Como as redes sociais podem ajudar a divulgar produtos artesanais?


Avalie este post

como-as-redes-sociais-podem-ajudar-a-divulgar-produtos-artesanais?

As redes sociais podem ser uma ótima aliada na hora de divulgar os seus produtos. Quer ver?

O artesanato é uma arte com características regionais. E espalhados por todo o Brasil, existem profissionais criativos e habilidosos que transcrevem as culturais e os costumes locais em obras de arte esplendorosas que encantam a todos.

O problema é que, na maior parte das vezes, estas obras que poderiam ganhar o mundo ficam limitadas às localidades pelo simples fato de os artesãos não terem conhecimentos sobre como expandir a exposição de seus trabalhos. E pensando nesta dificuldade é que desenvolvemos este poste sobre como as redes sociais podem ajudá-lo a divulgar produtos artesanais. Leia e saiba mais!

Como as redes sociais podem ajudar a divulgar produtos artesanais?

Existem na internet diversas redes sociais que unem grupos de pessoas com interesses comuns. Nelas, há uma enorme circulação de informações sobre temáticas distintas, troca de ideias, divulgação de produtos e serviços, etc. O que você precisa fazer é buscar os grupos de seu interesse e começar a interagir com eles, seja para aprender, ensinar, divulgar ou aprofundar os seus conhecimentos.

No caso do artesanato, a internet proporciona ótimas oportunidades de promoção de seus trabalhos de uma maneira global. Por meio de baixos investimentos, esses profissionais podem expor suas atividades para todo o mundo, obtendo ótimos resultados.

E o mais interessante é que nas redes sociais é possível encontrar com grande facilidade pessoas que se interessam pelo seu tipo de arte, podendo, com isso, direcionar o seu trabalho para possíveis compradores.

A abrangência destas redes é tão grande que, a partir do momento em que você começar a utilizá-las, precisará estar preparado para comercializar seus produtos artesanais em uma escala maior. 

Quais redes sociais eu posso utilizar para divulgar produtos artesanais?

São várias as redes sociais que você poderá utilizar para divulgar seus produtos artesanais. Você poderá começar por aquelas que seus clientes e amigos usam. O Facebook, por exemplo, tem a opção de criação das FanPages. Nelas, você poderá interagir com seus seguidores, expor os seus itens e criar campanhas para alcançar pessoas com interesses comuns. O interessante da rede é que as pessoas que curtiram sua página irão ajudá-lo a anunciar suas publicações, trazendo mais credibilidade e favorecendo a reputação de suas obras através do compartilhamento de publicações.

Existem também o Instagram e o Pinterest que são redes sociais que utilizam as imagens para promoção dos produtos. Por isso, compartilhe as fotos de suas peças em uma boa qualidade. Atualmente, até mesmo os celulares possuem câmeras boas que facilitam o “clique” no dia a dia.

Uma boa ideia é trocar mensagens com seus clientes fiéis para descobrir se já existem e se eles utilizam outras redes sociais que se enquadrem no seu negócio.

Quais habilidades são necessárias para divulgar e comercializar os produtos nas redes sociais?

A partir do momento que você começar a usar as redes sociais para divulgar o seu artesanato, a demanda por seus produtos deve aumentar. Por isso, é preciso que você e a sua equipe de trabalho desenvolvam algumas habilidades gerenciais e comunicacionais. Assim, toda a estratégica de anúncio dos produtos pode resultar no atendimento qualificado de todo aquele que se interessar por suas peças. Busque desenvolver estas competências para montar uma estratégica de sucesso para seu artesanato!

E não se esqueça de que depois de divulgar os seus produtos, você terá que ter um espaço para comercializá-los. Que tal, então, procurar uma plataforma que permita vendas de maneira simples e dinâmica? Acesse nosso site e saiba como o Olist pode te ajudar nesta importante missão!

1 Comentário

Adicione o seu
  1. 1
    Si Palma

    Muito legal essa matéria. Estar conectado nesse mundo online, faz muita diferença além de proporcionar ao Artesão e quem quer entrar no mundo do empreendimento, não ter fronteiras e ter a oportunidade de mostrar e comercializar sua arte e seus produtos pelo mundo. No meu caso que trabalho com desenvolvimento de Artesãos através do autoconhecimento, se não fosse a comunicação facilitada pelo mundo online, dificilmente eu conseguiria resultados tão expressivos e em lugares tão diferente do Brasil e até do mundo inteiro. Bacana este esclarecimento e a informação pública. https://www.facebook.com/coachingartesao/

+ Deixe um Comentário