5 dicas para atrair clientes e aumentar as vendas na Internet



5 dicas para atrair clientes e aumentar as vendas na Internet

Um elemento fundamental para aumentar as vendas na Internet é priorizar a atração de novos clientes para o e-commerce. Isso evita que seu comércio fique dependente de um grupo restrito de consumidores, ao mesmo tempo em que viabiliza um aumento na escala do negócio, permitindo a diluição de custos fixos.

Essa é uma das missões mais difíceis para o lojista, já que não há uma regra clara a ser seguida. Apostar em um site de e-commerce com bom layout e na venda de produtos com boa qualidade nem sempre costuma ser o suficiente para conquistar novos clientes. Como agravante, nem todas as empresas possuem recursos para fazer investimentos em publicidade e ampliar a exposição da marca.

Mesmo com essas dificuldades, existem algumas boas práticas que podem fazer a diferença nesse processo de atração dos consumidores. Entre as principais ações estão a aposta no marketing de conteúdo, a análise da jornada do cliente, a otimização do seu site nos buscadores (SEO) e a possibilidade de se investir em promoções físicas. Vamos detalhar cada uma dessas práticas abaixo:

1- Monitore a jornada do cliente

A jornada do cliente permite que você conheça com precisão o comportamento do consumidor desde o primeiro acesso ao site até a conclusão da compra. Por meio dela é possível identificar como o público-alvo percebe sua marca frente as concorrentes e como os usuários chegam até a sua loja. Quanto mais dados você tiver sobre essas ações, mais fácil será encontrar e oferecer conteúdos relacionados aos interesses do potencial cliente, induzindo-o a efetivar a compra.

Com algumas ferramentas de acompanhamento da jornada é possível entender o que os usuários fazem ao acessar seu site, como palavras-chave digitadas em buscas, links da página que receberam clicks e dúvidas enfrentadas por eles antes de finalizar a compra. Esse monitoramento pode fornecer insights sobre quais práticas podem ser adotadas ou melhoradas para conquistar mais clientes.

2- Aposte na publicidade segmentada

Depois de entender o comportamento do usuário por meio da jornada de compra, é possível investir em uma publicidade direcionada a nichos específicos de potenciais consumidores. O melhor método para fazer isso é criar campanhas de links patrocinados, fazendo ofertas segmentadas.

Nesta etapa um bom timing é fundamental. Um erro comum das empresas é oferecer um produto quando o lead ainda está fazendo uma pesquisa genérica. Por exemplo, o usuário faz uma busca por “melhor celular de 2016” e a palavra-chave “celular” ativa seu anúncio “compre seu celular aqui”, que não gera conversão. Neste caso teria sido melhor oferecer um comparativo sobre os principais aparelhos, por exemplo. Disponibilizando o conteúdo adequado no momento ideal sua marca pode despertar o interesse dos clientes, favorecendo a efetivação da compra.

contrate o olist agora mesmo

3- Invista em marketing de conteúdo

A principal vantagem em conhecer a jornada do cliente e investir em links patrocinados é criar um relacionamento com seu potencial consumidor desde o primeiro contato com a marca até a compra. A melhor maneira de fazer isso é oferecer informações de qualidade, apostando no marketing de conteúdo.

Oferecer materiais ricos, como e-books, planilhas e infográficos sobre determinado assunto fazem o cliente reconhecer sua marca como autoridade naquela área. Obtendo os e-mails dos usuários também é possível apostar no e-mail marketing, o que ajuda a estabelecer um relacionamento que facilita a conversão.

Se essa estratégia for bem planejada, o marketing de conteúdo também dará mais relevância para o seu site e melhorará seu desempenho na busca orgânica. Com estratégias simples de SEO pode-se ampliar ainda mais a visibilidade da marca nos buscadores.

4- Desperte a atenção visual para a loja

Se além da venda em e-commerce você também possui loja física, vale investir em ações que despertem a atenção visual das pessoas que estão próximas ao ponto de venda. Um dos métodos mais fáceis de se fazer isso é utilizar banners, placas ou letreiros que destaquem o que a sua loja vende.

Práticas semelhantes podem ser adotadas tanto na loja física quanto na virtual. Uma das ações mais eficientes é criar vitrines ou listas com os produtos mais procurados ou as últimas novidades que estão à venda. Outra possibilidade é oferecer amostras grátis de produtos para clientes ou influenciadores. Isso ajuda a despertar a curiosidade e o interesse do público pela marca.

5- Estabeleça parcerias com outras empresas

Um método simples e ágil de ampliar a visibilidade da sua marca é firmar parcerias com empresas de outros segmentos que atendem um público semelhante ao do seu negócio. Essa prática é conhecida como co-marketing e acaba sendo benéfica para todas as marcas envolvidas. Na prática, é como se a loja em que o cliente já confia indicasse outra empresa que ele ainda não conhece ou que ainda não lhe atraiu.

Isso pode ser feito por meio de postagens nos blogs dessas empresas, a elaboração de e-books produzidos de forma conjunta, o envio de campanhas de e-mail marketing para as bases de contato das duas empresas e até mesmo a oferta de promoções direcionadas aos dois públicos.

Conclusão: buscar mais clientes é o caminho para aumentar as vendas na internet

Toda loja possui uma carteira cativa de clientes, mas nem sempre ela é capaz de garantir a viabilidade do negócio no longo prazo. Isso faz com que o lojista tenha obrigação de atrair constantemente novos consumidores, de modo a garantir a manutenção e o crescimento do comércio. Com a adoção algumas práticas simples é possível conquistar mais mercados e ampliar as vendas na internet e nas lojas físicas.

Ainda tem dúvidas sobre como atrair clientes? Apresente seus questionamentos nos comentários. E não deixe de conferir outras dicas sobre como não perder vendas?


+ Nenhum comentário

Adicione o seu