Como aumentar o ticket médio investindo em marketplaces?


Como aumentar o ticket médio investindo em marketplaces?

Para a maioria dos lojistas, aumentar o ticket médio das vendas é tão importante quanto ampliar a quantidade de pedidos recebidos.

A lógica é simples: de nada adianta conquistar um volume maior de vendas se a margem de lucro obtida por cada produto é baixa.

Apesar disso, o equilíbrio dessa equação não é fácil.

Um preço muito elevado pode repelir clientes e reduzir as vendas, ao passo em que valores muito baixos podem comprometer a rentabilidade da operação.

Existe ainda a influência de fatores externos, tais como concorrentes, custos operacionais, contexto econômico, sazonalidades, entre outros.

Esse desafio pode ser parcialmente contornado com as vendas por meio dos marketplaces.

Aproveitando as oportunidades oferecidas pelas grandes redes varejistas e incorporando uma gestão estratégica ao negócio, é possível elevar o ticket médio sem complicação.

Confira mais detalhes sobre como fazer isso neste post.

contrate o olist agora mesmo

Vantagens dos marketplaces para ampliar o ticket médio

Vender nos marketplaces oferece uma série de vantagens ao lojista que podem contribuir direta ou indiretamente para o aumento do ticket médio. Eis alguns exemplos:

  • Menos concorrentes: a concorrência entre lojistas tende a ser menor nos marketplaces em comparação com canais como os sites de classificados ou os e-commerces independentes. Conforme a categoria de produtos selecionada, você pode ser até mesmo um fornecedor exclusivo. Isso evita a guerra de preços, preservando as margens de lucro.
  • Público qualificado: a credibilidade das grandes redes varejistas deixa muitos consumidores confortáveis para adquirir itens de maior valor agregado. Fatores como a segurança dos dados pessoais, um serviço de SAC bem estruturado e avaliações feitas por outros clientes também atraem esse público, que acaba aceitando pagar mais em prol desses benefícios.
  • Mais opções de pagamentos: nem sempre é possível fazer compras de alto valor pagando à vista. Sendo assim é importante oferecer a opção de parcelamento e o acesso a múltiplos meios de pagamento. O lojista conta com essas opções nos marketplaces sem qualquer complicação.
  • Garantia estendida: itens de preço mais elevado também motivam os clientes a adquirirem produtos com garantia estendida. A maioria dos marketplaces brasileiros disponibilizam essa opção aos consumidores, o que gera uma motivação extra para a concretização da compra.

Estratégias de venda para ampliar o ticket médio

Mais do que apenas aproveitar as vantagens dos marketplaces, também é possível agir por conta própria para ampliar o ticket médio da loja virtual. Veja algumas dicas:

  • Venda de produtos exclusivos: uma estratégia para driblar a concorrência é apostar na venda de itens exclusivos. Invista em produtos que você pode ser o único fornecedor ou selecione itens que ainda não estejam sendo anunciados nos marketplaces.
  • Oferta de kits ou lotes maiores: outra maneira de ampliar o ticket médio da loja é ampliar a oferta de kits ou produtos em lotes maiores. Isso funciona particularmente bem para itens de compra recorrente, como cosméticos.
  • Prática do overdelivering: a loja virtual também pode se destacar nos marketplaces oferecendo vantagens extras para o consumidor, como uma embalagem bem-produzida ou pequenos brindes. Além de contribuir para a fidelização, isso pode motivar o cliente a escolher determinada empresa para fazer a compra, mesmo que o custo seja maior.

Conclusão

A escolha do canal de venda pode influenciar diretamente o ticket médio da loja online.

E investindo nos marketplaces é possível garantir uma vantagem competitiva no curto prazo.

Mais do que ampliar a quantidade de pedidos recebidos, as grandes redes varejistas permitem a venda de itens com maior valor agregado, com um risco reduzido.

Aliado a isso, podem ser colocadas em prática ações que otimizem a performance nesses canais.

Assim é possível obter uma boa performance sem perder clientes ou tornar o negócio vulnerável.


Ainda tem dúvidas sobre como ampliar o ticket médio do comércio eletrônico? Compartilhe com a gente!

+ Nenhum comentário

Adicione o seu