Como embalar produtos eletrônicos e prepará-los para o envio


Como embalar produtos eletrônicos e prepará-los para o envio
5 (100%) 6 votos

como embalar produtos eletrônicos

Um dos pontos fundamentais para o sucesso de um e-commerce é a eficiência logística. Ela é a melhor maneira de gerar uma experiência positiva para o cliente, e exige ações simples para ser bem-sucedida. Uma dessas etapas é a preparação dos pacotes para o envio. Saber como embalar produtos adequadamente garante que o item será entregue sem avarias e em perfeita segurança para o consumidor.

Esse aspecto se torna ainda mais importante no comércio de eletrônicos. Conforme a pesquisa Webshoppers, produzida pela E-bit, essa categoria foi a terceira maior fonte de faturamento para o setor em 2015, sendo superada apenas pelos eletrodomésticos e aparelhos de telefonia. Como esses itens são frágeis, é fundamental fazer o envio corretamente para evitar prejuízos. Pesando nisso, o Olist apresenta algumas dicas para fazer o transporte de produtos eletrônicos com mais segurança!

Preserve a embalagem original

O transporte de produtos eletrônicos é feito de forma mais segura se o produto for mantido na caixa original. Ela já foi preparada pelo fabricante baseada nas dimensões ideais do item, de modo a garantir sua preservação.

Por isso, em vez de tentar tirar o equipamento da embalagem, o melhor é pensar em maneiras de reforçar e proteger o pacote original. Isso reduz drasticamente o risco de quebras ou danos ao produto que foi vendido.

Utilize recursos extras para proteger o produto

Alguns recursos simples e acessíveis podem ser utilizados pelo lojista para reforçar a embalagem do produto antes do envio. A opção mais popular é o plástico-bolha, que garante uma proteção contra impactos. Outro recurso possível são os loosefill peanuts, que se consistem em pequenos pedaços de isopor que ocupam os espaços vazios da caixa.

Também vale utilizar um papel ou plástico para cobrir todo o pacote e reduzir a exposição à água e poeira. Esses materiais podem ser combinados dentro de uma mesma caixa para garantir a proteção máxima do produto enviado. Confira um exemplo de pacote bem preparado nas imagens abaixo (clique para ampliar):

Sinalize corretamente as caixas

No caso da terceirização do transporte, utilizando serviços como os Correios, é fundamental sinalizar corretamente as caixas. Símbolos que indiquem a fragilidade do item, a forma correta de manuseio e armazenamento e o lado em que a caixa deve ser mantida são formas de assegurar que o transporte não irá prejudicar a integridade e estabilidade dos itens.

A sinalização, inclusive, é importante para o próprio cliente saber como manusear a embalagem antes de abrir o produto, de modo a evitar acidentes.

contrate o olist agora mesmo

Selecione o meio de transporte mais adequado

Além de preparar a embalagem adequadamente, é preciso garantir que ela será transportada com qualidade. Para isso é preciso escolher o meio de transporte ideal. Os produtos eletrônicos devem ser conduzidos em veículos fechados, de preferência com pouca trepidação, para evitar avarias. As dimensões do produto também devem ser levadas em conta, já que não é seguro transportar um aparelho de televisão em uma moto, por exemplo.

Também vale verificar que tipo de produto é aceito em cada modalidade de transporte. Alguns produtos com bateria, como os skates elétricos, não podem ser enviados pelos Correios ou por aviões. Outros itens estão sujeitos a restrições similares para o frete.

Organize adequadamente os produtos para o envio

A organização das embalagens antes e durante o envio também deve ser respeitada. Os produtos devem ser empilhados de modo seguro e as caixas precisam ser acomodadas de maneira firme. O ideal é buscar um ponto de equilíbrio que evite a superlotação do meio de transporte ou sua ociosidade, para garantir a otimização dos custos com frete.

Conclusão

Garantir a segurança no transporte dos produtos exige cuidado simples e práticos, que fazem toda a diferença na relação com o consumidor. É possível evitar prejuízos e ao mesmo tempo garantir uma reputação positiva, que pode ser decisiva para a retenção de clientes.

Quer mais dicas para uma logística perfeita? Então baixe gratuitamente o e-book “Guia simplificado de gestão de estoque para e-commerce” e comece já a aprender!



+ Nenhum comentário

Adicione o seu