Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Como criar um site no Google Meu Negócio para vender mais


Como criar um site no Google Meu Negócio para vender mais
5 (100%) 10 votos

Como criar um site no Google Meu Negócio para vender mais

Você já digitou o nome da sua empresa no Google para ver o que aparece? Pode ser que nem todas as informações estejam corretas! Mas isso não é problema para quem utiliza o Google Meu Negócio.

Trata-se de uma ferramenta gratuita que permite gerenciar o que é exibido para as pessoas quando elas procuram pelo seu negócio no Google.

Esse recurso também permite que você crie seu próprio site de maneira prática e descomplicada, ampliando ainda mais a presença online da sua marca.

Quer saber como fazer isso? Então acompanhe este post até o fim. Você irá aprender passo a passo como se cadastrar no Google Meu Negócio, como funciona a ferramenta e o que fazer para criar o seu site.

Contrate o olist agora mesmo

Como funciona o Google Meu Negócio?

Ao pesquisar no Google por uma empresa que utiliza a ferramenta Meu Negócio, os dados gerenciados estarão disponíveis na lateral direita, conforme mostra a imagem abaixo:

Como criar um site no Google Meu Negócio para vender mais

As pessoas poderão encontrar as seguintes informações sobre sua empresa:

  • Dados de contato (endereço, website, e-mail e telefone, podendo ligar para o estabelecimento com apenas um clique, caso o acesso seja feito via mobile);
  • A localização do seu negócio no Google Maps, inclusive, contendo rotas de deslocamento;
  • Horário de funcionamento e horários de maior movimento;
  • Fotografias do estabelecimento e de produtos;
  • Avaliações (as pessoas podem conceder até cinco estrelas para a sua empresa e escrever comentários positivos ou negativos, conforme a experiência delas com a marca. Você pode interagir e responder aos comentários.);
  • Perguntas e Respostas (não deixe de responder às dúvidas do seu público!);
  • Post (você pode fazer publicações com imagem e link para deixar em destaque na rede de pesquisa).

A ferramenta traz vantagens para você, empreendedor, que tem total controle sobre o que é visualizado pelas pessoas, e também para o público que procura pelo seu negócio.

Os clientes em potencial podem encontrar as informações de que precisam com muito mais facilidade e, assim, tornarem-se consumidores da sua marca.

Como se cadastrar no Google Meu Negócio?

1. Acesse o site do Google Meu Negócio e clique em “comece agora”.

Como criar um site no Google Meu Negócio para vender mais

2. Preencha os campos solicitados na página: nome da empresa, país, endereço, bairro, cidade, código postal (CEP) e categoria do negócio. Os campos de telefone comercial e website são opcionais, ou seja, você pode deixá-los em branco. No último item do formulário, diga a seus clientes se você entrega produtos ou serviços até o local em que eles se encontram ou se são eles que precisam comparecer até sua empresa. Por fim, clique em “continuar”.

Como criar um site no Google Meu Negócio para vender mais

3. Confirme se as informações estão corretas. Caso positivo, marque a caixa deixando claro que você está autorizado a gerenciar a empresa e tem pleno conhecimento sobre os Termos de Serviço da ferramenta. Pressione o botão “continuar” para prosseguir com o cadastro.

Como criar um site no Google Meu Negócio para vender mais4. Nesta etapa, você deve verificar sua conta. O Google irá enviar no endereço indicado uma carta contendo o código de verificação. Para avançar, clique no botão “Correio”.

Como criar um site no Google Meu Negócio para vender mais

5. Na página que abrir, verifique se os dados estão corretos e clique em “enviar cartão-postal”. Agora, é só seguir as instruções presentes na carta que você receberá por correio.

Como criar um site no Google Meu Negócio para vender mais

6. Depois de seguir o passo a passo presente na carta, estará tudo pronto para você começar a usar o Google Meu Negócio.

Como criar um site no Google Meu Negócio para vender mais

Lembre-se de manter as informações sobre sua empresa atualizadas. Também adicione fotos e posts para chamar a atenção do público e lembre-se de monitorar os comentários dos usuários com frequência, sempre respondendo às dúvidas que surgirem.

Google Website Builder: a ferramenta criadora de sites

A ferramenta de criação de sites, também chamada de Google Website Builder, é muito intuitiva e permite que você crie uma página em até 10 minutos. Isso porque o sistema coleta automaticamente todos os dados já inseridos na sua conta do Google Meu Negócio. Assim, você só precisa fazer alguns ajustes antes de publicar.

O site é responsivo, ou seja, as pessoas podem acessá-lo pelo computador, tablet ou celular sem que a usabilidade seja comprometida. Em outras palavras, o layout vai se adaptar automaticamente à tela do usuário.

A ferramenta de criação de sites é gratuita, no entanto, possui algumas limitações. Por isso, acaba sendo uma estratégia recomendada principalmente para micro e pequenos negócios.

A URL da sua página aparecerá como nomedaempresa.business.site para os usuários. Consequentemente, as chances de um bom ranqueamento no buscador diminuem. Para personalizar o endereço, você precisará comprar um domínio por conta própria.

Não há nenhum recurso de pagamento disponível, o que significa que você não pode adicionar o botão “comprar”. Dessa forma, a ferramenta acaba não sendo o recurso mais indicado para quem deseja montar um e-commerce. Além disso, o site não integra com o Google Shopping e nem com o Google Analytics, limitando o acompanhamento de dados da audiência.

Como criar um site no Google Meu Negócio?

1. Na sua página do Google Meu Negócio, clique em “website”, localizado na lateral esquerda.

Como criar um site no Google Meu Negócio para vender mais

2. Clique no botão “primeiros passos” para avançar.

Como criar um site no Google Meu Negócio para vender mais

3. Aparecerá um pop-up no centro da tela e seu site será criado automaticamente em poucos segundos.

Como criar um site no Google Meu Negócio para vender mais4. Agora, você verá uma pré-visualização da página e poderá fazer algumas adaptações clicando nos ícones que estão na coluna esquerda.

  • Temas: selecione uma das 10 opções disponíveis. O layout é o mesmo, mas as cores e fontes são diferentes em cada um dos temas.
  • Editar: escolha entre “Ver rotas” ou “Agendar horário” para definir o botão principal do site. Edite o título da página, a descrição do negócio, o cabeçalho do resumo (opcional) e o corpo do resumo. Personalize seu texto com as opções Negrito, Itálico e Sublinhado, insira links e organize as informações em listas.
  • Fotos: adicione mais imagens à sua página, lembrando que as fotos do seu perfil no Google Meu Negócio já estão presentes no site.
  • Mais: publique o seu site! No ícone de configurações, além de publicar o site, você também pode alterar o idioma. Depois da publicação, é possível mudar a URL, comprar domínio ou promover a página com o Google Adwords.

5. Tudo pronto! A página da sua empresa foi criada com sucesso e já pode ser divulgada.

Como criar um site no Google Meu Negócio para vender mais

Conclusão

Assim como você se preocupa com a satisfação e a opinião dos seus clientes na loja física, por exemplo, também deve cuidar da imagem da sua empresa no ambiente online, independentemente do segmento de atuação.

Some a isso o fato de o Google ser o site de buscas mais utilizado no mundo, abrindo portas para milhares de empresas conquistarem novos consumidores. Não gerenciar a presença da sua marca nesse gigante da internet significa abrir espaço para informações equivocadas e até mesmo para a concorrência.

O Google Meu Negócio tem se mostrado uma opção simples e barata para gerenciar o seu negócio, ainda mais se considerarmos que agora você já conhece o passo a passo para utilizar a ferramenta, que é totalmente gratuita.

A visibilidade da sua marca também aumenta com a possibilidade de criar um site próprio dentro do Google Meu Negócio. No entanto, se você está pensando em vender produtos pela internet, vale a pena pesquisar por alternativas mais complexas e que exigem maior investimento de tempo e dinheiro.

Ainda tem dúvidas sobre o Google Meu Negócio? Envie um comentário com a sua pergunta!


 

+ Nenhum comentário

Adicione o seu

---- MyChat ----