Como as indústrias podem vender pela internet?


Como as indústrias podem vender pela internet?
5 (100%) 3 votos

Como as indústrias podem vender pela internet?

Engana-se quem pensa que o potencial do comércio eletrônico só pode ser explorado pelo setor de serviços. As vantagens e a facilidade no uso da internet como canal de venda têm conquistado um número crescente de indústrias interessadas em ampliar o faturamento.

O baixo investimento em relação à distribuição por meio de uma cadeia de lojas físicas e a ausência de intermediários rendem preços competitivos para os consumidores, ao mesmo tempo em que simplificam a gestão por parte das indústrias.

Apesar disso, alguns gestores de indústrias ainda são receosos em apostar nessa estratégia de venda, por considerar que se trata de um setor complexo ou sem potencial de ganhos. O objetivo desse post é mostrar o contrário.

ESTÁ SEM TEMPO? QUE TAL OUVIR UMA NARRAÇÃO EM ÁUDIO DESTE POST?

venda_mais_com_olistMarketplaces: a opção mais prática e ágil

O jeito mais fácil de uma indústria começar a vender online é utilizando os marketplaces. Deste modo é possível contar com uma estrutura pronta para venda, que consegue atrair potenciais consumidores e gerar negócios com segurança e estabilidade.

Para isso, o primeiro passo é definir quais produtos serão colocados à venda. Vale a pena observar quais itens são os mais populares entre o público, bem como quais deles podem ter preços competitivos no varejo, considerando todos os custos envolvidos.

Como a indústria possui controle sobre os estoques, o índice de ruptura (escassez de produtos) não é uma ameaça tão grande nesta etapa. Ainda assim, é preciso criar condições para que a venda ocorra em lotes e embalagens menores do que o usual. O meio mais comum para a entrega dos pedidos são os Correios, portanto as normas de envio por meio desse canal (dimensões, categorias, etc.) também devem ser respeitadas.

contrate o olist agora mesmo

Após definir o portfólio de produtos colocado à venda, é necessário selecionar em quais marketplaces os itens serão anunciados. Isso envolve uma série de etapas, como a negociação com os canais, a preparação dos anúncios (título, fotos, descrição) e a gestão dos pedidos. Esse processo leva em média 6 meses, mas pode ser reduzido por meio de ferramentas descomplicadoras, como o Olist.

Depois disso, basta administrar e otimizar a operação de vendas. É importante possuir pelo menos um funcionário dedicado a essa tarefa, para garantir que as encomendas sejam enviadas corretamente e dentro do prazo. Além disso, também vale a pena apostar em estratégias de marketing que ajudem a posicionar a indústria também como uma fornecedora varejista.

Conclusão

A internet é o caminho mais fácil para a indústria ampliar o faturamento sem perder o foco da atividade principal, que é a produção de bens.

Isso pode ser feito por meio de um e-commerce próprio, mas nesse caso o esforço e o desempenho inicial necessários são muito maiores, sem que haja qualquer garantia de retorno.

Utilizando os marketplaces esse processo se torna mais simples, já que toda a estrutura para venda está pronta e disponível, permitindo que os resultados apareçam muito rapidamente. Aliado a soluções como o Olist, que possui contrato firmado com as principais redes varejistas do país, todo o processo de negociação e gestão fica ainda mais fácil.

Este post em áudio:

Tem outras dúvidas sobre como a indústria pode vender nos marketplaces? Comente abaixo!



Categories

4 Comentários

Adicione o seu
  1. 1
    Marcio

    Olá. eu tenho uma Fábrica de Estofados e quero vender online. porém não tenho transportadoras para enviar haja visto se tratar de produtos grandes e pesados que forgem dos aceitos pelos correios.

    No aguardo…

    • 2
      Igor Castanho

      Olá Marcio, tudo bem?
      Num primeiro momento você pode vender itens menores, como pufs, por exemplo.
      Sobre a questão do transporte, o Olist está preparando uma série de novidades para os próximos meses, o que inclui o uso de serviços alternativos, como transportadoras, para fazer a entrega das cargas.

    • 4
      Igor Castanho

      Olá Juman, tudo bem? Obrigado por seu interesse no Olist. Estamos trabalhando para incorporar novos meios de transporte de mercadorias no Olist. Teremos novidades sobre isso em breve. Abraço!

+ Deixe um Comentário