Como expandir para o ambiente online por meio dos marketplaces?


Como expandir para o ambiente online por meio dos marketplaces?
5 (100%) 4 votos

Como-expandir-para-o-ambiente-online-através-dos-marketplaces?O comércio realizado pela internet da maioria dos itens que poderíamos achar em lojas físicas já não é mais um assunto de filmes do futuro. É cada vez maior o número de pessoas que compram em seus sites de preferência e gostam desse comodismo.

Em função disso, muitos afirmam que, se um negócio não existe na internet hoje em dia, ele não existe em lugar nenhum. Pensando nisso, nosso post fala de uma ótima opção para quem tem um negócio, mas ainda não migrou para o ambiente online: o marketplace.

Conhece esta plataforma que promete dar todo o suporte para o iniciante no e-commerce? É sobre este assunto que discorreremos hoje. Acompanhe-nos!

Como funciona o marketplace

Definindo de forma simplificada, trata-se de um site em que vários vendedores ofertam seus produtos. Dando um exemplo prático, imagine um shopping center dividido por nichos, como moda, alimentação, lazer, esportes e vários lojistas com pontos comerciais instalados no espaço: esta é a ideia básica de marketplace.

Nesses sites, você pode anunciar mediante formas de cobrança por parte do marketplace, que podem variar, como o pagamento por clique, por planos fixos mensais ou anuais. Atualmente, grande parte dos sites disponibiliza as opções de pagamento pelo próprio serviço, dispensando a necessidade de direcionar o potencial comprador ao site do vendedor. Mas poucos ainda trabalham dessa forma.

contrate o olist agora mesmo

Um ótimo meio de entrada para seu negócio na web

Muitas vezes, iniciar um e-commerce demanda custos com profissionais especializados no assunto, com a aquisição, a manutenção de um domínio e encargos bancários. Além da demora na ativação do negócio, devido a uma longa fase de preparação técnica e burocrática do site.

Outra questão a ser apontada é a dificuldade na divulgação do empreendimento quando não se tem a devida experiência e os devidos conhecimentos técnicos que o assunto prescinde. Como o marketplace já possui um plano de mídia pronto e o investimento nesse tipo de divulgação é mais baixo, um empreendedor iniciante no ambiente web se sente mais à vontade ao deixar a divulgação e as negociações a cargo de uma plataforma administrada por quem já possui um know how no assunto. Além do mais, os anúncios são publicados e as mercadorias são negociadas mais rapidamente do que se fosse feita a opção por um endereço próprio.

Uma oportunidade de aprendizado

Apesar das recomendações, ter um site de e-commerce é algo que não deve ser descartado. Mas iniciar a disponibilização de produtos ou de serviços por uma plataforma de marketplace oferece o aprendizado na prática sobre como redigir anúncios de maneira eficaz, sobre o tipo de descrição de suas mercadorias que traz mais resultados, sobre as fotos que proporcionam um bom retorno, sobre quando atualizar os anúncios, a gestão de custos e o relacionamento com os clientes.

Além de outros aspectos que dão experiência para que a iniciação em um projeto ousado seja feita de forma assertiva. Você pode até pensar que o marketplace é um ambiente bastante competitivo e que se destacar em meio à tantas opções não é uma tarefa tão fácil. Mas é certo que apostar nesta opção é uma maneira mais barata, menos arriscada e educativa de se obter a expertise necessária para adentrar ao mundo do comércio eletrônico.

Para iniciar sua experiência no marketplace com o pé direito

  • Procure uma plataforma que ofereça o suporte para recebimentos e o devido apoio logístico;
  • Invista em boas fotos. Elas são o principal meio de ligação entre seus produtos e os consumidores;
  • Utilize uma linguagem didática na descrição e nos anúncios. Quanto mais claramente o usuário compreender sua mensagem, mais provável que ele se interesse pelo seu produto;
  • Ofereça vantagens para quem compra mais, como frete grátis e descontos na aquisição de um segundo produto. Isso faz com que seus anúncios se sobressaiam aos demais, pois para muitos usuários, a economia é o principal diferencial;
  • Seja ágil ao responder os comentários. Faça com que sua marca transmita credibilidade por meio de um bom atendimento;
  • Divulgue ofertas nas redes sociais, pois são formas de atrair mais tráfego para os seus anúncios;
  • Tenha um contato próximo com a plataforma de marketplace. Como o interesse sobre os resultados também é deles, melhore os filtros de busca para SEO para evidenciar a sua marca;
  • Uma boa pedida é optar por plataformas que possuam a alternativa dos aplicativos para celular. Atualmente, boa parte dos usuários navega e realiza compras dessa forma.

Ainda tem dúvidas ou algo a acrescentar a respeito de qual é o melhor meio para iniciar suas vendas na internet de forma bem-sucedida? Aproveite os comentários e compartilhe com a gente!



+ Nenhum comentário

Adicione o seu