Como escolher uma ferramenta para venda em marketplaces?


Como escolher uma ferramenta para venda em marketplaces?
5 (100%) 6 votos

 Como escolher uma ferramenta para venda em marketplaces?

Que cuidados precisam ser tomados na escolha de uma ferramenta para venda em marketplace?

Com a popularização do conceito de marketplace, não param de surgir serviços e plataformas que prometem simplificar o acesso da sua loja as grandes varejistas.

Embora a concorrência seja positiva – já que você pode contar com diversas alternativas de serviços – ela também gera um desafio: como selecionar e escolher a melhor opção para seu negócio?

As plataformas e ferramentas disponíveis atualmente funcionam em diferentes modelos de pagamento, tecnologia, atendimento e entrega de valor.

Sendo assim é necessário realizar uma análise criteriosa antes de tomar uma decisão.

É justamente isso que vamos explicar neste post. Veja a seguir os itens que merecem atenção redobrada caso você queira vender nos principais marketplaces brasileiros. 

contrate o olist agora mesmo

Tradição do serviço: quais são as referências da empresa que você está contratando?

Por se tratar de um mercado relativamente novo no Brasil, o ecossistema de serviços relacionados aos marketplaces ainda está em formação.

Assim, boa parte das empresas que atua nesse setor foi formada há pouco tempo.

É importante buscar referências sobre o serviço tanto com os usuários como investigando o passado da empresa. Para isso vale levantar alguns pontos:

  • Há quanto tempo a plataforma está em operação? Um serviço recém-criado tende a apresentar mais instabilidades e limitações do que um sistema já consolidado no mercado.
  • Quem são seus sócios ou acionistas? Eles já possuem experiência em e-commerce ou estão entrando agora neste mercado? Estão vinculados a algum marketplace?
  • Quem são e qual a quantidade de clientes que utilizam o serviço? É interessante conversar com outros lojistas e buscar depoimentos reais sobre o sistema em questão. 

Estabilidade da plataforma: serviço sempre em pleno funcionamento? 

Ao gerenciar uma operação de venda em vários marketplaces, você ficará dependente de vários serviços distintos. As APIs de cada marketplace, o sistema de cálculo de frete dos Correios, a plataforma na qual você controla preços e estoques, entre outros.

Todo esse sistema precisa funcionar como uma orquestra. O ideal é que nenhum deles pare de funcionar, mas caso isso ocorra, nenhum dado pode ser perdido. Imagine, por exemplo, que uma falha na ferramenta que você contratou impediu a atualização de preço nos marketplaces. Isso pode causar um grande prejuízo ao seu negócio.

Busque informações sobre a estabilidade do serviço que você deseja contratar e verifique se ele tem uma política transparente quanto ao reporte de falhas e interrupções programadas. venda_mais_com_olist

Abrangência do serviço: a plataforma é realmente completa? 

Cada loja possui particularidades e objetivos diferentes, portanto não existe uma solução padrão e universal para quem deseja vender nos marketplaces. Por essa razão, quanto mais completo for o serviço, melhor.

Avalie se a plataforma do seu interesse garante acesso a todos os grandes marketplaces do Brasil. Em paralelo, veja as possibilidades de uso com serviços complementares, como Correios, transportadoras, ERPs e ferramentas de gestão financeira e emissão de notas fiscais.

E caso você possua apenas uma loja física, sem e-commerce, certifique-se que a ferramenta em questão atende a sua demanda. 

Curva de aprendizagem: quanto tempo vai levar primeira venda? 

Existem plataformas para venda em marketplace que são extremamente técnicas. Por essa razão, nem sempre sua implantação é fácil. Você terá que aprender sobre o funcionamento da plataforma e, em alguns casos, realizar ajustes técnicos para que o fluxo de dados ocorra de forma bem-sucedida.

Antes de contratar uma ferramenta em específico, peça para testar a plataforma e verifique se ela é intuitiva e fácil de operar. Em alguns casos o sistema pode ser tão complexo que simplesmente não valerá a pena investir tempo e dinheiro para entender como ele funciona. 

Conclusão: que tal utilizar o Olist? 

Se você deseja vender em marketplaces e a plataforma em questão esbarrou em algum dos obstáculos citados no texto, repense a sua decisão.

Existem alternativas completas e descomplicadas, como o Olist, que é uma comunidade de lojistas. Nosso objetivo principal é democratizar o acesso aos grandes marketplaces para qualquer lojista, de forma acessível e descomplicada. Para isso, compartilhamos nossa experiência de mais de uma década em vendas online e em marketplaces.

Isso fica evidente nas vantagens oferecidas pelo Olist:

  • Que outra plataforma assegura o acesso aos principais marketplaces do país com uma única negociação e um custo baixíssimo?
  • Em que outro serviço você teria a oportunidade de vender em uma loja oficial do Mercado Livre, com muito mais visibilidade e credibilidade?
  • Qual serviço disponibiliza sem custos um contrato com os Correios para você fazer os envios a um preço mais baixo que a média de mercado, sem se preocupar com tecnologia ou negociações comerciais?

E tudo isso é oferecido por meio de um sistema estável e altamente intuitivo, com um custo acessível e sem nenhuma regra de fidelização. Mais de mil lojistas (incluindo lojas físicas, sem e-commerce) vendem ativamente pelo Olist e confirmam essas vantagens.

Utilizando nossa plataforma todas as suas vendas serão feitas pela loja Olist, que é referência em qualidade e credibilidade perante os consumidores. Ainda que o nome da sua loja não apareça diretamente no ato da compra, seu esforço e comprometimento é valorizado com o fortalecimento da comunidade.

E de quebra você também pode favorecer a sua própria marca utilizando uma embalagem customizada ou enviando uma mensagem de agradecimento junto com cada embalagem.

Na comparação com as demais plataformas o Olist é imbatível. Faça as contas, conheça nosso serviço e entenda porque nós somos a solução mais completa para a sua loja! 


Quer saber mais sobre o Olist? Então confira esse post que mostra outras vantagens do serviço frente aos integradores!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu