos começou o processo de cadastro de produtos. Até agora, já foram anunciados cerca de 300 itens, mas a meta é passar de 500. “Temos uma variedade muito grande. Estamos trazendo outras marcas e linhas para serem comercializadas no nosso site, e consequentemente a gente vai colocar tudo no Olist também”.

Praticidade da plataforma


Um fator que facilitou o processo de cadastramento é a interface da plataforma do Olist. Segundo Viviane, o painel é amigável e relativamente parecido com as telas dos principais marketplaces, com os quais ela já tem intimidade. Além disso, a empresária tem recebido apoio técnico da equipe de Sucesso do Cliente na forma de artigos, vídeos e orientações.

Resultado nos negócios


A parceria tem funcionado tão bem que em menos de duas semanas a Mundi Cosméticos já notou resultados: foram mais de 40 vendas só nos primeiros dias. “Nós começamos há uns 12 dias e temos tido uma resposta rápida. Estamos gostando muito”. Por conta desse resultado positivo, a loja de cosméticos passou a focar no Olist como um dos principais canais de venda.

Viviane é quem faz a gestão das vendas realizadas pelo Olist, mas o objetivo é futuramente delegar a atividade a um funcionário exclusivo para essa função. Isso porque acompanhar o desempenho da Mundi Cosméticos nos mercados virtuais exige bastante esforço. “Você tem que responder às perguntas e estar antenado praticamente 24 horas por dia, então tem que ter um funcionário para cada canal”.


A equipe também conta com funcionários nos setores logístico, financeiro e comercial – este é encarregado de cadastrar produtos e acompanhar as vendas nos marketplaces.



Quando questionada sobre qual conselho daria para quem está pensando em vender online, Viviane destacou o potencial do comércio eletrônico. “A internet é um canal de vendas muito promissor, que permite um crescimento exponencial. Mas é preciso entrar com cuidado porque há questões que exigem atenção, como segurança e entrega”, comenta.

A partir disso, a empresária considera que vender nos mercados virtuais traz muito mais confiança tanto para o cliente quanto para o vendedor. “No site próprio, o risco é nosso. Já com os marketplaces, a coisa é mais fácil porque tudo é administrado pela própria plataforma. Por isso, vender pelo Olist é uma tranquilidade”, explica.

Conclusão: qual é a receita de sucesso da Mundi Cosméticos?


A trajetória da Mundi Cosméticos revela que persistência e foco são as palavras-chave quando o assunto é empreendedorismo. A empresa só cresceu porque Viviane soube priorizar o que é importante para obter bons resultados e teve visão estratégica para escolher os melhores canais. Outras lições que o negócio carioca ensina aos lojistas são as seguintes:

  • Experiência: Viviane tem conhecimento de mercado porque atua há vários anos com o segmento de cosméticos e perfumaria. Isso permite entender a dinâmica do mercado em aspectos como precificação, tendências e boas práticas comerciais.



  • Diversificação de canais: A empresária entende que estar presente em diferentes canais é muito importante para o sucesso das vendas. Por tal razão, conta com o Olist, e-commerce próprio e marketplaces.



  • Portfólio variado: Quanto mais produtos a loja oferece, maiores as chances de venda. Com isso em mente, a Mundi Cosméticos tem ampliado cada vez mais o portfólio de mercadorias – a empresa tem 300 itens cadastrados no Olist, mas a meta é chegar a 500.



  • Dedicação: Além de buscar o constante aperfeiçoamento do negócio, a empresa carioca é engajada no cadastro de produtos no Olist. Para aproveitar a grande visibilidade que a plataforma têm nos marketplaces, Viviane dedica muita atenção ao cadastramento de itens e acompanhamento das vendas feitas por meio do Olist.


Ficha técnica


Empresa: Mundi Cosméticos


Entrevistada: Viviane Felix


Está no Olist desde: Maio de 2018


Ficou inspirado pela história da Mundi Cosméticos? Então confira o case de sucesso da Madame Capricho, mais uma empresa que é parceira do Olist!
    post anterior
    Livro Tático das Vendas em Marketplaces: os segredos do sucesso de quem vende mais!
    próximo post
    Como atrair clientes: dicas para loja física e virtual
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.