[CASE] Real Times e Olist: mais vendas nos marketplaces em plena crise


[CASE] Real Times e Olist: mais vendas nos marketplaces em plena crise
5 (100%) 17 votos

Real Times e Olist: mais vendas nos marketplaces em plena crise

A instabilidade político-econômica que atingiu o Brasil nos últimos anos influenciou diretamente o comportamento de muitos empreendedores. Temendo a incerteza, vários empresários frearam investimentos e seguraram o ritmo de crescimento do negócio.

Mas há quem não tenha optado por esse caminho. A Real Times, de Barueri (SP), atua no segmento de relógios e não se abalou com a crise. A empresa aumentou o faturamento graças à venda em grandes marketplaces por meio do Olist, conforme relatou Alberto Ros, um dos sócios do negócio. Essa é a história de sucesso que iremos contar hoje!

contrate o olist agora mesmo

Começo gradual no e-commerce

Alberto conta que iniciou a jornada no e-commerce em 2003, de modo informal. As vendas eram feitas por meio de uma conta no Mercado Livre, mas o portfólio de produtos era amplo, sem estratégia definida ou empresa formalizada. “Eu enxergava os marketplaces como um canal promissor de vendas, mas não tinha foco. Isso prejudicou o desempenho nesse começo”, relata.

Ele revela que há cerca de cinco anos promoveu uma completa reestruturação no negócio, contribuindo diretamente para a melhora no desempenho comercial. “Passamos a atuar apenas no segmento de relógios, agora de maneira formalizada. Hoje as compras são feitas diretamente com o distribuidor, com nota fiscal e garantia”, detalha. O fortalecimento do negócio abriu margem para a entrada em outras redes varejistas.

Profissionalização e contato com o Olist

Há alguns anos, Alberto notou que inúmeros e-commerces estavam iniciando o modelo de venda via marketplace. Foi nesse momento que ele conheceu o Olist e se interessou pelas vantagens da plataforma. “Ao invés de gerenciar a venda em vários sites de forma independente, optei por concentrar tudo no Olist, como se fosse um único canal”, diz.

Mais do que simplificar a gestão, a escolha pelo Olist reduziu os investimentos necessários para expandir a operação. “Consegui manter a empresa enxuta, sem ter que realizar grandes gastos ou contratações extras. Como ainda vivemos um cenário de instabilidade no Brasil, isso reduziu muito os riscos e gerou crescimento nas vendas”, aponta.

Hoje o Olist possui um papel relevante nas vendas da Real Times. “O Olist se tornou uma alavanca para o crescimento. A plataforma já tem um peso importante no faturamento. Não posso abrir mão”, revela Alberto.

Só neste ano a empresa já fez mais de 1.000 vendas via Olist, gerando uma receita que passa de R$ 500 mil. Para Alberto a perspectiva é de crescimento contínuo. “Com as novas integrações e o cadastro de mais produtos a expectativa é vender ainda mais”, projeta.

Conclusão: a receita do sucesso da Real Times

O mantra de que todas as crises são oportunidades assume efeito prático com a história da Real Times. A empresa conseguiu um crescimento consistente no faturamento sem ficar vulnerável ou expor o negócio a grandes riscos. Mas, para isso funcionar, o profissionalismo do negócio fez toda a diferença. Há alguns pontos que merecem destaque:

  • Portfólio definido: ao concentrar as vendas no segmento de relógios, a Real Times ganhou especialização no mercado e pôde aprimorar a relação com fornecedores, com impacto direto na competitividade em termos de preço.
  • Diversificação de canais: Alberto sabia que para a empresa continuar crescendo era fundamental apostar em novos canais de venda. Ao utilizar o Olist ele conseguiu diversificar as vendas de forma ágil e com um custo reduzido.
  • Coragem: o cenário de crise e incerteza não fez Alberto pisar no freio. Além da contratação do Olist, a Real Times também investiu em uma nova sede e na contratação de um sistema de gestão unificado.

Ficha técnica

Empresa: Real Times

Entrevistado: Alberto Ros

Está no Olist desde: julho de 2016


 Quer vender mais na crise assim como a Real Times? Então comece agora mesmo solicitando o contato de um dos consultores. E se você tem uma história de sucesso com o Olist, compartilhe seu relato com a gente no email marketing@olist.com

+ Nenhum comentário

Adicione o seu