Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Como afixar a nota fiscal na embalagem para postagem nos Correios?


Como afixar a nota fiscal na embalagem para postagem nos Correios?

Desde o dia 02 de janeiro de 2018 os Correios passaram a exigir, em nome dos órgãos de fiscalização tributária, que a postagem de itens comercializados apresente uma nota fiscal ou declaração de conteúdo afixada na embalagem. Por enquanto, a medida é apenas uma orientação, mas após o dia 01 de fevereiro de 2018 ela será uma obrigação para qualquer comerciante ou usuário individual.

Muitos comerciantes ainda têm dúvidas sobre como exatamente os documentos devem ser afixados na embalagem. Se esse é o seu caso, mostramos passo a passo como fazer essa preparação, em fotos e vídeo:

1) Embale o produto e reúna todos os materiais necessários

Embale o produto e reúna todos os materiais necessários

Após embalar o produto, reúna a nota fiscal do item e a etiqueta de postagem do respectivo item. O envelope plástico (também conhecido como AWB ou canguru), tesoura e cola ou durex também deve estar próximos.

2) Fixe a etiqueta de postagem dos Correios na embalagem

Fixe a etiqueta de postagem dos Correios na embalagem

Insira a etiqueta de postagem dos Correios em um local visível da embalagem. Caso a etiqueta seja afixada com durex, não cubra o código de barras, pois do contrário não será possível realizar a postagem.

3) Separe o envelope plástico (canguru ou AWB) e insira a nota fiscal

Separe o envelope plástico (canguru ou AWB) e insira a nota fiscal

Insira a nota fiscal dentro do envelope. Os Correios informam que a nota pode estar dobrada, para que o valor do produto não fique visível.

4) Verifique se todos os dados estão visíveis e faça a postagem nos Correios

Verifique se todos os dados estão visíveis e faça a postagem nos Correios

Após afixar a etiqueta de postagem e a nota fiscal, basta se dirigir até a agência dos Correios para concretizar o envio do produto. Seguindo o passo a passo apresentado neste post não deve haver qualquer tipo de restrição para o despacho.

Sabia que as notas fiscais também devem conter um código de barras válido? Esse post explica tudo em detalhes para você não errar!


Como afixar a nota fiscal na embalagem para postagem nos Correios?
5 (100%) 6 votos
Categories

2 Comentários

Adicione o seu
    • 2
      Igor Castanho

      Olá Michelle,

      Quem é MEI terá que apresentar a nota ou declaração de conteúdo.

      Segue o que os Correios falam sobre o tema: A responsabilidade pelo documento fiscal é do remetente. Contudo, o protocolo ICMS 32/01 restringe a utilização de declaração de conteúdo a “transporte de bens entre não contribuintes” de ICMS. O site do Sebrae traz orientações para microempreendedores individuais que têm dúvidas sobre a necessidade ou não de nota fiscal. Ao assinar a declaração de conteúdo, o remetente declara, “sob as penas da lei, que o conteúdo da encomenda não constitui objeto de mercância”.

+ Deixe um Comentário