Entenda como um clube de compras pode ser vantajoso para o seu negócio

Como um clube de compras pode ser vantajoso para o negócioVocê certamente já ouviu falar em clube de compras, não é mesmo? Trata-se de um modelo de negócios que é tendência no mercado. Por meio dele, os clientes associados pagam uma assinatura mensal para, assim, poder adquirir produtos com uma série de benefícios inclusos.

Ao criar um, você pode levar a sua marca a outro patamar, atraindo mais consumidores e, o principal, fidelizando o público. Leia este post para ficar por dentro das vantagens de implantar um clube de compras no seu negócio e potencialize as vendas!

[contact-form-7 id="15924" title="amp-downloadlistadomilhao"]

Quais são os benefícios de montar um clube de compras?


Os nichos de e-commerce vêm cada vez mais adotando o clube de compras como estratégia de negócios. Isso porque as vantagens vão muito além do aumento do lucro para empresa. Veja só!

Pagamento recorrente


Esse é um dos principais benefícios para quem aposta em vender online. Como os clientes afiliados pagam uma assinatura, o negócio tem a recorrência de uma compra programada. O consumidor se beneficia com um serviço personalizado enquanto a empresa recebe os pagamentos de forma regular.

Por isso mesmo, a estratégia traz mais segurança para a loja, já que o capital obtido com o clube de assinaturas torna a receita previsível. Com isso, o negócio tem mais precisão para tomar decisões sobre como crescer ou criar novas estratégias.

Previsibilidade de estoque


No modelo de clube de compras, como o negócio sabe com mais precisão quais produtos sairão mensalmente, o risco de ter excesso de estoque por falta de demanda não existe. Um benefício e tanto, não acha? O melhor de tudo é que isso também pode ajudar você a conseguir preços melhores com os fornecedores, pois comprará em grandes quantidades.

Isso sem falar que, com os clubes de assinatura, o seu negócio sofre menos com os efeitos da sazonalidade. Como você tem o devido controle do número de assinantes do clube, saberá quanto faturará em cada mês e não dependerá apenas das vendas avulsas, que podem oscilar de acordo com a situação do mercado.

Fidelização de clientes


Outro aspecto muito importante para negócios que adotam o clube de compras é a fidelização de clientes. Afinal de contas, toda empresa quer clientes fiéis, concorda? Saiba então que o clube de compras trabalha diretamente com essa abordagem.

Mas o benefício não para por aí. Na verdade, a fidelização de clientes gerada por esse tipo de ação é mais duradoura — o que dá tempo para o seu negócio manter o engajamento com a base de consumidores e apresentar os diferenciais de seus produtos.

Por fim, o uso do clube de compras também permite a compilação de dados muito importantes e que podem ser utilizados para otimizar as vendas. Por meio de métricas e informações comportamentais, é possível entender melhor como são os seus assinantes, o que eles necessitam, o que mais gostam, entre outros aspectos.

Aumento do ticket médio


Uma vantagem que não poderia ficar de fora desta lista é o aumento do ticket médio do negócio. Trata-se de um dos principais indicadores de desempenho para analisar o valor médio das vendas de um período.


Como adotar a estratégia do clube de compras?


Bom, agora que você já sabe o que é e por que adotar um clube de compras, chegou o momento que estava esperando: como aplicar essa estratégia em seu negócio. Confira!

Conheça o perfil do cliente


O primeiro passo para adotar o clube de compras no seu negócio, especialmente no caso de e-commerces, é conhecer o perfil do seu cliente e traçar uma persona — exemplo semifictício de cliente ideal, considerando suas características e necessidades.

Isso porque a internet é utilizada para quase tudo: pagar contas, estudar, assistir a vídeos e, é claro, fazer compras. No entanto, é necessário realizar um recorte nesse grupo genérico para entender a fundo a sua persona.

Com tais características em mãos, você tem tudo o que precisa para investir em estratégias que despertarão o interesse desse público. Além disso, é mais fácil dialogar e manter um engajamento com ele — algo fundamental para a fidelização de clientes.

Entenda quais são os produtos mais vendidos


Depois de traçar a sua persona, você já tem uma boa noção daquilo que ela deseja e precisa. Dessa forma, você já está a um passo de implantar um clube de compras bem-sucedido. Contudo, ainda é preciso fazer uma pesquisa de mercado, de modo a selecionar aqueles produtos a comercializar para os assinantes.

Aqui, uma recomendação preciosa é utilizar ferramentas como o Google Trends, que pode ajudar você a visualizar os temas mais recorrentes para o seu nicho. Conhecendo os produtos que chamam a atenção do seu cliente, também é muito mais fácil montar ofertas atrativas.

Alinhe a precificação


Por fim, a pesquisa de mercado será mais uma vez a sua aliada na implantação de um clube de compras. É claro que a precificação depende muito do tipo de produto que você comercializa em seu negócio e da quantidade de assinantes. De toda forma, tenha em mente que é preciso definir preços atrativos, mas que permitam ter uma boa margem de lucro.

Para chegar à precificação ideal, considere os seguintes fatores:

  • Custos de criação de produtos — supondo que o seu e-commerce seja do nicho de roupas e acessórios para bebês, entram os custos com materiais, o tempo de produção etc.

  • Logística — qual será o valor do envio para o cliente.

  • Análise da concorrência — para descobrir se os seus preços estão atrativos e na média do mercado.


E então, pronto para aderir ao clube de compras?


Se você quer levar o seu negócio a outro patamar, apostar na estratégia do clube de compras é uma ótima ideia. Conhecendo bem o seu cliente e entendendo suas necessidades, montar um mix de produtos que desperte a atenção do público-alvo é algo que tem tudo para dar certo. Assim, é possível fidelizar clientes e ter uma boa margem de lucro todos os meses.

E então, o que achou da ideia do clube de compras? Está interessado em implantá-lo no seu negócio? Deixe abaixo o seu comentário e compartilhe suas percepções!

    post anterior
    Tempo de resposta ao cliente: por que devo me preocupar?
    próximo post
    O que é segmentação de mercado e como é feita?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.