Como acumular qualificações e uma boa reputação no Mercado Livre?


Como acumular qualificações e uma boa reputação no Mercado Livre?
5 (100%) 3 votos

Como acumular qualificações e uma boa reputação no Mercado Livre?

Recentemente nós explicamos aqui no blog Universo Marketplace como funciona o sistema de reputação e o termômetro do Mercado Livre. Basicamente, ele se baseia nas avaliações de consumidores e na competência do lojista. Mas isso despertou outra dúvida: como conseguir qualificações positivas dentro do site?

Vendendo mais.

A resposta parece irritantemente óbvia, mas é a pura realidade.

Uma loja virtual que tenha iniciado as operações no Mercado Livre e almeje conquistar o status de MercadoLíder precisa acumular um volume consistente de vendas no menor intervalo de tempo possível.

Também é preciso ser eficiente na entrega dos produtos, pois somente um cliente satisfeito vai fornecer um feedback favorável.

Existem meios escusos para que uma loja receba avaliações positivas mais rapidamente, mas eles nem sempre funcionam.

Essas práticas ilícitas também podem ser identificadas pelos algoritmos do Mercado Livre, podendo resultar no bloqueio do usuário e das vendas.

Felizmente existe uma estratégia simples e honesta que pode ser colocada em prática para impulsionar uma loja no Mercado Livre.

Vamos explica-la a seguir.

banner_grande_mercadolivre

Preço de venda: utilize como uma ferramenta de marketing

Não é novidade nenhuma que preços mais baixos estimulam um aumento nas vendas e permitem conquistar mais avaliações.

Entretanto, isso exige que o lojista abra mão das margens de lucro, buscando um ganho baseado no aumento da escala das vendas.

Essa estratégia nem sempre é fácil de ser implementada para uma loja que está começando.

Uma alternativa para contornar essa limitação é tratar o preço de venda como uma ferramenta de marketing.

Nesse caso, o foco principal não é obter lucros, mas sim atrair consumidores, gerar vendas mais rapidamente e, consequentemente, obter avaliações positivas.

Isso permite que a loja construa uma reputação de forma mais rápida, ampliando a credibilidade da marca e também a visibilidade dos anúncios.

Após encerrar esse ciclo a loja pode reajustar os preços de forma a tornar a operação rentável, concretizando um volume consistente de faturamento.

Para que esse modelo funcione, pode ser interessante promover a venda de um produto com menor valor ou maior apelo popular, reduzindo ainda mais esse atrito inicial.

Dicas complementares para começar a vender mais

Para que essa estratégia de precificação seja bem-sucedida no Mercado Livre, é fundamental que o lojista também seja eficiente em outros aspectos do negócio, tais como:

  • Frete: de nada adianta oferecer um preço baixo se o custo do frete for elevado. Some o valor da entrega com o preço anunciado e faça simulações para ver se a loja é competitiva frente aos demais concorrentes.
  • Atendimento: o Mercado Livre permite que os usuários façam perguntas antes de concretizar uma compra. Esteja atento a isso e forneça respostas rápidas, completas e educadas para todos.
  • Qualidade dos anúncios: as descrições de produtos fornecem todos os detalhes sobre o item colocado à venda? As fotos possuem boa qualidade? Os títulos correspondem as palavras-chave mais buscadas no site? Para não errar, confira nossos guias de como fazer títulos, descrições e fotos.

Conclusão

A tração inicial necessária para que uma loja tenha sucesso no Mercado Livre depende da concretização de vendas e da conquista de avaliações positivas.

Considerando o preço de venda como um recurso de marketing é possível reduzir o atrito desse processo. Assim, a loja pode ganhar o embalo necessário para ampliar as vendas e garantir maior visibilidade para os itens anunciados.

No longo prazo os efeitos também tendem a ser mais benéficos do que recorrer a práticas proibidas, que podem prejudicar a credibilidade da empresa e do lojista.


Tem outras dicas sobre como ampliar a reputação de uma loja no Mercado Livre? Comente abaixo!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu