Informática e Eletrônicos: passo a passo para começar a vender pela internet

 

Como vender produtos de Informática e Eletrônicos

Vender, revender ou distribuir produtos de informática e eletrônicos é uma escolha que atrai muitos comerciantes em todo o Brasil. Conforme a 3ª Pesquisa do Varejo Online, produzida pelo Sebrae e o E-commerce Brasil, mais de 20% das lojas online brasileiras atuam nesse segmento de mercado.

A expressiva participação de mercado é correspondida pela demanda e coloca os itens de informática entre os produtos mais vendidos na internet.

Em 2015 os artigos de informática responderam por 7% dos pedidos dos e-commerces brasileiros. Já os eletrônicos corresponderam a 6% das vendas, conforme dados da pesquisa Webshoppers, feita pelo E-bit.

A força das lojas de eletrônicos na internet também atrai novos lojistas para a atividade. Entretanto, nem sempre é fácil identificar as melhores técnicas de vendas para e-commerces que trarão resultados de forma consistente. 

Por essa razão, esse post apresenta algumas dicas para quem está começando a vender produtos de informática e deseja iniciar uma loja de eletrônicos na internet. São cinco passos muito simples!

Como vender itens de informática e começar uma loja de eletrônicos na internet


Se você quer iniciar um negócio e colocar a sua loja entre as respostas para onde comprar componentes eletrônicos na internet, confira nossas dicas de como iniciar uma loja de informática online:

  1. Defina um público-alvo

  2. Avalie sua capacidade de investimento

  3. Selecione os melhores fornecedores

  4. Escolha os melhores canais de venda

  5. Seja eficiente na venda




1) Defina um público-alvo


O mercado de produtos de informática e eletrônicos é incrivelmente amplo. É possível comercializar diferentes tipos de mercadorias como:

  • Gadgets

  • Peças de reposição

  • Produtos premium

  • Itens populares

  • Acessórios

  • Entre outros


Assim, a melhor maneira de definir um portfólio de venda é estabelecendo um público-alvo, ou persona

Estabeleça um perfil de comportamento e defina um ticket médio esperado para os clientes, priorizando itens que possam ser vendidos em conjunto (como câmeras fotográficas e cartões de memória, por exemplo).

Isso vai ajudar a tornar o processo de venda mais qualificado e especializado, ao mesmo tempo em que favorecerá a execução de estratégias de marketing digital para o e-commerce, no longo prazo.


2) Avalie sua capacidade de investimento


É sempre interessante manter um bom volume de produtos em estoque para assegurar a estabilidade das vendas e a agilidade no envio de mercadorias. 

Conforme o tipo de produto negociado, isso pode exigir um elevado investimento inicial, nem sempre compatível com o orçamento do lojista.

Após entender o que mais vende na internet no setor de informática e escolher o portfólio que será colocado à venda, é importante estimar qual será o custo para a aquisição desses produtos, considerando gastos extras como o seguro das mercadorias, por exemplo.

Lembre-se de fazer uma boa pesquisa sobre onde comprar componentes eletrônicos na internet, comparando fornecedores. Entretanto, não considere apenas o valor dos produtos, mas também a confiabilidade do distribuidor e a qualidade dos itens. Isso fará toda a diferença para a satisfação do cliente.

Uma alternativa para quem deseja mais agilidade na entrega é contar com soluções logísticas mais eficientes, como o olist pax. A solução reúne todos os serviços logísticos que o seu negócio precisa para ser mais competitivo em um só lugar.

3) Selecione os melhores fornecedores


Após definir qual será a estratégia comercial da loja é hora de ir às compras. Determinados produtos eletrônicos e de informática só podem ser revendidos por fornecedores autorizados. Além disso, alguns itens não podem ser comprados direto da fábrica, dependendo da negociação com distribuidores.

O ideal é sempre realizar cotações de preços e avaliar se os valores são compatíveis com um preço final de venda competitivo, que assegure a rentabilidade da loja virtual.

Sobre esse assunto, te convidamos a assistir ao webinar gratuito Como ampliar a rentabilidade e lucratividade nos marketplaces👉”. 

Outro ponto importante na relação com os fornecedores é estar a par de novos lançamentos e atualizações de produtos que chegam ao mercado. Assim os clientes sempre terão a chance de adquirir os produtos mais recentes disponíveis.

4) Escolha os melhores canais de venda


Em geral, os itens de informática e eletrônicos têm um ticket médio mais elevado. Isso faz com que os consumidores sejam altamente criteriosos quanto à segurança dos dados e disponibilidade de meios de pagamento.

Para aproveitar todo o potencial dos produtos mais vendidos na internet, é necessário aceitar diferentes formas de pagamento, como:

  • Boleto bancário

  • Cartões de crédito e débito

  • Intermediadores financeiros


Também é interessante oferecer opções de parcelamento dos valores.

Uma solução simples e prática para esse problema é utilizar canais de venda como os marketplaces. Além da credibilidade de grandes redes varejistas como o marketplace da Americanas e Casas Bahia, esses sites oferecem diversos meios de recebimento, sem exigir qualquer conhecimento técnico dos lojistas.


5) Seja eficiente na venda


Após realizar toda a preparação pré-venda, é importante oferecer um atendimento de qualidade para gerenciar os pedidos recebidos. 

Isso inclui desde a escolha de uma embalagem que proteja os itens até um serviço de atendimento ao cliente (SAC) qualificado.

O lojista precisa estar preparado para gerenciar casos como trocas, devoluções ou avarias, contando com uma logística reversa ágil e eficiente.

Também vale a pena conquistar avaliações positivas dos clientes, pois a boa reputação gera um incentivo extra para que o consumidor decida onde comprar componentes eletrônicos na internet.

👉 Saiba mais: Confira neste e-book dicas imperdíveis de atendimento ao cliente!

Comece a colocar sua loja no “mapa”!


Para se destacar na venda ou na distribuição de eletrônicos e itens de informática é necessário atuar de forma estratégica. Seguindo as dicas acima e escolhendo os canais de venda mais adequados, os resultados podem ser altamente positivos, colocando sua marca entre as principais lojas de eletrônicos na internet. 

Nessa hora, faz toda a diferença utilizar soluções que descompliquem ainda mais o processo de venda. Esse é o caso do olist, um ecossistema completo para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação no e-commerce. Conheça o olist.

Descubra aqui quais são os produtos mais buscados na internet em 7 categorias diferentes!

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    E-book: Distribuição digital - Como atrair mais clientes para sua loja virtual
    próximo post
    9 métricas e KPIs essenciais para quem vende em marketplaces
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.